+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post novato na area de internet a radio

    ai galera blz

    eu sou tecnico de informatica tem uns 4 anos mais agora tive que mudar de cidade e pra nao ficar sem trabalho estou trabalhando num provedor de internet via radio e queria aumentar meu salario mais para isso tenho que aprender mais sobre como construir um provedor e como criar um servidor gostaria que voces me ajudassem queria saber de voces se voces sabem onde posso encontrar apostilas dessa materia com tudo com tudo msm to com sede de conhecimento

    obrigado aqueles que poderem me ajudar

  2. #2

    Padrão

    powertamk,

    Provedor não existe uma receita de bolo para contruir, e se juntar conhecimento em varias áreas como radio, informática, rede, elétrica e muitas outras, mais nada parte de servidores você pode da uma estudada em Linux ou FreeBSD e os softwares que costuma rodar nesses servidores que são DNS, PROXY, HTTP, FIREWALL, FTP, CONTROLE DE BANDA basicamente isso, e um bom conhecimento de rede com fio e sem fio, tudo que você ler e ver é conhecimento que não se perde, então bons estudos que com alguns anos você pode ser tornar um bom profissional na área de provedores de acesso, tenho 4 anos dedicados a Wireless e com informática a 8 anos e ainda não estou como queria está mais chego la

  3. #3

    Lightbulb

    Caro amigo, não vou te decepcionar, vou tentar te ajudar. Eu também passo por isso. Das perguntas que faço, muitos se preocupam em ajudar, mas alguns respondem com o que tem instalado em seus provedores e os seus méritos pessoais, quase sempre desviando o foco da pergunta e não respondendo ou contribuindo. Vou citar pra você algumas matérias importantes que fala sobre o básico para se montar um provedor de rádio, outra sobre ruídos, antenas e rádios pra não sair comprando qualquer coisa por aí e outra sobre uma orientação para fazer o conector N.
    ABUSAR - Associação Brasileira dos Usuários de Acesso Rápido
    ABUSAR - Associação Brasileira dos Usuários de Acesso Rápido
    :: ALPHALINK - SOLUÇÕES WIRELESS ::
    Última edição por VIASATT; 16-05-2007 às 19:31.

  4. #4

    Padrão

    Bom amigo vc ja deu o primeiro passo hehheehhe veio aqui pro forum da UnderLinux =)

    Bem vamos um provedor poder ser simples, apenas oferecer o acesso a internet a seus clientes, e pode tambem oferecer outros serviços como e-mail, hospedagem de websites... e por ai vai.

    Bem em todo caso o ideal seria o provedor ter seu proprio servidor de firewall/proxy/dns estes são serviços indispensaveis em qualquer provedor.

    Vc pode ter alguns serviços rodando tanto em linux como em windows... porem pra ter certeza que tudo vai funcionar e vc nao tera problemas use apenas linux =)

    Sobre linux um dos melhores materias ou se ha meu ver o melhor vc encontra aqui Foca GNU/Linux: Página oficial

    Sobre wireless tem muita coisa aqui mesmo no forum mais se for o caso tem este livro aqui que apesar de basico de abria um leque de opções Introdução à Tecnologia Wireless Submarino.com.br Livros: Introdução à Tecnologia Wireless - HENRIQUE CARMINE e barato 35,00

    Aqui no wiik vc pode encontrar um bom material de como configurar um

    proxy squid
    https://under-linux.org/wiki/index.p...etos/Squid-Doc

    controle de banda
    https://under-linux.org/wiki/index.php/BandLimit

    firewall
    https://under-linux.org/wiki/index.p...linux-iptables

    Tem tambem o mikrotik um excelente SO pra administrar redes, com ele vc pode ter proxy, firewall, controle de banda, autenticação de usuarios e muito mais
    https://under-linux.org/wiki/index.php/Mikrotik

    Qualquer duvida posta ae, e pode contar com toda a comunidade Under pra te ajudar

  5. #5

    Padrão

    Tá aí um dos motivos de ter muitos provedores wireless com baixa qualidade...

    Esse é um dos motivos porque o wireless (ou radio como queiram) está queimado.


    rm -f flames

  6. #6

    Padrão

    todos que tenta colocar um serviço de qualidade da praça acaba perdendo mercado para algumas pessoas que não sabe nem o que está fazendo, o nosso amigo que deu inicio ao topico ainda bem que quer aprender estudando, pois a maior parte que fazer as coisas que qualquer forma e acaba prejudicando quem quer anda certo.

