+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Possível substituir roteador de fibra por MT

    galera negocio é o seguinte, contratei 2 megas de fibra otica da interlig, os caras vão instalar aki essa semana , um amigo q troco ideia com ele pelo msn disse q a telefonica coloca no final da fibra um adaptador q vira um cabo rj45 de rede , assim ele liga a fibra direto no mk dele , queria saber de vocês se a telemar ou a interlig tambem usa rj45 , alguem sabe se é possivel eu substituir realmente o roteador da operadora pelo mk , ou vou ter q gastar uma grana mesmo em um roteador ? esse amigo me indico um roteador Cisco 1721 q suporta até 10 megas

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    olha o meu aqui de fibra não é assim não!

    esse lance do cabo aí rj45 eu não vi, eu vi eles usando esse cabo pra ligar do conversor de fibra até o moden de 2 mbps , daeh do moden tem uma saida V35 pra tu ligar no roteador.

    use o Cisco 1721 , e , corrigindo o tráfego que ele aguenta é 8mbps, com 2 placas wic 2t , ou seja 4 saidas de 2mbps.
    esse cisco está a venda por uns R$1000,00.

    eu tenho um cisco 2516 aqui, aguenta 4megas, se quiser.
    [email protected]

    *mas existe sim umas placas que pode ser ligadas no MK pra fazer o papel do roteador,
    acho que são da cyclades.

    mas acho que não vale a pena.

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Na verdade a opção mencionada é FastEthernet. Eles levam o circuito em fibra, ligam um conversor fibra-utp(rj45) e pode-se ligar direto no servidor, que poderá ser qualquer um (Linux, MT, Win2003/XP )

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    Poder até pode, mas eu acho que tu teria mais dor de cabeça configurando um MK com suporte aos protocolos de roteamento (Se bem que geralmente é tudo RIP mesmo...) e comprar um transceiver na pior das hipóteses... eu já utilizei tanto para fibras monomodo quanto multimodo e funciona bem. Entretanto, o correto, no meu ponto de vista, é fazer como os amigos indicam, que é ou comprar um módulo de fibra para roteador ou um transceiver Fibra - WAN.


    Abraços!

  6. #6

    Padrão

    para as outras operadoras q entregam em v35 ... voce pode usar uma placa pc300 da cyclades no mikrotik.. funciona blz..

    mas roteador ta barato.. um cisco 3620 custa 2.500 reais.. aguenta uns 8mb