+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quantos metros colocar omni ??

    Ola amigos,sou iniciante na area, tenho uma torre com 55 metros tenho uma omni direcional aquario de 12 dbi com pigtail de 25cm ligada a um zinwell g-120.
    Gostaria de saber em que altura colocar a omni em minha torre. A minha torre fica em cima de um morro fora da cidade preciso mandar sinal perto e longe.

  2. #2

    Padrão

    Coloca ela na altura que ficar melhor para dar visada onde for instalar os clientes.

  3. #3

    Thumbs up

    De preferência no topo da torre, para evitar que a mesma não interfira na propagação do sinal, porém abaixo do pára-raios se for o caso. Uma torre dessa altura e ainda em cima de um morro deve ter um SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas). Quanto a omni não aconselho aquário, vários relatos de omnis com infiltração de água aqui no fórum, e dependendo de onde for esse ``longe´´ que voce quer mandar o sinal pode ser uma omni de 8dbi.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por VIASATT Ver Post
    De preferência no topo da torre, para evitar que a mesma não interfira na propagação do sinal, porém abaixo do pára-raios se for o caso. Uma torre dessa altura e ainda em cima de um morro deve ter um SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas). Quanto a omni não aconselho aquário, vários relatos de omnis com infiltração de água aqui no fórum, e dependendo de onde for esse ``longe´´ que voce quer mandar o sinal pode ser uma omni de 8dbi.

    Bem no meu caso longe seria uns 4km da torre. Se eu colocar no topo naum muda nada o sinal para os clientes que estao perto?

  5. #5

    Padrão

    amigo ja rodei omni com a torre a 1km dos clientes com uns 100m da torre em relação a cidade, deixei ela inclinada e nenhum clientes passou de 70% de força, mudei pra setorial que varios chegam em 100% de força, nessa distância use antenas setoriais 17dbi da hyperlink.

  6. #6

    Padrão

    Para 4Km pode usar a de 8dbi, quanto aos clientes mais próximos vai depender muito da sua região. Só pra vc ter um exemplo, uma omni de 8dbi (ovis 5460) em cima de uma torre de 6m em cima de uma casa de 10m, no térreo exatamente em baixo da torre com chapas de concreto e tudo, dá um link status de 73% (ovis WT-2000 ralink). Pega um note com uma antena externa e sai pra fazer uns testes nos clientes. Mas se vc tiver recursos financeiros, poderá investir em antenas tipo Painel Setorial. Mas como vc está iniciando...

  7. #7

    Padrão Olá colega

    Já tive algumas experencias com tore alta e omine, as vezes se você colocar muito alta o sinal não vai atender legal os clientes muito embaixo da mesma, por isso indico colocar setorias, se for usar omine use a de 8 dbi e não esquecendo que paineis setoriais devem ficar sempre acima de omine vc terá menos problemas com iterferencias, falow.

  8. #8

    Padrão dBi x Ângulo

    O ângulo de abertura de uma antena esta diretamente relacionado com o ganho. Portanto nesse seu caso como a altura é grande, aconselho usar omni de 8dB ( quanto menor o dB da antena maior é o ângulo de abertura e vice-versa ). Se usar omni de 12, seus clientes perto vão ter um sinal fraco. Vc pode compensar o alcance de uma omni de 8 aumentando a potência do rádio desde que a EIRP não exceda o limite permitido pela lei.

  9. #9

    Padrão

    pessoal e em uma torre com 50 mts de altura mais a 300 mts em relaçao a cidade. como devo deixar a inclinação de uma hyperlink 17 dbi 120º devo inclinar ela muito? tipo deixei ela reta, mas tava muito fraco o sinal na cidade, dai coloquei no meio e ja melhorou, mas nao sei se eu inclinar ela bem se eu nao perderei dai meu clientes mais distantes. alguem opine ai.

  10. #10

    Padrão

    de acordo com o que tao dizendo ai , entao no meu caso que tenho uma omini de 8 e uma de 15, os clientes maix prox da torre boto na de 8 e os mais longe na de 15 ? pois estou numa briga feia aqui com essas duas anteninhas puts... o que me dizem de amplificador ??

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    pessoal e em uma torre com 50 mts de altura mais a 300 mts em relaçao a cidade. como devo deixar a inclinação de uma hyperlink 17 dbi 120º devo inclinar ela muito? tipo deixei ela reta, mas tava muito fraco o sinal na cidade, dai coloquei no meio e ja melhorou, mas nao sei se eu inclinar ela bem se eu nao perderei dai meu clientes mais distantes. alguem opine ai.
    Usa essa planilha para calcular a inclinação das antenas setoriais:

    http://www.pluton.com.br/Site_Portug...inclinacao.xls

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    pessoal e em uma torre com 50 mts de altura mais a 300 mts em relaçao a cidade. como devo deixar a inclinação de uma hyperlink 17 dbi 120º devo inclinar ela muito? tipo deixei ela reta, mas tava muito fraco o sinal na cidade, dai coloquei no meio e ja melhorou, mas nao sei se eu inclinar ela bem se eu nao perderei dai meu clientes mais distantes. alguem opine ai.
    Usa essa planilha para calcular a inclinação das antenas setoriais:

    http://www.pluton.com.br/Site_Portug...inclinacao.xls