+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão mikrotik fazendo ponto - multiponto

    Pessoal é o seguinte tenho um link 2.8 ligando um mikrotik ao outro da seguinte forma....

    No mikrotik central envio sinal para a outra torre atravez de um cartão senao, no outro mikrotik tenho um cartão oniroco (wavelan) que recebe o link e envio com outro senao... tenho 70 clientes nesse senao... como a demanda aumentou muito preciso trocar esse link de 2.4 por um 5.8 para dar mais Throughput e mnos latência. Alguem já fez isso aqui configurar um cartao pra receber e outro pra enviar? e gostaria de uma indicação que tipo de antena coloco pra esse link.. tenho 5km com visada total.... tenho 2 antenas parabolas zirok... elas ja estao alinhadas no 2.4 posso utilizador o mesmo disco?

  2. #2
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maylenon Ver Post
    Pessoal é o seguinte tenho um link 2.8 ligando um mikrotik ao outro da seguinte forma....

    No mikrotik central envio sinal para a outra torre atravez de um cartão senao, no outro mikrotik tenho um cartão oniroco (wavelan) que recebe o link e envio com outro senao... tenho 70 clientes nesse senao... como a demanda aumentou muito preciso trocar esse link de 2.4 por um 5.8 para dar mais Throughput e mnos latência. Alguem já fez isso aqui configurar um cartao pra receber e outro pra enviar? e gostaria de uma indicação que tipo de antena coloco pra esse link.. tenho 5km com visada total.... tenho 2 antenas parabolas zirok... elas ja estao alinhadas no 2.4 posso utilizador o mesmo disco?
    Kra acho dificil fazer isso que vc quer, o mais próximo a isso é o Nstreme que promete dobrar a banda do link mas não tenho esperiencia com isso.
    Acho q 5.8 já da pra mandar uma banda legal pro seu pop.
    O interessante é saber quantos megas vc precisa pra esse link, distancia e recursos financeiros para que possamos pensar em uma solução para vc.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Kra acho dificil fazer isso que vc quer, o mais próximo a isso é o Nstreme que promete dobrar a banda do link mas não tenho esperiencia com isso.
    Acho q 5.8 já da pra mandar uma banda legal pro seu pop.
    O interessante é saber quantos megas vc precisa pra esse link, distancia e recursos financeiros para que possamos pensar em uma solução para vc.
    eu preciso de 2 megas nesse ponto.... chega ate isso mais ai a latencia fica alta...... tava querendo pegar uma antena mais facil de alinhar 5.8!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maylenon Ver Post
    eu preciso de 2 megas nesse ponto.... chega ate isso mais ai a latencia fica alta...... tava querendo pegar uma antena mais facil de alinhar 5.8!
    tem umas antenas de 17dbi hyperlink que sao homologadas e sao de uns 30 graus
    sao faceis de alinhar, mas isso tudo vai depende da distancia, acho que vc fazendo esse link com as ag530 passaria esses 2 mb tranquilo

    Flytec Computers.
    Última edição por raa_; 14-05-2007 às 21:43.

  5. #5

    Padrão

    Me desculpem pelo q falarei, mas acho q vcs exageram demais em usar equipamentos desnecessários para fechar links fáceis.
    Explico por quê:
    Neste domingo mesmo fechei um link de 1KM SEM VISADA LIMPA entre 2 MK com 2 PCI samsung 2400p e 2 antenas aquario 24db em modo only G e está dando, tranquilo, 20.8Mbps em down ou upload e 13.2Mbps em ambos os sentidos ao mesmo tempo, testados com o Bandwidth Test, vejam:

    http://img179.imageshack.us/img179/3540/halfwd6.th.gif http://img412.imageshack.us/img412/1557/fullqf8.th.gif

    Conclusão:

    Acho que vcs tem q prestar atenção em fazer os conectores, cabos e MK "finos", ou seja, acho q não estão sabendo trabalhar bem com os seus materiais.
    E digo ainda para terminar q todas as 2 antenas estão ligadas as placas com +/- 5 metros de cabo RG 58 75ohms e além deste ponto recente tenho o principal na mesma situação funcionado já a 9 meses sem problema algum.

    Fica aí a dica de minha experiência!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kryseck Ver Post
    Me desculpem pelo q falarei, mas acho q vcs exageram demais em usar equipamentos desnecessários para fechar links fáceis.
    Explico por quê:
    Neste domingo mesmo fechei um link de 1KM SEM VISADA LIMPA entre 2 MK com 2 PCI samsung 2400p e 2 antenas aquario 24db em modo only G e está dando, tranquilo, 20.8Mbps em down ou upload e 13.2Mbps em ambos os sentidos ao mesmo tempo, testados com o Bandwidth Test, vejam:

    http://img179.imageshack.us/img179/3540/halfwd6.th.gif http://img412.imageshack.us/img412/1557/fullqf8.th.gif

    Conclusão:

    Acho que vcs tem q prestar atenção em fazer os conectores, cabos e MK "finos", ou seja, acho q não estão sabendo trabalhar bem com os seus materiais.
    E digo ainda para terminar q todas as 2 antenas estão ligadas as placas com +/- 5 metros de cabo RG 58 75ohms e além deste ponto recente tenho o principal na mesma situação funcionado já a 9 meses sem problema algum.

