+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik com ping alto

    Ola pessoal,

    Estou com um problema aki a varios dias jah,

    Instalei um Mk numa torre, com 4 Dlink 520Extreme e 4 Setoria 90°.

    Pois intao, o problema é que quando eu pingo pros clientes ele se mantem estavel +/- em 1 ate 3 ms soh q de 15 em 15 ping tem alguns com 350ms 550ms, isso eh normal???

    64 bytes from 10.0.0.53: icmp_seq=1 ttl=255 time=3.13 ms
    64 bytes from 10.0.0.53: icmp_seq=2 ttl=255 time=5.34 ms
    64 bytes from 10.0.0.53: icmp_seq=3 ttl=255 time=11.9 ms
    64 bytes from 10.0.0.53: icmp_seq=4 ttl=255 time=351 ms
    64 bytes from 10.0.0.53: icmp_seq=5 ttl=255 time=4.36 ms
    64 bytes from 10.0.0.53: icmp_seq=6 ttl=255 time=3.91 ms
    64 bytes from 10.0.0.53: icmp_seq=7 ttl=255 time=1.97 ms
    64 bytes from 10.0.0.53: icmp_seq=8 ttl=255 time=2.03 ms


    Mto Obrigadoo

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hyperpotato Ver Post
    Ola pessoal,

    Estou com um problema aki a varios dias jah,

    Instalei um Mk numa torre, com 4 Dlink 520Extreme e 4 Setoria 90°.

    Pois intao, o problema é que quando eu pingo pros clientes ele se mantem estavel +/- em 1 ate 3 ms soh q de 15 em 15 ping tem alguns com 350ms 550ms, isso eh normal???

    64 bytes from 10.0.0.53: icmp_seq=1 ttl=255 time=3.13 ms
    64 bytes from 10.0.0.53: icmp_seq=2 ttl=255 time=5.34 ms
    64 bytes from 10.0.0.53: icmp_seq=3 ttl=255 time=11.9 ms
    64 bytes from 10.0.0.53: icmp_seq=4 ttl=255 time=351 ms
    64 bytes from 10.0.0.53: icmp_seq=5 ttl=255 time=4.36 ms
    64 bytes from 10.0.0.53: icmp_seq=6 ttl=255 time=3.91 ms
    64 bytes from 10.0.0.53: icmp_seq=7 ttl=255 time=1.97 ms
    64 bytes from 10.0.0.53: icmp_seq=8 ttl=255 time=2.03 ms


    Mto Obrigadoo

    Amigo isso pode acontecer sim pois, no momento que o cliente abre alguma pagina ou envia algum e-mail ou faz um download o tempo de resposta do ping aumenta. O que não pode acontecer direto é vc pingar em todos os clientes e o tempo de resposta ficarem acima de 500 ms direto...

  3. #3

    Padrão

    Pode ser alto tráfego na tua rede. Uma outra possibilidade é o ACK estar alterado, verifica isso.
    Pode o ACK estar em dynamic e ter algum cliente que está com o sinal ruim. Isso faz com que o MK suba o ACK de toda a rede, causando lentidao.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Pode ser alto tráfego na tua rede. Uma outra possibilidade é o ACK estar alterado, verifica isso.
    Pode o ACK estar em dynamic e ter algum cliente que está com o sinal ruim. Isso faz com que o MK suba o ACK de toda a rede, causando lentidao.
    antoni

    Qual a diferença de:

    ACK Timeout: dynamic com ACK Timeout: indoors, que são as duas opções no meu MK.

    Att.

  5. #5

    Padrão

    Você pode estabelecer o tempo de ack, é só informar o valor no campo.
    Indoor é para ambientes internos, o mk vai reduzir o ACK p/ agilizar a conexão.
    dynamic, o mk vai ajustar o ACK ao melhor nivel possivel para a tua rede
    Quando tem algum cliente com sinal ruim o mk aumenta o ack para conseguir atender a este cliente, reduzindo a velocidade da rede.

  6. #6

    Padrão ack

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Pode ser alto tráfego na tua rede. Uma outra possibilidade é o ACK estar alterado, verifica isso.
    Pode o ACK estar em dynamic e ter algum cliente que está com o sinal ruim. Isso faz com que o MK suba o ACK de toda a rede, causando lentidao.
    Magro seguinte

    meu ack ta em dynamic e eu tenho clientes com sinal otimo e outros nao tao bonss, oq q eu fasso agora?? q configuracao eu coloco??
    mto obrigadoo

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hyperpotato Ver Post
    Magro seguinte

    meu ack ta em dynamic e eu tenho clientes com sinal otimo e outros nao tao bonss, oq q eu fasso agora?? q configuracao eu coloco??
    mto obrigadoo
    Tchê, esta pergunta não tem como responder sem analisar a rede. Tem que ver em quanto está o ack nos clientes com bom sinal e fixar este valor lá. Daí, clientes com ACK maior que o limite terão muita dificuldade em navegar. Ou escolha um cliente que tem um nível mínimo de sinal que você deseja e use ele como parametro para estabelecer o ACK na tua rede.

  8. #8
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Interferência gerada por terceiros ou própria mesmo, também pode aumentar o ACK qdo está em dynamic... vivenciei isso na prática semana passada, e somente resolvi trocando antena omni por setoriais. Em uma das setoriais q coloquei, ainda continua ACK alto, mas as perdas de pacotes desapareceram, permanece alguns tempos altos do ping nesse painel...

