Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por terencerocha Ver Post
    Pq nao inves de se fazer um Wiki sobre link de sombra, não se faz um balanceamente de carga entre os dois? O que otimizaria o acesso, ja que dobraria a capacidade do link, e qdo um dos dois caisse o outro assumisse? Se quiser eu faço o Wiki, mas como publicar?

    Isso também é muito util, faço o Wiki e desponibilize para nós, desde já grato a todos e parabéns pelos posts e dedicação em desenvolver isto e disponibilizar para a galera, valeu...

  2. #22

    Padrão

    Excelente Wiki, vi li e entendi o script,, o meu problema é um poco mais complexo.... eu utilizo 12 links de entrada...
    e tenho q ficar monitorando ele as vezes caso algum caia... entao esse FailOver ai, testa quando é somente um gateway navegando e aki utilizo 12 gateways, entao queria ver como faço um sistema de link sombra, pra caso algum caia um script ou o q pode fazer ele desativar a rota e entrar outra q estaja no Ar... tenho ja os gateways navegando 40.1.1.1, 40.2.1.1, 40.3.1.1 .......

  3. #23

    Padrão Parabéns

    Cara, vc está de parabéns pelo tutorial, excelente mesmo, só tenho uma dúvida, como ele vai retornar ao link principal?

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maracke Ver Post
    Cara, vc está de parabéns pelo tutorial, excelente mesmo, só tenho uma dúvida, como ele vai retornar ao link principal?
    Amigo o FailOver vai usar os scripts..... sendo q quando cai ele executa o script DOWN do Netwatch. e quando volta o Link ele executa o UP do Netwatch... ai é so criar o scrip q desativa o link e o script q ativa.

  5. #25

    Padrão Parabéns

    Ficou Joia o seu WIKI!

    Precisamos de pessoas assim no fórum com respostas, duvidas e sugestões produtivas, ao invés de estarem direto repetindo as mesma perguntas.

    Grande abraço.

  6. #26

    Padrão

    Cara ta muito bem explicado, mais to apanhando na hora de configurar os ips que vão ficar na placa de rede.
    se alguem puder bater um print de como configurar o ip na placa de rede ficarei grato, pois não estou conseguindo fazer funfar aqui.

    Outra coisa, é preciso fazer um nat para o link de sombra tmbm?
    vlwwww

  7. #27

    Padrão

    Sim eh preciso mascara ele no nat pra navega.... ou redireciona o ip pro gateway..., vo ta montando ai como amigo??

  8. #28

    Padrão

    Ahhh certooo...então eu estou montando assim:

    1 link - Virtua | modem roteado - IP 192.168.1.1
    1 Link - Speedy | modem roteado - IP 192.168.2.1

    Agora só não to acertando a configuração de IP das placas de rede, para poder fazer os scripts.

    vlw aka2005

  9. #29

    Padrão

    Vai em Tool, Netwatch, adiciona 2 regras, uma pingando o ip Virtua 192.168.1.1
    e outra pingando o ip Speedy IP 192.168.2.1.

    Vai em IP, Adress, e adiciona 2 ips, na mesma faixa desses 2 ai, pra pinga eles...

    Em System, Script, ai vc adiciona os 4 Scripts, um pra ON, e outro pra OFF, de cada ip.... fazendo eles bloquearem e ativarem as regras suas...

    as Configuracoes do Script, vai variar conforme vc usa ai,, se vc usa um link so, e quando cai vc usa o outro, q axo q nao eh isso q vc faz, vc cria o script, On pra ativar um, e script off, pra desativar o outro...

    Eu por ex. usava rotas, tinha 3 links, quando um caia o outro assumia.... Ex.:
    Código :
    ip route set [/ip route find comment="nome do comentario da rota"] disable=on
    Ai eu adicionava esse comando no Scrip, pra Ativar a ROTA... blz... ai varia conforme suas configuracoes e ideias, ja cheguei a monta um monitoramento de 18 links, e quando caia um ele ativava o outro, fazendo balanceamento NTH ainda...

