+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tiagostos
    Visitante

    Padrão Backup com bacula

    Alguém aqui na lista já trabalhou com o software de backup bacula?

    O meu problema é que depois de instalar o linux no servidor de arquivos que temos na empresa e configura-lo para tal tarefa, o proximo passo foi buscar um programa para fazer backup na unidade de fita do servidor. Inicialmente comecei com o amanda, mas resolvi utilizar o bacula que parecia ser uma opção melhor. Tive muito trabalho para entender a configuração e configura-lo, mas depois que consegui configura-lo comecei a ter problemas com a forma com que quero fazer backup.

    O que pretendo é realizar um backup completo na segunda, e de segunda a domingo realizar backups incrementais ou diferenciais. Os backups completos seriam em uma fita e os demais backups em uma segunda fita sempre acrescentando o backup a fita sem sobrescrever os backups anteriores da mesma semana, ou seja, teria somente 2 fitas no ciclo de backup da semana. Acredito que eu não esteja conseguindo fazer isso por não entender como o bacula faz o controle dos volumes (as fitas utilizadas).

    Gostaria de saber em primeiro lugar se é possível fazer isso no bacula, e depois, se essa é uma boa pratica de backup. Caso não conheçam o bacula, gostaria pelo menos de saber se essa é uma boa pratica de backup, e se não é, o que vocês me indicam.

    Desde já agradeço.

  2. #2

    Padrão

    Cara, aqui eu uso o dar para fazer backup (vide https://under-linux.org/wiki/index.p...Adm/Backup-dar )

    A sua política de backup vai de acordo com a sua necessidade. Aqui em meu servidor de arquivos não temos acesso no final de semana, então pq eu vou fazer backup novamente. Se for um server web até recomendo mas eu faria o backup completo na madrugada de domingo para segunda e os incrementais nos demais dias (sempre de madrugada).

  3. #3
    tiagostos
    Visitante

    Padrão Valeu

    Citação Postado originalmente por WhiteTiger Ver Post
    Cara, aqui eu uso o dar para fazer backup (vide https://under-linux.org/wiki/index.p...Adm/Backup-dar )

    A sua política de backup vai de acordo com a sua necessidade. Aqui em meu servidor de arquivos não temos acesso no final de semana, então pq eu vou fazer backup novamente. Se for um server web até recomendo mas eu faria o backup completo na madrugada de domingo para segunda e os incrementais nos demais dias (sempre de madrugada).
    Dei uma olhada no seu arquivo, mas não é exatamente isso que eu quero. De qualquer forma, muito obrigado.

    Continuou procurando uma solução...

  4. #4

    Padrão

    Grande, eu não conhecia o bacula. Fui verificar e gostei. Vou experimentar.

    Quanto a minha solução, um backup feito com dar e enviado via ssh para outro server já resolveria seu problema. Dae vc me perguntaria. E o gerenciamento gráfico? Simples. O dar tem o kdar que faz a interface gráfica. Muito legal, embora para fazer o backup eu prefiro automatizar com o script e uso o kdar apenas para restore.

    Vc disse que o sistema já está instalado e configurado (mesmo com uma certa dificuldade. normal) e que não está conseguindo programar ele para fazer o backup da maneira que vc quer. O problema é só com como fazer backup completo e os incrementais?

  5. #5
    tiagostos
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por WhiteTiger Ver Post
    Grande, eu não conhecia o bacula. Fui verificar e gostei. Vou experimentar.

    Quanto a minha solução, um backup feito com dar e enviado via ssh para outro server já resolveria seu problema. Dae vc me perguntaria. E o gerenciamento gráfico? Simples. O dar tem o kdar que faz a interface gráfica. Muito legal, embora para fazer o backup eu prefiro automatizar com o script e uso o kdar apenas para restore.

    Vc disse que o sistema já está instalado e configurado (mesmo com uma certa dificuldade. normal) e que não está conseguindo programar ele para fazer o backup da maneira que vc quer. O problema é só com como fazer backup completo e os incrementais?
    Consigo fazer backups sim, mas não consigo controloar os volumes. Na verdade eu não consigo entender como o bacula controla os volumes.

    Mas se eu fosse fazer um backup completo por dia, utilizando uma fita para cada dia, iria ficar tudo ok. Da forma como quero fazer, utilizando 2 fitas por semana um backup completo no começo da semana na fita 1 e incrementais nos demais dias da semana utilizando a fita 2, não estou conseguindo fazer.

    O problema que dá é que a cada dia pede uma fita diferente que eu cadastrei no sistema, e quando são utilizadas todas as fitas ele não reconhece que é para se utilizar as mesmas fitas automaticamente. Nos testes eu tive que executar um comando para liberar a fita para que pudesse fazer backup novamente, mas isso é manualmente.

    Bom, estou fazendo mais testes. Assim que descobrir algo coloco aqui.