+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Mikrotik ponto a ponto.

    Qual é a melhor maneira de conectar um mikrotik a outro ponto a ponto.
    seria uma placa mandando e outra recebendo.....

    o mt pega o link da telemar e manda para uma torre de 2 km de distancia para distribuir para os usuarios com outra placa.

    mandando com ag530 com antena da pluton tipo parabolica de 32 db
    recebe com ag520 com antena pluton de 32 db.

    qual é a melhor configuração para esta opção?

    ap bridge e do outro lado bridge.

  2. #2

    Padrão

    O MTK com cartões Atheros são otimos e fazem velocidades espetaculares. Agora tem uma opção nele de colocar 2 antenas de cada lado. Porem acho um desperdicio. E muita velcidade para um link pequeno.

    Opção melhor que acho e sempre WDS.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UltraFox Ver Post
    O MTK com cartões Atheros são otimos e fazem velocidades espetaculares. Agora tem uma opção nele de colocar 2 antenas de cada lado. Porem acho um desperdicio. E muita velcidade para um link pequeno.

    Opção melhor que acho e sempre WDS.
    Exato colega.

    Nos dois lados faça em bridge e com wds e para 2Km com visada nem precisa usar estas antenas "pasadas" da pluton, use aquario grade 25db mesmo.
    neste tópico abaixo, respondo a outro colega mostrando um meu ptp recente de 1Km sem visada limpa com tráfego excelente:
    https://under-linux.org/forums/mikro...ultiponto.html

    Abraço!

  4. #4

    Padrão link

    TEnho um link de 8 mbts nesse enlance com a antena aquario de 25 dbi trafega.
    um detalhe é que aqui tem mais de 15 sinais com antenas a no maximo 20m uma da outra pois aqui é um morro e temos a concorrencia toda perto.

    Agora quero fechar um lance de uns 20 km se usar essas antenas pluton trafega os 8 mbts.

  5. #5

    Padrão

    Claro q sim!

    Se entre esses 20km tiver boa visada, zona fresnel, etc, ou seja, conseguir sinal ao mesno entre -60 e -80, já congue um bom link!

  6. #6

    Lightbulb configuraçaõ

    o pessoal falou acima o wds entao como fica a configuração de uma ponta e da outra ponta.

    wds de um lado e bridge do outro?
    e da pra usar algum canal diferente do 1 ao 13 pois aqui todos ja estao sendo usados