  10. #30

    Padrão

    Ahhh maravilha Aka, vou testar essas configs de IP que vc me falou...
    aqui atualmente não estou fazendo load balance, mais estou com o link do speedy paradão...ae queria deixa-lo como backup mesmo.

    Cara 18 linkss????? nussaaa sua rede devia tar muito bruta uhauha parabens cara...vou fazer os testes aqui e reporto os resultados...

    vlw mesmo...boas vendas ae.

  11. #31

    Padrão

    Pra vc ve neh... na epoca q abriu adsl tivemos q monta 18 links, pra sustentaa galera... hj tamo com 40 mega full.... esse comando FIND dentro do script, se pode usar pra procurar varias coisas, eh muito bom, no meu ex. usei pra procurar o comentario... mas vc pode procurar valores das regras.. tbm.

  12. #32

    Padrão

    galera me surgiu uma duvida agora o fail over ta funcionando mto bem perfeito até quero agradecer ao pessoal, mas estive observando. no meu caso eu uso os 2 links faço o load e ai gostaria de fazer com que se um caisse os clientes passasem pro outro automaticamente e nao manter um desabilitado e soh usar qndo cair

  13. #33

    Padrão

    Ai amigo vai da criatividade de cada um, tem varias formas, uma q sugiro. é,, criar em Tools, Netwath.. 2 regras q monitorem elas, e os scripts depois pra desativa e ativa as rotas, ou balanceamento, q vc faz.

  14. #34

  15. #35

    Padrão Parabéns pelo Wiki.

    Esse wiki é uma prova das possibilidades incalculáveis de soluções para o nosso dia a dia usando scripts no Mikrotik.

    Mas eu acredito que há uma forma mais simples, porém utilizei apenas em testes de bancada.

    Essa solução é um pouco mais fácil de escalar.

    E X E M P L O 1

    exemplo com 4 links ordenados de acordo com sua prioridade:

    gateway 1 - 10.0.1.1
    gateway 2 - 10.0.2.1
    gateway 3 - 10.0.3.1
    gateway 4 - 10.0.4.1

    ip route add gateway=10.0.1.1 distance=0 pref-src="ip do mk" check-gateway=ping
    ip route add gateway=10.0.2.1 distance=1 pref-src="ip do mk" check-gateway=ping
    ip route add gateway=10.0.3.1 distance=2 pref-src="ip do mk" check-gateway=ping
    ip route add gateway=10.0.4.1 distance=3 pref-src="ip do mk" check-gateway=ping

    Por haver mais de um gateway, o roteador vai entender como melhor rota o gateway que estiver "mais próximo", logo, o gateway padrão será 10.0.1.1 por ter distância "0".
    Essas solução pode ser facilmente escalada para os 14 links que um amigo citou aqui no post.

    Testem e postem os resultados.


    Também li que há dúvidas sobre como fazer um balance.
    Bem, há um modo simples:

    E X E M P L O 2

    *vou usar novamente o ambiente do exemplo 1

    ip route add gateway=10.0.1.1,10.0.2.1,10.0.3.1,10.0.4.1 check-gateway=ping

    *sem espaços entre os ips e virgulas

    Porém, os exemplos 2 e 3 ainda nao testei nem em bancada, quero ouvir opiniões de vocês, acho que ela tem o mesmo efeito do exemplo 1 somado a um balanceamento simples e fácil de escalar com dezenas de links.

