+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Instalar Servidor de DNS

    Galera boa tarde. Estou tendo alguns probleminhas aqui na instalação de alguns serviços Linux na empresa de um amigo e peço orientação a vocês.
    Na empresa tem um servidor que roda o Slackware 11, com Firewall, Squid e Samba. Rodando legal. Agora a empresa está precisando ter um servidor de página, servidor DNS e e-mail. Instalei o Apache e está rodando. Agora as minhas dúvidas. Peguei bons tutoriais na Internet falando sobre esses 3 últimos pacotes e estou lendo.
    Como nunca instalei esses 3 últimos pacotes, queria saber o seguinte : Normalmente quando instala o servidor de DNS ele pode ficar junto com o servidor onde está o Squid e Firewall ou separado ? Caso seja separado como eu faço para o servidor de DNS buscar o firewall para fazer as requisições lá fora ? Normalmente ao pessoal que já passou por isso, como vocês resolveram ? Pode-se instalar essa salada de serviços numa mesma máquina ?
    Até que a máquina lá é bem parruda. É um HP recente, HD scsi. Enfim é uma máquina até boa.
    Fico no aguardo e obrigado a todos.

  2. #2

    Padrão

    Bem o DNS é bem simples de configurar. Caso fique em outra máquina para que busque o firewall, coloque o firewall como gateway do servidor DNS e ative o FORWARD da porta 53 udp. Apache também é bem simples, basta ter atenção ao configurar o httpd.conf e manter a segurança sempre é bom. Quanto ao servidor de e-mail, ai eu não sei, pois nunca trabalhei com um, tenho um, mas configurado por uma empresa. Uso aqui mais ou menos o mesmo esquema, apenas diversificando onde estão instalados os pacotes. Tenho assim, firewall, dns e squid em um servidor DELL e apache, postfix e spamassassin em outro.

  3. #3

    Padrão

    o dns eh interessante vc ter em maquinas que vao utilizar consultas rapidas... como por exemplo SQUID !!!

    eh essencial vc ter um dns LOCAL rodando na mesma maquina que o squid.. e fazer o squid USAR este dns local !! o acesso fica mais ligeiro :P

    vc consegue rodar TUDO nessa maquina ai

  4. #4

    Padrão

    Pssgyn

    Da uma olhada nesse site.
    Instalei e configurei meu bind usando ele como referencia e não tive problemas.
    Slackware-Brasil

  5. #5

    Thumbs up

    Skorpyon, boa tarde ...
    Valeu amigo. Esse é um dos tutoriais que eu tinha pego, como referência para leitura e entendimento do DNS.
    De qualquer forma, obrigado.
    Estou lendo outros tutoriais também, até mesmo a nivel de compreensão do que é um servidor de DNS, para poder compreender melhor.
    Um grande abraço ......