+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Login

    Ola galera, meu mome e Denilson. Boa noite. Sou um iniciante na linguagem Linux. E acho que cometi um erro de " iniciante ". Se puderem ajudar-me, ficaria muito grato. O problema e o seguinte: apos apagar uma subpasta vazia chamada usuario eu nao tenho mais acesso aos programas. O computador nao me deixa mais fazer login. Aparece a seguinte declaracao antes de entrar no modo de login: could not startupconfi., check your installation[/COLOR]. E fica assim, sou impedido de entrar na tela grafica. Desde ja agradeco.
    Um abraco.

  2. #2

    Padrão

    Que distribuição? apagou a pasta como root? poste mais detalhes...

  3. #3

    Padrão Login

    Ola Antoni, desde ja agradeco a sua atencao e qualquer ajuda sera muito bem recebida. Obrigado. Nao sei o que vem a ser distribuicao. Nao tenho certeza se eu estava logrado como root, mas acho que nao. A situacao e o seguinte: antes de desligar o computador eu apaguei uma subpasta vazia chamada usuario que estava em home. E m seguida desliguei o computador. Pouco tempo depois quando liguei-o de novo, surgiu a seguinte menssagem: could not startupconfi., please check your installation. E desde entao, nao consigo mais ir para a tela grafica. Fui entao para o console e quando tentei fazer o ligin la o sistema disse-me: pasta ou diretorio nao encontrado, fazendo login em home. Permanecendo sempre no console. Em seguida, fiz um startx, de novo aparaceu a mensagem: could not.......Tentei criar a pasta usuario de novo, mas o sistema nao permiti.
    Obrigado mais uma vez.
    Um abraco

  4. #4

    Padrão

    Provavelmente a pasta não estava vazia. Dentro dela deviam existir os arquivos de configuracao do seu sistema. Teria que saber que distribuição vc está usando p/ poder ajudar!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DenilsonROtomar Ver Post
    Não sei o que vem a ser distribuição.
    Distribuição é um "tipo" de linux.
    A seguir vai uma página com algumas distribuições.

    https://under-linux.org/wiki/index.p...ecendo-distros

    A situação e o seguinte: antes de desligar o computador eu apaguei uma subpasta vazia chamada usuario que estava em home. E m seguida desliguei o computador. Pouco tempo depois quando liguei-o de novo, surgiu a seguinte menssagem: could not startupconfi., please check your installation.
    O diretório home contém subdiretórios com o nome dos usuários do sistema.
    Você disse que apagou o diretório "usuario" e depois disso começaram os problemas, então percebe-se que você estava logado com a conta "usuario".

    Você comentou também que a pasta estava vazia.
    Arquivos ou diretórios iniciados por um "." (ponto) são classificados como ocultos e por padrão não são exibidos com um simples "ls" ou no kde/gnome.
    Vários programas armazenam suas configurações em diretórios ocultos na pasta home do usuário em uso.

    Por exemplo:
    /home/usuario/.kde
    /home/usuario/.xmms
    /home/usuario/.xchat2
    /home/usuario/.fluxbox

    Na próxima vez que você ligou o computador os erros começaram a aparecer por que o sistema não localizou o diretório home da conta com que você estava tentando se logar.

    Logue-se como root, entre em /home e crie um diretório com o nome “usuario” e depois mude as permissões do diretório para que o usuario “usuario” tenha permissão de escrita nesse diretório.

    Abaixo vai um exemplo.

    # su
    <senha>
    # cd /home
    # mkdir usuario
    # chown usuario.users usuario/

    Depois de fazer isso tente se logar novamente como usuario.

    Tentei criar a pasta usuario de novo, mas o sistema nao permiti.
    Para criar/editar/excluir usuários do sistema é necessário estar logado como root.


    Espero ter ajudado.
    Última edição por Skorpyon; 07-05-2007 às 21:31.

  6. #6

    Padrão Login

    Ola Antoni. Antes de mais nada gostaria de expressar-vos o meu agradecimento por estar me ajudando a desfazer uma besteira que fiz, muito obrigado. Sobre a distribuicao, eu nao consegui encontrá-la no meu notebook. Nao achei nada a respeito se e Ubuntu, Fedora, etc, eu nao sei. Como faco para saber, ha algun comando? E sobre as suas dicas vou tentar e assim que eu o fizer eu falar-vos-ei.
    Um abraco
    Denilson

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DenilsonROtomar Ver Post
    Como faco para saber, ha algun comando?
    Para informações sobre o sistema use o comando

    uname -a

  8. #8

    Padrão Login

    Olá Antoni. Eu acho que a situacao piorou um pouco. Agora quando entro no computador ao final do carregamento ele fica mais de 2 minutos mostrando isso:

    ata1: EH complete
    ata1.00: ............(media error)

    Depois disso vou para o console para fazer o login como voçê havia me falado. No console é apresentada a seguinte configuracao:

    Linux-7nyd login:
    senha:

    Quando insiro " root " no Login e depois a senha, que está correta, aparece a seguinte afirmaçao:
    Último Login: fala o dia a hora etc
    Have a lot of fun
    Login: sem shell. arquivo ou diretorio nao encontrado
    Nao sei o que faço. A propósito, eu consegui criar a pasta usuário, porém nao em home, mas sim, em outro pasta. Como nao resolveu eu a removi.
    Espero que possas continuar ajudando-me.
    Um abraço.
    Denilson

  9. #9

    Padrão

    Olá.
    Antes de mais nada, já agradeço a vossa ajuda. Que Deus te pague. Eu usei o seguinte comando

    lsb_release

    todavia, nao vi nada a respeito da distribuiçao. Vou usar o comando que me passou e ver o que acontece.
    Um abraço.
    Denilson

  10. #10

    Padrão Pioro infinitamente

    Olá Antoni. A situacao piorou enormemente. Agora quando ligo o computador ele nao carrega mais ele fica o tempo todo mostrando isso:

    ata1: EH complete
    ata1.00: ............(media error)

    Um dia esperei mais de meia hora e nao saiu disso. Quando se chega e este ponto o que se deve fazer.
    Muito obrigado. Denilson

  11. #11

    Padrão

    Pq vc ñ reinstala tudo do zero? Se tem algo importante, da o boot c/ kurumin ou ubuntu e transfere p/ outra maquina pela rede e pronto.

  12. #12

    Padrão Login

    Eu sabia que a situaçäo era complicada. Como faço, entäo, para instalar tudo a partir do zero, sendo que eu näo tenho o cd de instalaçäo? A propósito, näo tenho nada de importante no computador, pois foi comprado há um mês e, por isso, näo tive tempo ainda de fazer as coisas e, além disso, houve esse problema.
    Obrigado pela enorme ajuda e atençäo incomparáveis.
    Um abraço. Fique com Deus.

    Denilson

  13. #13

    Padrão

    Baixa em alguma outra máquina e grava um cd. Vai em Superdownloads | Linux Downloads e escolhe a distro de sua preferencia.

  14. #14

    Padrão

    Amigo,

    Dá uma consultada no Guia Foca:

    Foca GNU/Linux: Página oficial

    Se aprofunda mais um pouquinho no Linux, pois fica difícil não conhecendo os termos como distribuições e etc. Ele é em português e está numa linguagem do básico ao avançado.
    Última edição por slackmaster; 14-05-2007 às 01:03.