+ Responder ao Tópico



  1. #1
    pernalonga
    Visitante

    Padrão Remocao de conta

    Ola,

    Estou saindo da M$ e indo para o Linux aos poucos.

    Montei na empresa um servidor postfix que funciona 100 % envia e recebe sem problema nenhum.
    Fiz um script que quando digito criaruser ele cria a conta de usuario de e-mail dentro do diretorio /home e tbm adiciona ele dentro do meu /etc/postfix/virtual

    Estou precisando remover conta de e-mail do servidor.

    Basta eu digitar deluser que a conta desse usuario ira ser removida do meu /home ?

    Obrigado

  2. #2

    Padrão

    depende..

    se você está utilizando usuários reais (do sistema, criados com adduser) e depois configurando eles no postfix, acredito que sim!
    mas se você estiver utilizando o postfix com um bando de dados de usuários virtuais, aí com certeza não!

    todos os usuários que tem no /home são usuários reais a principios! usar deluser não apagará apenas a conta de email, mas também o usuário

    você quer remover somente a conta ou o usuário do sistema também?

    abraços

  3. #3
    pernalonga
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por _N3o_ Ver Post
    depende..

    se você está utilizando usuários reais (do sistema, criados com adduser) e depois configurando eles no postfix, acredito que sim!
    mas se você estiver utilizando o postfix com um bando de dados de usuários virtuais, aí com certeza não!

    todos os usuários que tem no /home são usuários reais a principios! usar deluser não apagará apenas a conta de email, mas também o usuário

    você quer remover somente a conta ou o usuário do sistema também?

    abraços
    Estou usando usuarios reais, porque todos que coloco pelo meu script estão dentro do meu /home

    Esse é meu script:

    #!/bin/sh

    etcpostfix="/etc/postfix"
    virtualpostmap="/etc/postfix/virtual"

    adduser --force-badname linuxcom_$1

    echo "[email protected] linuxcom_$1" >> $virtualpostmap

    /usr/sbin/postmap $virtualpostmap

    echo
    echo
    echo "Usuario $1 Criado no servidor... !!"
    echo
    echo

  4. #4

    Padrão

    Minha recomendação é que tu utilize algum sistema para administração de usuários, como o postfixadmin, mesmo que você não utilize domínios virtuais. A gestão fica muito melhor...

    Mas respondendo a sua pergunta... foi como o amigo acima mencionou. Se os seus usuários apenas estiverem criados em uma base UNIX, não tem mais onde deletar, tirando a própria conta UNIX e o arquivo virtual.


    Abracos!