+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteamento estático por múltiplos gateways

    Supondo que você tenha a seguinte estrutura:

    http://www.mikrotik.com/testdocs/ros...route-ecmp.jpg

    Partindo do exemplo, onde temos um link de 4mb (10.1.1.1/28) e outro link de 2mb (10.1.0.1/28) e estes links devem ser distribuídos igualmente aos clientes na rede 192.168.0.0/24, temos a seguinte tabela de rotas:

    [admin@Router] ip address> print
    Flags: X - disabled, I - invalid, D - dynamic
    # ADDRESS ................... NETWORK ....... BROADCAST ....... INTERFACE
    0 ....192.168.0.254/24 .. 192.168.0.0 .... 192.168.0.255 .... Local
    1 ....10.1.0.2/28 ............ 10.1.0.0 .......... 10.1.0.15 ............ Public1
    2 ....10.1.1.2/28 ............ 10.1.1.0 .......... 10.1.1.15 ............ Public2
    [admin@Router] ip address>

    Em ip >> route basta adicionar o gateway da rede separado por vírgula, da seguinte maneira:

    / ip route
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.1.0.1, 10.1.1.1,10.1.1.1 scope=255 target-scope=10 comment="Gateways Balanceados" disabled=no

    Após, a tabela de rotas fica como apresentada a seguir:

    [admin@Router] ip route> print
    Flags: X - disabled, A - active, D - dynamic,
    C - connect, S - static, r - rip, b - bgp, o - ospf
    # DST-ADDRESS ...... G GATEWAY ................. DISTANCE INTERFACE
    0 ADC 10.1.0.0/28 ............................................ Public1
    1 ADC 10.1.1.0/28 ............................................ Public2
    2 ADC 192.168.0.0/24 ...................................... Local
    3 A S 0.0.0.0/0 .............r 10.1.0.1...................... Public1
    ...................................r 10.1.1.1 .................... Public2
    ...................................r 10.1.1.1 .................... Public2
    [admin@Router] ip route>

    Observe, que o link 10.1.1.1 aparece duas vezes no gateway e o 10.1.0.1 aparece apenas uma vez. O gateway 10.1.1.1 informado duas vezes, significa que o link tem duas vezes mais capacidade que o link 10.1.0.1, por isso este aparece apenas uma única vez, ou seja, proporção de 2x1 (4mb x 2mb).

    Assim, o mikrotik irá distribuir o tráfego na proporção de duas requisições em um link e uma no outro, fazendo um balanceamento de carga permanente.

    Se os links a serem balanceados tem capacidades diferentes, é só calcular a proporção entre eles e adicionar no gateway do mikrotik. Por exemplo:

    link1 de 2mb (2MB = 4 X 512K)
    link2 de 512k

    Neste exemplo, basta informar quatro vezes o gateway do link1 e uma vez o gateway do link2.
    Este procedimento funciona apenas com links que tem IP fixo, ou no caso do adsl, o modem deve estar roteado.

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Você funciona esse balanceamento ae ?
    E os sites de bancos, funcionam certim ?
    Proxy tbm ?

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    Muito interessante, vc nau fez nehuma outra conf. marca rota etc... ?
    outra coisa site https , msn e webproxy funfa tudo blz. ?

  6. #6

    Padrão

    parabens simples e funcional. é isso ai antoni

  7. #7

    Padrão

    Uso assim. Este procedimento está no manual do mikrotik. Ele faz cada conexao por um link, usando os links sequencialmente conforme está informado nos gateways. A conexão após iniciar em um link, se mantém sempre no mesmo link.

    Não testei com webproxy, mas acredito que funcione normalmente. Não estou tendo reclamações de clientes com relação a msn, orkut, https e etc.

  8. #8

    Padrão sem sucesso o teste

    Caro amigo antoni ..testei esse sistema de multipla rotas load balance...mas não deu certo o meu mk........pelo mk ele roteara ..mas sempre pelo mesmo link.....bom eu fiz o teste aki com 4 links ...mas não funcionou......será o que pode ser ...tem como me esclarecer...onde errei..

  9. #9

    Padrão

    Você configurou todas as interfaces corretamente? na tabela de rotas ele identifica todos os links na interface correta?

  10. #10

    Padrão

    Esse aeh foi o primeiro esquema de LoadBalance que eu tentei fazer, e, na minha opinião, é o pior de todos, pois é baseado por PACOTE... Não conseguia completar um download sequer... Bancos e outros sites seguros, MSN, nem pensar... Não funcionou para mim...

    Esse seria o melhor esquema de Load Balance se fosse para usar na outra ponta dos links outro roteador fazendo balanceamento, para "juntar" todos os links em um só novamente...

  11. #11

    Thumbs up

    Estarei colocando seu tutorial em nosso wiki.

    Parabéns pelo trabalho.

    Ab, Duca.

  12. #12

    Arrow

    Pode conferir:

    https://under-linux.org/wiki/index.p...iplos-gateways

    Se conter algum erro sinta-se à vontade para alterar.

    Ab, Duca.
    Última edição por Duca; 23-05-2007 às 15:55.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Duca Ver Post
    Pode conferir:

    https://under-linux.org/wiki/index.p...iplos-gateways

    Se conter algum erro sinta-se à vontade para alterar.

    Ab, Duca.
    Excelente idéia Duca. Tenho mais alguns materiais, mas ñ me adaptei muito bem ao wiki. Vou disponibilizar e vc coloca lá? Posso passar direto por e-mail?

  14. #14

    Arrow

    Passe por e-mail: [email protected]

    Ab, Duca.

  15. #15

    Padrão

    valeu natoni, muito bom e simples de fazer parabems!!

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por _AGM_ Ver Post
    Esse aeh foi o primeiro esquema de LoadBalance que eu tentei fazer, e, na minha opinião, é o pior de todos, pois é baseado por PACOTE... Não conseguia completar um download sequer... Bancos e outros sites seguros, MSN, nem pensar... Não funcionou para mim...
    E quais foram os demais métodos tentados e o que mais se adaptou? Ao menos no seu caso...

    Se tiver um tutorial ou link a respeito, seria bom.

    Valeu

  17. #17

    Padrão

    Eu uso o Load Balance definindo a rota por conexão, que tbem tah no Wiki. O pessoal se queixa que esse LoadBalance dá problemas em sites de bancos e talz. Para resolver isso, é só criar uma lista dos Ip´s (ou redes) desses sites que dão problemas (os clientes geralmente me perguntam pq tal site não abre, daeh eu verifico), e colocar na regra do mangle para ele ignorar do LoadBalance as requisições daqueles IP´s ou redes que estão na Address List.... Portanto, estas conexões sempre seguirão pelo gateway default do Mikrotik.