  9. #9

    Padrão

    Esse negócio de ACK é muito interessante e sofri um bocao por um tempo.
    a melhor maneira é deixar em Dinamic, e acompanhar lá no Status qual o valor que fica... Fazer várias verificações em dias alternados e ver a média.

    Quando se elevar muito, você procura na lista de Registration Wireless, qual cliente seu está com sinal ruim (ou até tem sinal bom, mas por algum motivo o ACK tá alto) e dá um jeito de mudar esse cara de rede.

    Esse ACK é muito bom para identificarmos clientes que causam interferencias (talvez não agora) mas poderão causar na tua rede.

    Obs.: O ideal seria conseguir inclusive separar os clientes distantes dos clientes próximos do teu ponto.
    As vezes tive que jogar um cliente que estava longe (mas o sinal razoável, por usar equipamento mais forte) em uma outra AP (até com sinal mais baixo), pois ele vinha com um ACK alto e afetava os clientes próximos.

    Por mais absurdo que seja isso, fiquei 4 meses testando, trocando clientes para lá e para cá, até estabilizar isso.

  10. #10
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por liandrocarniel Ver Post
    Esse negócio de ACK é muito interessante e sofri um bocao por um tempo.
    a melhor maneira é deixar em Dinamic, e acompanhar lá no Status qual o valor que fica... Fazer várias verificações em dias alternados e ver a média.

    Quando se elevar muito, você procura na lista de Registration Wireless, qual cliente seu está com sinal ruim (ou até tem sinal bom, mas por algum motivo o ACK tá alto) e dá um jeito de mudar esse cara de rede.

    Esse ACK é muito bom para identificarmos clientes que causam interferencias (talvez não agora) mas poderão causar na tua rede.

    Obs.: O ideal seria conseguir inclusive separar os clientes distantes dos clientes próximos do teu ponto.
    As vezes tive que jogar um cliente que estava longe (mas o sinal razoável, por usar equipamento mais forte) em uma outra AP (até com sinal mais baixo), pois ele vinha com um ACK alto e afetava os clientes próximos.

    Por mais absurdo que seja isso, fiquei 4 meses testando, trocando clientes para lá e para cá, até estabilizar isso.
    Muito interessante tua colocação liandro... o MK tem tantos recursos, que às vezes a gente nem se dá conta de fazer como vc fez... comentei q tem um dos meus painéis setoriais q ainda de vez em quando tem ack alto, vou observar conforme vc instrui aí.

    Valeu!

  11. #11

    Padrão

    E quanto é o valor do ACK para ser considerado alto?

    [];

  12. #12

    Padrão

    Não há um valor exato.
    Pois se você tiver 10 clientes e todos eles há 8km por exemplo, o ACK será alto, mas estará bom, pois todos estão na mesma distância (isso se todos estiverem com o mesmo ACK).

    O problema acontece quando você tem um ACK por exemplo 56, e outro com 150

    Não existe um valor considerado elevado (pois esse ACK é uma espécie de cálculo baseado na distância e tempo para o pacote responder)...

    O valor exato não importa, mas o que não de ser é muita diferença entre o máximo e o mínimo.

    Quando identificar algum usuario com ACK alto, coloca ele na AccessList do Wireless, e muda a autenticação dele (para derrubar ele) e analisa com pings e mesmo no status da interface qual o valor que fica o ACK Timeout

  13. #13
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bauer Ver Post
    E quanto é o valor do ACK para ser considerado alto?

    [];
    Aqui começo a ter problemas quando ele chega a 408. Normalmente está em 30, e qdo chega a 408, começa a dar problemas na rede, mas somente na interface que está com ACK alto.

  14. #14

    Padrão

    Olá Galera

    Onde Localizo o valor do ACK de cada Cliente?

    valew

    Alexandre
    CaracolNET

  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por caracolnet Ver Post
    Olá Galera

    Onde Localizo o valor do ACK de cada Cliente?

    valew

    Alexandre
    CaracolNET
    Olá!

    Vai pelo Winbox em Wireless, Registration... ele vai tar lá na aba general, o ruim é que tem q abrir cliente por cliente pra ver... alguém sabe se tem como ver diferente?

  16. #16

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Olá!

    Vai pelo Winbox em Wireless, Registration... ele vai tar lá na aba general, o ruim é que tem q abrir cliente por cliente pra ver... alguém sabe se tem como ver diferente?
    Valew,

    Agra localizei... estava tentando ver nos clientes q estão conectados no cartão senao.. + estava dando uma fuçada e parece q so funciona com cartões atheros... visualizei nos clientes dos outros cartões AG530 e consegui ver aparentemente tdo normal de 29 a 34...

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Olá!

    Vai pelo Winbox em Wireless, Registration... ele vai tar lá na aba general, o ruim é que tem q abrir cliente por cliente pra ver... alguém sabe se tem como ver diferente?
    deve ter uma maneira de criar um script p/ gerar um evento sobre estes clientes no log...

    Vou procurar amanhã...

  18. #18

    Padrão

    aproveitando o embalo do problema do rapaz acima... seguinte , vejo falar em trocar valor do ack , mas ate agora nao consegui fazer nada a nao ser ver o valor do meu ack time out , que esta setado em 407 , e o ack , esta em dynamic( sei la como escreve isso) qnd coloco indoor , nao tem onde setar o valor =/