+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dividir download e navegação entre dois links.

    Olá,

    Gostaria de saber se é possivel dividir tarefas entre dois links. Exemplo: Utilizar um link dedicado somente para a navegação dos usuários e outro link para download e outras aplicações. Eh possivel configuar o MK dessa forma?

  2. #2

    Padrão

    Bem, não necessariamente dividir em Downloads e Navegação, pois ambas funcionalidades são muito parecidas, pois geralmente acontecem usando a mesma porta, o mesmo protocolo, etc... Mas o que dá prá fazer é deixar a navegação, ou seja, todo tráfego da porta 80, sair pelo melhor link, e todo o resto (P2P, FTP, MIRC, streaming em UDP, VOIP, etc...) pelo pior link...

    Na prática, vc marcaria todos pacotes das portas 80 (http) e 443 (https) para usarem outra rota, e deixaria o Mikrotik com a rota default pelo link ruim...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por _AGM_ Ver Post
    Bem, não necessariamente dividir em Downloads e Navegação, pois ambas funcionalidades são muito parecidas, pois geralmente acontecem usando a mesma porta, o mesmo protocolo, etc... Mas o que dá prá fazer é deixar a navegação, ou seja, todo tráfego da porta 80, sair pelo melhor link, e todo o resto (P2P, FTP, MIRC, streaming em UDP, VOIP, etc...) pelo pior link...

    Na prática, vc marcaria todos pacotes das portas 80 (http) e 443 (https) para usarem outra rota, e deixaria o Mikrotik com a rota default pelo link ruim...
    e como se faz isso passo-a-passo?

  4. #4

    Padrão

    no mikrotik não sei como faz nem ao menos se é possível..

    mas se fosse um servidor Linux com squid daria pra filtrar também de acordo com a estensão do arquivo...

  5. #5

    Padrão

    Bem, aqui eu ainda uso o Load Balance por conexão, mas a lógica seria vc deixar como gateway principal do Mikrotik o link ruim... Depois, marcar os pacotes (/ip firewall mangle add chain=prerouting protocol=tcp src-port=80 action=mark-routing new-routing-mark=Link2 e também a mesma regra para a porta 443).

    depois vai em /ip route e coloca a rota para o link bom para os pacotes marcados (/ip route add gateway=ipdogatewaydolinkbom routing-mark=Link2)

    Testa aeh que deve funcionar...

  6. #6

    Padrão

    Isso funcionou aqui porem naum consigui ainda fazer funcionar com o proxy transparente!! tentei tudo que é regra mangle pra marca a rota e insiste sair pelo adsl ... a unica ideia que tive foi de colocar um proxy antes do mk no link...

  7. #7

    Padrão

    Se vc usa o proxy transparente na mesma máquina que o roteador, com certeza todo tráfego da porta 80 vai sair pelo gateway default do Mikrotik, pois a partir do momento que o tráfego da porta 80 é redirecionado para o proxy, que será o encarregado de trazer esses dados é o próprio proxy, e por isso ele vai sair sempre pelo link default...

    No seu caso, tnarnold, eu colocaria um Mikrotik somente para Proxy entre esse teu Mikrotik atual e o roteador do link bom, que daeh funcionaria com certeza...

  8. #8

  9. #9

    Talking

    Citação Postado originalmente por _AGM_ Ver Post
    Se vc usa o proxy transparente na mesma máquina que o roteador, com certeza todo tráfego da porta 80 vai sair pelo gateway default do Mikrotik, pois a partir do momento que o tráfego da porta 80 é redirecionado para o proxy, que será o encarregado de trazer esses dados é o próprio proxy, e por isso ele vai sair sempre pelo link default...

    No seu caso, tnarnold, eu colocaria um Mikrotik somente para Proxy entre esse teu Mikrotik atual e o roteador do link bom, que daeh funcionaria com certeza...
    Bingo... caso interessa a alguém resolvi meu problema + ou - baseado na dica do AGM... porem coloquei um Freebsd em bridge pra fazer firewall e proxy... ficou muito bom...

  10. #10

    Padrão

    Não quis fazer esse proxy com Mikrotik??? em 10 minutos dá prá deixar ele funcionando, hehe...

  11. #11

    Smile

    pois é cara até pensei nisso mas eu to acostumado ja com freebsd, demoro um poko, mas se tu souber como otmizar partiçoes, disco firewall bridge em layer2 e traffic shaping com mk me diz onde eu acho o manual pra faze isso pq n consegui ainda...

  12. #12

    Padrão

    Se ele tá te atendendo da forma que você espera, naum tem porque mudar... Mas quando comecei com o Mikrotik, apenas pensava em fazer um "Load Balancer"... Hoje já exploro ele em muitos outros recursos que tem em qualquer distro Linux ou FreeBSD, mas que são muito mais "visualizáveis" e muito mais fáceis de serem configurados...

  13. #13

    Padrão

    ola pessoal td blza???
    Tenho um Mk com balamceamento entre dois links
    um dedicado de 512k e um adls de 1m... quando colocamos pra tocar os dois juntos nos clientes ontem tem servidor as maquinas estação ficam sem net e so voltam a funcionar c desativamos o adsl?? alguem ja passou pos essa experiencia??
    abraço