+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Máximo de memoria suportada pelo mikrotik?

    Olá,

    montei um servidor com base no mikrotik 2.9.27 com 4 links e uma rede local,está tudo funcionando ok, porem resolvi aumentar a memoria ram de 1024mb pra 2048mb ddr2, porem no mikrotik continua aparecendo só 884.5MiB.

    alguem tem alguma dica?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    Olá,

    montei um servidor com base no mikrotik 2.9.27 com 4 links e uma rede local,está tudo funcionando ok, porem resolvi aumentar a memoria ram de 1024mb pra 2048mb ddr2, porem no mikrotik continua aparecendo só 884.5MiB.

    alguem tem alguma dica?
    o mikrotik só tem suorte até 664mb mesmo...pode por 30gb e ele soh vai reconhecer e usar até 884mb hehehe

    a nova versao 3.0 se nao me engano tem suporte à 2gb de memoria, nao sei o numero exato q ela vai suportar, mas sei que eh bem mais que 884mb

    abraços!

  3. #3

    Padrão

    Realmente,

    Acabei de espater um cf com o 3.0beta7 e reconheceu 2048mb.

    Agora fiquei na duvida se esse servidor(p4 D 2.8-4mb cache) com 1024mb(884!) rodando todas as regras de firewall, queues, hotspot e webproxy(vou limitar em 700mb) vai aguentar uns 300 clientes no total?

  4. #4

    Padrão

    aguenta sim cara...
    c vc levar em conta q simultaneos vão ter no maximo uns 100 clientes que eh o normal, aguenta sim!
    eu aqui dividi as funções entre todos mikrotiks da minha rede...o da base faz soh cache e as regras de virus e bloquios de portas..os das torres fazem as autenticações, controles de mac e controle de banda..eu prefiro assim!

    abraços

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    aguenta sim cara...
    c vc levar em conta q simultaneos vão ter no maximo uns 100 clientes que eh o normal, aguenta sim!
    eu aqui dividi as funções entre todos mikrotiks da minha rede...o da base faz soh cache e as regras de virus e bloquios de portas..os das torres fazem as autenticações, controles de mac e controle de banda..eu prefiro assim!

    abraços
    kara, to usando mare !!! com mik 2.9.42 na torre, com3 mini pci, e uso antenas direcionais para enviar sinal para os clientes, to estudando a possibilidade de colocar mais um mare do mesmo modelo na torre com mais antenas direcionais e passar o proxy e controle de banda para um bom servidor em baixo na torre...

  6. #6

    Cool

    eu faço só controle de acesso por mac nas torres

    e todo o trabalho pesado é feito num servidor(router) com 4 links de saida de 512,1mb,1mb e 1,5mb. A ideia é ter um cf de backup do mikrotik, assim se der "pau" no server é só trocar o cf e volta tudo ao ar.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    eu faço só controle de acesso por mac nas torres

    e todo o trabalho pesado é feito num servidor(router) com 4 links de saida de 512,1mb,1mb e 1,5mb. A ideia é ter um cf de backup do mikrotik, assim se der "pau" no server é só trocar o cf e volta tudo ao ar.
    vc usa balanceamento de carga, vc pode me dar uma idéia de como vc balanceia, por marcação de pacotes, rotas por favor...

  8. #8

  9. #9

    Padrão

    eu fiz assim:

    Criei 4 grupos: GrupoA, B, C,D - um para cada link

    daí marco as rotas dos endereços ip conforme devem sair pelos links.

    add chain=prerouting src-address=192.168.x.x action=mark-routing
    new-routing-mark=GrupA passthrough=no

    Em routes, especifico cada rota com as marcas que criei e ainda uma rota sem marca por onde saem todos os ip's nao marcados.

    Não é load-balance, por isso se um link cai, todos os clientes dele tbm caem.

    Estou testando faz algumas semanas e está ok, webproxy tbm funciona ok.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    eu faço só controle de acesso por mac nas torres

    e todo o trabalho pesado é feito num servidor(router) com 4 links de saida de 512,1mb,1mb e 1,5mb. A ideia é ter um cf de backup do mikrotik, assim se der "pau" no server é só trocar o cf e volta tudo ao ar.

    Vc ta querendo dizer um micro com cf e hd ao mesmo tempo sendo o cf rodando o mkt e o hd fazendo o cache e ainda ter um cf de backup guardado e se der pau é so tirar o cf brocado pra conserta-lo na oficina e botar o de backup pra nao deixar os clientes na mao?

  11. #11

    Padrão

    Exatamente,

    Porem tem que salvar as configuraçoes sempre num micro para poder carregá-las no cartao de backup. Alem disso estou montando o server em gabinete rack e com gavetas removiveis para o cf e o hd.
    Me chamou atenção que com o mikrotik é bem mais fácil restaurar um sistema defeituoso, seja software ou hardware. Mesmo com linux, raid e maquinas dell já passei sufoco com problemas no sistema, e a "chiadeira" dos clientes então... .

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    Exatamente,

    Porem tem que salvar as configuraçoes sempre num micro para poder carregá-las no cartao de backup. Alem disso estou montando o server em gabinete rack e com gavetas removiveis para o cf e o hd.
    Me chamou atenção que com o mikrotik é bem mais fácil restaurar um sistema defeituoso, seja software ou hardware. Mesmo com linux, raid e maquinas dell já passei sufoco com problemas no sistema, e a "chiadeira" dos clientes então... .
    o SISTEMA PRO CF É O MESMO DO MICRO OU TEM DE SER OUTRO?

  13. #13

    Padrão

    é o mesmo

    o cf vai num adaptador ide para ligar no lugar do HD, e ele é reconhecido como um hd normal.

  14. #14

    Padrão

    rapaz estou gostando cada vez mais desse MK ...

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    Olá,

    montei um servidor com base no mikrotik 2.9.27 com 4 links e uma rede local,está tudo funcionando ok, porem resolvi aumentar a memoria ram de 1024mb pra 2048mb ddr2, porem no mikrotik continua aparecendo só 884.5MiB.

    alguem tem alguma dica?
    O MK só reconhece 800 e poucos megas, portanto aconselho a usá-lo com no máximo 768MB.
    Mais q isso é desperdício!

    Blz?!