+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Perda de pacotes navegação lenta no AP2500

    Tenho instalado no meu provedor 3 AP2500, que atualmente possui as seguintes cargas Rádio =1 15 clientes; Rádio2 = 49 clientes e Rádio3 = 63 clientes. Uso antenas setoriais TSM de 120 / 9 dBi e meus clientes estão em um raio de até dois km. Os cartões são Orinoco Gold. Meus clientes usam placas PCI Realtek 8561L, Alphalink USB e Linksys USB11. Com o firmware atualizado de 1.04 para 2.01 a conexão está lenta havendo excessiva perda de pacotes. Configurei os cartões para que ele gerenciasse os canais em modo scan, deixando o harware responsável pela escolha da frequencia com menos poluição/ruído. Se necessário post os script de configuracao do firewall. Arquivo rc.local sao aquivo de configuracao do IPTABLES, e o arquivo squid.conf e o arquivo do proxy. O proxy que usamos aqui é o Proxy transparente.
    Topologia de rede.
    1 Circuito HDLC 2048 de link
    1 Roteador Cisco 2501 IOS Ver 12.3 T
    1 Switch 3Com 10/100 Ligado nas interface Eth das APs.
    1 Servidor Dell 430SC com Fedora Core 6.0 Instalado e configurado como Firewall.
    Alguém pode me dar uma dica de forma a melhorar minha conexão.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jgSpeed Ver Post
    Tenho instalado no meu provedor 3 AP2500, que atualmente possui as seguintes cargas Rádio =1 15 clientes; Rádio2 = 49 clientes e Rádio3 = 63 clientes. Uso antenas setoriais TSM de 120 / 9 dBi e meus clientes estão em um raio de até dois km. Os cartões são Orinoco Gold. Meus clientes usam placas PCI Realtek 8561L, Alphalink USB e Linksys USB11. Com o firmware atualizado de 1.04 para 2.01 a conexão está lenta havendo excessiva perda de pacotes. Configurei os cartões para que ele gerenciasse os canais em modo scan, deixando o harware responsável pela escolha da frequencia com menos poluição/ruído. Se necessário post os script de configuracao do firewall. Arquivo rc.local sao aquivo de configuracao do IPTABLES, e o arquivo squid.conf e o arquivo do proxy. O proxy que usamos aqui é o Proxy transparente.
    Topologia de rede.
    1 Circuito HDLC 2048 de link
    1 Roteador Cisco 2501 IOS Ver 12.3 T
    1 Switch 3Com 10/100 Ligado nas interface Eth das APs.
    1 Servidor Dell 430SC com Fedora Core 6.0 Instalado e configurado como Firewall.
    Alguém pode me dar uma dica de forma a melhorar minha conexão.
    o AP-2500 é mais para ser usado com AAA e limitador interno dele..

    já que vc tem servidor separado, aconselho colocar firmware de AP-2000 versao 2.4.11.

    Abraços
    Lee

  3. #3

    Padrão

    Troque o firm para o que o lee falou, e faça testes caso não fiquei bom, da uma olhada nas conexões dos cabos tanto nas torres como nos clientes, e outra coisa veja se as placas de rede do server está suportando o trafego, ja tive problemas semelhante ao seu mais foi problema na criação de sub redes em uma interface

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LEE337 Ver Post
    o AP-2500 é mais para ser usado com AAA e limitador interno dele..

    já que vc tem servidor separado, aconselho colocar firmware de AP-2000 versao 2.4.11.

    Abraços
    Lee
    Lee, o ap2500 roda sem problemas com o firmware do ap2000? é o mesmo hardware? pergunto pq nunca vi um ap2500, e esse é homologado pela anatel (o ap2500)..

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Lee, o ap2500 roda sem problemas com o firmware do ap2000? é o mesmo hardware? pergunto pq nunca vi um ap2500, e esse é homologado pela anatel (o ap2500)..
    sim roda sem problema.

    a unica diferença entre AP-2500 e AP-2000 é q AP-2500 tem mais memoria flash e memoria ram.

    sobre homologaçao nao sei, teria q buscar no site de anatel

    Lee

  6. #6

    Padrão

    o ap nao presisa ser homologado e sim os cartoes que vc usa nele.

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    o ap nao presisa ser homologado e sim os cartoes que vc usa nele.
    Eu sei disso... O problema é pegar um fiscal enjoado e explicar isso pra ele...