    E X E M P L O 3
    *Esse é um pouco mais complexo.

    gateway 1 - 10.0.1.1 (512K)
    gateway 2 - 10.0.2.1 (2M)
    gateway 3 - 10.0.3.1 (4M)
    gateway 4 - 10.0.4.1 (1M)


    ip route add gateway=10.0.1.1,10.0.2.1,10.0.2.1,10.0.2.1,10.0.2.1,10.0.3.1,10.0.3.1,10.0.3.1,10.0.3.1,10.0.3.1,10.0.3.1,10.0.3.1,10.0.3.1,10.0.4.1,10.0.4.1 check-gateway=ping

    *sem espaços entre os ips e virgulas

    Reparem na quantidade de vezes que os gateways se repetem, são proporcionais ao "peso" da velocidade de cada um. Por exemplo o link 3 (4M) se repete 8 vezes por ter o mesmo "peso" de 512k+512k+512k+512k+512k+512k+512k+512k.

    Repito que nao testei essas regras, eu estava lendo e post e fiz aqui de improviso, por isso, pode faltar algum detalhe, e eu conto com as feras do forum para ajudar. =]


    Testem e postem os resultados.
    Abraços.
    Última edição por RinaldoVaz; 01-05-2009 às 00:46.

  16. #36

    Padrão

    Citação Postado originalmente por celiorio2 Ver Post
    ae pessoal postei o tutorial com a ajuda do maxmello fizemos o wiki !

    Tutoriais/Wireless/FailOver-Link de Sombra - UnderLinux Wiki

    pode ser de grande utilidade pra muita gente!
    Muito obrigado, vai ser muito útil.

  17. #37

    Padrão

    Citação Postado originalmente por celiorio2 Ver Post
    ae pessoal postei o tutorial com a ajuda do maxmello fizemos o wiki !

    Tutoriais/Wireless/FailOver-Link de Sombra - UnderLinux Wiki

    pode ser de grande utilidade pra muita gente!
    Fiz no meu mk e funcionou bem.
    Porem como ele retorna ao link principal quando voltar? Ja que meu link default tem 2/2mb e meu secundario tem 512.

    Um []ao

  18. #38

    Padrão

    Celiorio, ele retorna ao link default ou preciso rodar o script de off do link backup?

  19. #39

    Padrão Help-me

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Vai em Tool, Netwatch, adiciona 2 regras, uma pingando o ip Virtua 192.168.1.1
    e outra pingando o ip Speedy IP 192.168.2.1.

    Vai em IP, Adress, e adiciona 2 ips, na mesma faixa desses 2 ai, pra pinga eles...

    Em System, Script, ai vc adiciona os 4 Scripts, um pra ON, e outro pra OFF, de cada ip.... fazendo eles bloquearem e ativarem as regras suas...

    as Configuracoes do Script, vai variar conforme vc usa ai,, se vc usa um link so, e quando cai vc usa o outro, q axo q nao eh isso q vc faz, vc cria o script, On pra ativar um, e script off, pra desativar o outro...

    Eu por ex. usava rotas, tinha 3 links, quando um caia o outro assumia.... Ex.:
    Código :
    ip route set [/ip route find comment="nome do comentario da rota"] disable=on
    Ai eu adicionava esse comando no Scrip, pra Ativar a ROTA... blz... ai varia conforme suas configuracoes e ideias, ja cheguei a monta um monitoramento de 18 links, e quando caia um ele ativava o outro, fazendo balanceamento NTH ainda...
    Boa noite caro companheiro de fórum, acompanhei seus posts, e resolvi lhe pedir uma contribuição, estou tentanto fazer um load balance de 2 links apenas. Optei primeiramente em fazer o LB publicado na wiki do CATVBrasil e depois o do JeanFrank, o qual ele faz para 5 links (adaptei-o para os dois links). Tanto no primeiro como no segundo, apenas um link respectivamente funciona. Implementei o script para failOver do nosso companheiro Thiagotgc, obviamente para quando um cair o outro 'segurar'.

    Meu objetivo, é deixar os dois links funcionando normalmente com o LB e o FailOver, será para segurar o trafego quando um cair e quando o link voltar, ficar funiconado os 2 de novo? O que da pra fazer com o scrip FailOver postado no topo deste post???

    Você pode contribuir para que eu chegue em meu objetivo ???

  20. #40