    GrayFox,
    Uma hora o jogo muda quem se quima vira cinzas e ai ja era...quem é bom tomo conta

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Tá aí um dos motivos de ter muitos provedores wireless com baixa qualidade...
    Esse é um dos motivos porque o wireless (ou radio como queiram) está queimado.
    Quando eu era pequeno eu caia da cama e tomava topadas... QUANDO ERA PEQUENO.
    Última edição por Pedro0278; 17-05-2007 às 12:29.

  8. #8

    Padrão

    Concordo em partes com vc, existem sim provedores com baixa qualidade, porem existem pequenos provedores que se tornaram grandes, posso ate arriscar que 90% ou mais começaram pequenos e depois foram melhorando.
    O que temos que ajudar e indicar os primeiros passos... e sempre que possivel ajudar nas duvidas

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Tá aí um dos motivos de ter muitos provedores wireless com baixa qualidade...

    Esse é um dos motivos porque o wireless (ou radio como queiram) está queimado.


    rm -f flames

  9. #9

    Padrão

    Cleciorodrigo,

    Você falou uma verdade, desde de que inicie o negocio pequeno, mais tentando chegar ao melhor funcionamento o provedor só tende ao crecimento, eu tentei colocar um provedor wireless em 2002 por ser muito cara link parei meu projeto e estudei mais e a tecnologia foi barateando na epoca tinha um radio dlink 900 e uma omni 15dbi com um tempo fui descobrindo as coisas de wireless, fazendo alguns testes praticos com o que eu tinha na mão, fazendo antenas caseiras para aprender mais, tenho um provedor hoje de um porte mediano em um ano e 4 meses de funcionamento conseguir uma quantidade de cliente muito grande pra minha realidade aqui e ja estamos presentes em 10 localidades só com material de primeira e fechando os provedores sem qualidade que tem no meio do caminho e com SCM propria em andamento junto a anatal, então a dica é estudar mesmo para fazer uma vez só se fazer duas foi um erro e você fica queimado, tem coisas baratas que acaba saindo caro...acho que a melhor dica é bater um bom papo com o pessoal que está no mercado e passar a realidade de quem trabalha bem, comverso sempre com amigos aqui do forum para ver como está seus provedores no 4 cantos do brasil e me informar melhor.
    Provedor pequeno hoje com qualidade, será um grande provedor amanhã.

  10. #10
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    Cleciorodrigo,

    Você falou uma verdade, desde de que inicie o negocio pequeno, mais tentando chegar ao melhor funcionamento o provedor só tende ao crecimento, eu tentei colocar um provedor wireless em 2002 por ser muito cara link parei meu projeto e estudei mais e a tecnologia foi barateando na epoca tinha um radio dlink 900 e uma omni 15dbi com um tempo fui descobrindo as coisas de wireless, fazendo alguns testes praticos com o que eu tinha na mão, fazendo antenas caseiras para aprender mais, tenho um provedor hoje de um porte mediano em um ano e 4 meses de funcionamento conseguir uma quantidade de cliente muito grande pra minha realidade aqui e ja estamos presentes em 10 localidades só com material de primeira e fechando os provedores sem qualidade que tem no meio do caminho e com SCM propria em andamento junto a anatal, então a dica é estudar mesmo para fazer uma vez só se fazer duas foi um erro e você fica queimado, tem coisas baratas que acaba saindo caro...acho que a melhor dica é bater um bom papo com o pessoal que está no mercado e passar a realidade de quem trabalha bem, comverso sempre com amigos aqui do forum para ver como está seus provedores no 4 cantos do brasil e me informar melhor.
    Provedor pequeno hoje com qualidade, será um grande provedor amanhã.
    Também concordo com o cleciorodrigo, e outra coisa q se tem q levar em conta é não querer abraçar o mundo, se não estiver estruturado! Pq comecei aqui de brincadeira também 3 anos atrás, concorrendo com outro provedor, fui devagarinho, priorizando atendimento ágil aos problemas. Esse é o grande lance, usar equipamentos bons e ser ágil no atendimento aos clientes...

  11. #11

    Padrão

    "Esse é um dos motivos porque o wireless (ou radio como queiram) está queimado."


    A tecnologia fica queimada. Se tem um provedor wireless que nao funciona bem, todo mundo associa a tecnologia e nao o prestador do serviço. Digo isso por algumas cidades que eu implantei...

  12. #12

    Padrão valeuwwwwwwwwwwwwwwww

    ai galera muito obrigado pelas dicas vou tentar me aprimorar
    para poder ajudar aqui no provedor que trabalho e vou continuar postando aqui nesse
    forum tudo que aprende e minhas duvidas pra conseguirmos resolver junto

  13. #13