  8. #8

    Padrão

    tenho alguns radios proxim ap2000 e eles não são homologados quem são homologados são os PC24E-11-FC/R da Agere Systems ou seja o cartão orinoco que tem homlogação sim, como ele é a interfacer WIRELESS do sistema e ele que deve ser homologado é o mesmo caso de um um radio mikrotik ou star-os, as placas ou cartões tem que ser homologados, o ap2000 nada mais é que uma maquina.

    Recomendação dos fiscais da Anatel, deixe dentro da caixa hemertica o papel com o certificado de homologação ( Certificado de Homologação - Requerimento nº 0434/02 ) dentro de um saco plastico juntos com o certificado do cabo que você vai ta usando, antenas e tudo mais, lembrando do acompanhamento de nota fiscal para ver se realmente bate, nem todo fiscal é gente boa teve um que veio aqui até me ajudar a procurar os certificados ele ajudou.

  9. #9

    Padrão

    alo, e se no caso o ap ta la encima da torre, ele nao vai subir pra ver, serve vc mostrar so os certificados sem ele olhar.

  10. #10

    Padrão

    rapaz, você mostra mais aqui ja teve até mulher e foi la em cima mesmo, o pessoal não é mole.

  11. #11

    Padrão Qual o capacidade de usuários no AP

    Agradeço as dicas mas resta uma dúvida: se eu colocar o firmware de AP-2000 versao 2.4.11quantos usuários poderei cadastrar e quantos vão navegar sucessivamente?

  12. #12

    Padrão

    Com o AP2000 como faço para os úsuários não se comunicarem entre si ( evitando tráfego interno de pacotes na rede ) ?

  13. #13
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jgSpeed Ver Post
    Com o AP2000 como faço para os úsuários não se comunicarem entre si ( evitando tráfego interno de pacotes na rede ) ?
    Vai em Configure, Intra bss e coloca Block. Fique atento ao fato de que, se o gateway da sua rede estiver como cliente na interface wireless do Ap2000, vc tambérm será bloqueado. Se o gateway estiver via cabo no ap2000, pode usar essa opção tranquilamente.

    É bom vc bloquear também em Configure, Filtering, TCP/UDP Ports, as portas 137, 138 e 139 e a 445...

  14. #14
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jgSpeed Ver Post
    Agradeço as dicas mas resta uma dúvida: se eu colocar o firmware de AP-2000 versao 2.4.11quantos usuários poderei cadastrar e quantos vão navegar sucessivamente?
    Olha, eu consegui atender com qualidade até uns 35 clientes por cartão num ap2000, depois tive que trocar por mikrotik, pois ele não deu mais conta. Tinha clientes com 256 e 128k liberados...

  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    o ap nao presisa ser homologado e sim os cartoes que vc usa nele.
    Olha, o nosso amigo Antoni aqui do fórum, me falou uma vez que eles fizeram ele subir na torre e descer os equipamentos...

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LEE337 Ver Post
    o AP-2500 é mais para ser usado com AAA e limitador interno dele..

    já que vc tem servidor separado, aconselho colocar firmware de AP-2000 versao 2.4.11.

    Abraços
    Lee
    Apliquei a versão 2.4.11 como AP2000 e o rádio trava mesmo com 5 ou 35 clientes logados. Tenho que alterar algum script?

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jgSpeed Ver Post
    Apliquei a versão 2.4.11 como AP2000 e o rádio trava mesmo com 5 ou 35 clientes logados. Tenho que alterar algum script?
    ah, esqueci um pequeno detalhe importante.. apos actualizar o firmware dar reset default.

    Lee

  18. #18

    Exclamation Upgrade para Mikrotik?

    Tenho que fazer um upgrade no meu provedor retirando três AP2500, que estão na minha torre a 30 m, e substituindo por outro equipamento no qual eu consiga um maior número de clientes sucessivos e com boa qualidade/velocidade de transmissão, já que nos Proxim estou com os pings muito alto e com perda de pacote o que acarreta lentidão. No forum encontramos várias idéias voltadas para Routerboard ou Wrap. O que acham de substituir meus equipamentos atuais por Kits Mikrotik RB532A-2 cartões R52 ( www. mikrotikbrasil.com.br ), quantos clientes simultâneos consigo por cada rádio? Por favor me deêm uma dica ?