+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Asterisk funcionando?

    Olá,

    Acabo de instalar o asterisk e criar contas para teste e estou utilizando o idefisk. Quando tento ligar para uma destas contas na interface do softphone aparece, codec:unknown o type: IAX e depois de alguns segundos a mensagem, recovery on timer expire. Não sei nada sobre asterisk, segui uma orientação de instalação e li o pdf que baixei do site, as contas que configurei para testar foram as segunintes:

    [200]
    callerid=alan
    secret=alan
    host=dynamic
    type=friend
    context=interno
    [201]
    callerid=zeze
    secret=zeze
    host=dynamic
    type=friend
    context=interno

    Defini o contexto interno da seguinte forma

    [interno]

    exten => _3XX,1,Dial(SIP/${EXTEN})
    exten => _3XX,2,Hangup() (obs2)

    exten => _2XX,1,Dial(IAX2/${EXTEN})
    exten => _2XX,2,Hangup()

    Uma outra coisa, quando dou o comando iax2 show registry não aparece nenhuma destas contas como registradas.

    []s
    AlanPeres

  2. #2

    Padrão codec

    o seu problema é os codecs


    tente assim

    Olá,

    Acabo de instalar o asterisk e criar contas para teste e estou utilizando o idefisk. Quando tento ligar para uma destas contas na interface do softphone aparece, codec:unknown o type: IAX e depois de alguns segundos a mensagem, recovery on timer expire. Não sei nada sobre asterisk, segui uma orientação de instalação e li o pdf que baixei do site, as contas que configurei para testar foram as segunintes:

    [200]
    callerid=alan
    secret=alan
    host=dynamic
    type=friend
    context=interno
    disallow=all
    allow=gsm
    [201]
    callerid=zeze
    secret=zeze
    host=dynamic
    type=friend
    context=interno
    disallow=all
    allow=gsm

  3. #3

    Padrão Asterisk

    Olá,

    Fiz a alteração mas continua da mesma forma! É preciso configurar os parâmetros bindaddr e bindport? Quando retiro os comentários dos mesmo e configuro para minha eth1 (na qual esta conectada a minha rede interna) dá uma mensagem "Reject connect attempt from <meu ip> who was trying to reach 201@!!
    Rodei o nmap e a porta do iax não aparece como aberta. Isto tem algo a ver?
    NO iax.conf é preciso configurar um register para cada ramal que eu acrescentar no sistema?

    []s
    AlanPeres

  4. #4

    Padrão

    Bom! Resolvi o problema. O que gostaria de saber é se dois ramais, cada um cadastrado em um servidor Asterisk distinto do outro, poderão se comunicar normalmente sem que nos servidores seja necessário configurar altorização para tal.

    []s
    Alan

  5. #5

    Padrão Servidores destintos

    Eh possivel vc fazer a ligacao sim. Por exemplo se vc tem o servidor A e o servidor B, vc cadastra no servidor A uma conexao IAX do servidor B. No servidor vc cadastra uma conexao IAX do servidor A. Na regra de discagem do servidor A, quando o ramal for do servidor B, a conexao nao eh feita pelo sip, mas pelo IAX do servidor B, e vice-versa.
    A documentacao do site do asterisk, tem toda a configuracao que precisa ser feita.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por amaia Ver Post
    Eh possível vc fazer a ligacao sim. Por exemplo se vc tem o servidor A e o servidor B, vc cadastra no servidor A uma conexao IAX do servidor B. No servidor vc cadastra uma conexao IAX do servidor A. Na regra de discagem do servidor A, quando o ramal for do servidor B, a conexao nao eh feita pelo sip, mas pelo IAX do servidor B, e vice-versa.
    A documentacao do site do asterisk, tem toda a configuracao que precisa ser feita.
    OI,

    Quer dizer que se eu quiser ligar para alguém com um número VoIP, teríamos que ter (eu e ele) cadastros em mais de um servidor asterisk? Ou seja, como faço para ligar para alguém com um ramal asterisk?
    Uma outra pergunta, para montar um gateway IP com o servidor asterisk eu poderia utilizar um servidor de comunicação, tipo cisco2500? Eu possuo um destes me livraria de comprar uma TDM400P, p.e.!
    É que estou analisando a possibilidade de, no nosso provedor, colocarmos o serviço VoIP e estou levantando dados sobre Operadora IP e Provedor IP. E como estou com um Asterisk instalado quero já fazer ligações para testá-lo.

    []s
    Alan