    Fica aí a dica de minha experiência!
    Bom talvez vc tenha razao em relação aos equipamentos.. porque estou usando um cartao senao para enviar e oniroco para receber ou seja 11 megas.... a configuração dessa samsung é semelhante a do oniroco? tem como da um print da tela de configuração dela? Valeu!!

  7. #7

    Padrão

    Claro. Segue abaixo:
    ps.: uso superchannel, assim meus ptps ficam longe de interferência tranquilo e uso Tx de 20dbm(100mw).

    http://img525.imageshack.us/img525/3...nfignu4.th.gif

  8. #8
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    meu amigo você pode até conseguir 100mbps em 2.4, disso não duvido,

    mas o lance na maioria ,que me faz preferir o 5.8 é na interferencia,
    vai em cidades com + e 5 provedores e faz um enlance de 2kms com 2.4 pra você er, os canais sao POLUIDOS, e outra testa isso ai quando tiver chuvendo você vai ver uma certa queda, e 2.4 é muito oscilante,
    claro ,

    cada caso é um caso,
    mas o 5.8 se torna um link mais confiavel.
    e o 2.4 bem empregado pode se tornar um link "estavel" e barato.

    então acho que você não deve julgar as pessoas por usarem uma o outra coisa.
    o interessante é funcionar, e funcionar bem.

  9. #9

    Padrão

    Até concordo com vc em partes, mas não julguei ninguém. Apenas passei para vcs minha experiência com o MK.

    Quanto a queda por causa de chuva, nunca me aconteceu, até esse ptp recente concluído no domingo passado, estava com tempo ruim, à tarde "abriu um olhinho de sol" e foi tempo só de levantar as antenas e logo estava chovendo novamente.
    Estes testes mesmo da screen q postei, tmb estava chovendo.
    Por aqui começou o inverno a poucos dias.

    Como falei no post anterior, fujo da interfência usando superchannel dentro da frequência 2.4Ghz, pois a maioria da concorrência e radios domésticos usam "radinhos" q só vão do canal 1 ao 13 no máximo, ou seja, 2412Ghz a 2472Ghz.

    No mais, quero apenas ajudar!

    Abraço a todos.
    Última edição por kryseck; 16-05-2007 às 04:27.

  10. #10

    Exclamation ag 530

    Em quais canais diferentes do 1 ao 13 eu consigo trabalahar com ag 530 me passa ai a configuração

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kryseck Ver Post
    Claro. Segue abaixo:
    ps.: uso superchannel, assim meus ptps ficam longe de interferência tranquilo e uso Tx de 20dbm(100mw).

    http://img525.imageshack.us/img525/3...nfignu4.th.gif

    Estava para adquirir 4 placas Ag530 e 4 antenas Zirok para fechar PTPs com distancias de 7,3 e 2,6Km, só por causa da interferencia mas agora com a informação que posso utilizar canais não utilizados pela "maioria" do pessoa aqui proximo de mim, vou fazer uns testes com esses canais e em modo G.
    Amigo com estas distancias e visada perfeita com uma boa Zona fresnel você acha que consigo quanto de Throughput ?

  12. #12

    Padrão

    Colega claudemirnetlink, com vizada perfeita, zona fresnel boa e utilizando frequência fora dos canais 1-13, você consegue fácil os 4,5Mb/s em modo B e mínimo 10Mb/s em modo G.
    Sete as placas em 20 ou 23 dbm e seja feliz.
    Última edição por kryseck; 21-05-2007 às 20:22.

  13. #13

    Padrão

    Amigo não sei se vem ao caso + aki em minha cidade fechei 1 enlace de 27km, com 2 CPEs fiz 1 adaptação pra antena externa e coloquei 2 antenas de disco de 33DBIs ficou com sinal de29a30, e coloquei 1 MK funcionando como ap bridge... obs: ainda esta em testes esta semana começaremos a ativação dos novos clientes... com 2 MK ainda nao fiz p/p....

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kryseck Ver Post
    Claro. Segue abaixo:
    ps.: uso superchannel, assim meus ptps ficam longe de interferência tranquilo e uso Tx de 20dbm(100mw).

    http://img525.imageshack.us/img525/3...nfignu4.th.gif
    quando você utiliza o tipo d freqüência superchannel, qualquer placa se conecta ao ap ou as placas dos clientes tem que ter este recurso?

  15. #15

    Padrão

    O modo superchannel q libera as outras frequências é melhor usados só para ptp, pois com multiponto/ap para clientes comuns, as placas for win só vão do canal 1 (2412Ghz) ao canal 13 (2472Ghz) no máximo, entende?!

    Está solução do superchannel é para fugir da interferência e fechar PTPs excelentes.

    Abraço!