+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Configurando DHCP

    Pessoal, gostaria de saber se tem alguma ferramenta para configurar um servidor de DHCP sem ser pelo arquivo de configuração?
    To fazendo uma interface gráfica em c/c++ para configurar um servidor DHCP. Fica muito difícil levantar e alterar a configuração do DHCP utilizando arquivos de configuração. Então estou tentando descobrir se existe alguma ferramenta que configura o DHCP pela linha de comando por exemplo. Algo similar, por exemplo, ao iptables. Um que meu programa possa configurar sem mexer muito com arquivos, o que torna o programa lento.

    Valeu pessoal!!!

  2. #2

    Padrão

    Cara tem um script que uso no trampo porém num é de minha autoria e não tenho a autorização de publicação pois não fui permitido.
    Nunca ouvi falar em algum programa pra fazer isso.
    Conheço um para windows que pega todos os hosts da rede que estão UP e mostra tudo do pc de quem vc marcar.

    Chama-se GFI Languard

    Espero ter ajudado.

  3. #3

    Padrão

    cara vc já ouviu falar no webmin??? com ele vc poderá configurar tdo via web mesmo.. desde e-mail ateh um servidor dhcp ou web.. dah uma pesquisada...

  4. #4

    Padrão

    Valeu...Mas a idéia era usar a linha de comando por causa do programa em c++...se bem que eu tenho como criar uma conexão http através do programa e enviar os comandos...mas dá muito trabalho... Putz...tem que ter uma ferramenta que auxilia a configurar servidores DHCP em linha de comando....Não acho nada na net...

    Mesmo assim muito obrigado...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magnun Leno da Silva Ver Post
    Valeu...Mas a idéia era usar a linha de comando por causa do programa em c++...se bem que eu tenho como criar uma conexão http através do programa e enviar os comandos...mas dá muito trabalho... Putz...tem que ter uma ferramenta que auxilia a configurar servidores DHCP em linha de comando....Não acho nada na net...

    Mesmo assim muito obrigado...
    Dá para pegar o fonte do pacote dhcp do webmin e aproveitar alguma coisa. Deve ser escrito em C e faz os ajustes através de interface web.

  6. #6

    Padrão

    cara será se sou o unico maluco que acha que configurar um dhcp por linha de comando fácil? Oo

    olha meu caro não te prometo nada, mas na minha faculdade um tcc de um aluno foi automatizar tudo num sistmea ( dhcp, iptables, apache, cbq) e se não me engano mais um.

    Prometo que se o fonte dele for OpenSource pedirei ao mesmo pra me deixar postar aqui.

    mas pense bem, dhcp, muda: /etc/dhpcd.conf
    startar o serviço
    configurar maquinas clientes.

    e olha que o dhcpd nem da muito trampo hehhe

  7. #7

    Padrão

    Hehe...Cara, acredita que estou fazendo quase a mesma coisa??? Estou criando um programa para unificar a configuração de todos os serviços básicos para um dispositivo ativo de redes... iptables, cbq, dhcp, vtund, quagga... Só que estou fazendo uma interface gráfica para isso...Estou fazendo um servidor no linux que receberá comandos de uma interface gráfica (também criada por mim) para configuração remota destes serviços... Conhece o Mikrotik??? É mais ou menos um desse que eu to fazendo...
    Bem cara muito obrigado pela ajuda... Eu também prefiro configurar tudo por linha de comando...
    Valeu pela ajuda... Se não rolar de me arranjar vou acabar desenvolvendo um... Tive uma idéia já..Se alguém se interessar depois eu posso postar o código...

    Valeu...