+ Responder ao Tópico



  1. #1
    jesueld
    Visitante

    Padrão 900 mhz.. homologado anatel

    ola pessoal comprei um kit 900 mhz ubiquit sr9 700 mw de potencia.. estou alugando uma torre de uma empresa de internet wireless. mas a duvida é.. esse procedimento e legal.. sera que vai da dor de cabeça pro pessoal da torre..

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    vai ter e muita pois 900mhz não é homologado

  3. #3

    Padrão

    Jusueld, me diga se vc está satisfeito com o seu link de 900Mhz. Acabei de adquirir 1 AP e 1 SM Canopy da Motorola, para fechar um link com 32 milhas (50Km aprox).

    Ambos estão com refletores e não há visada direta, pois entre os pontos existem grande quantidade de mata tropical.

    Em um teste na cidade, conseguimos fechar o link de 4 milhas sem visada entre os prédios ligando um bairro da periferia à nossa torre no centro sem problemas, sem o uso da antenas refletoras e tivemos sucesso.

    Quanto a não homologação, e os telefones de 900Mhz ? Agora o detalhe é que este link que faremos de 32 milhas não é para uso comercial.

    Servirá para atender uma empresa que explora uma fazenda onde a casa sede precisa ser informada a partir de um ponto de captação do rio S.Francisco, da vasão, precipitação, etc etc, para que seja acionado o sistema de irrigação.

    Ou seja, um sistema pluviométrico que informará através do link de rádio de 900Mhz até a casa sede o quanto deverá ser liberado de água para irrigar determinado local onde este sistema pluviométrico está instalado.

    Acredito que o uso de 900Mhz possa não estar homologado para comercialização de link internet, etc. etc. Antes este sistema funcionava com 5.7 da Canopy. Porém, dada a alteração da mata, tinhamos muita perda de pacote e a solução era cada vez mais aumentar a torre na casa sede (que já tem 35 metros.).

    Com 900Mhz, esperamos fechar este link sem visada e sem necessidade de aumentar as torres em ambos os locais.

    Informações sobre o equipamento aqui:

    Motorola Canopy 900MHz Access Point w/ Integrated Antenna

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cunhajr Ver Post

    ....

    Quanto a não homologação, e os telefones de 900Mhz ? Agora o detalhe é que este link que faremos de 32 milhas não é para uso comercial.

    ....

    Acredito que o uso de 900Mhz possa não estar homologado para comercialização de link internet, etc. etc....
    Nada a ver uma coisa com a outra, todo equipamento de RF deve ser homologado pela Anatel, independente do uso.
    Os telefones sem fio 900MHz, 2.4 GHz e 5.8 GHz são homologados (marcas sérias). Lógico que, como existem os APs xingling não homologados que muitos usam como se fosse o suprasumo da tecnologia, existem vários telefones que também não são.

  5. #5

    Padrão

    Sérgio: Os APs/SMs de 900Mhz não são homologados pela Anatel, e acho também que como são equipamentos de US$ 1,500.00, não são xinglings.....

    Mas não estou aqui para defender marcas, patentes, homologações e sim compartilhar a experiência.

    Os Rádios foram montados e colocados em funcionamento ontem:

    Resultado:

    Session Status List
    LUID: 002 : MAC: 0a-00-3e-f2-49-f9 State: IN SESSION (Encrypt Active)
    Site Name : Brennand
    Software Version : CANOPY 7.3.6 Oct 24 2005 12:06:56
    Software Boot Version : CANOPYBOOT 3.0
    FPGA Version : 020205 (DES) P9
    Session Timeout: 13, AirDelay 723 (approximately 6.71 miles (35427 feet))
    Session Count: 3, Reg Count 2, Re-Reg Count 1
    RSSI (Avg/Last): 1026/1025 Jitter (Avg/Last): 2/2 Power Level (Avg/Last): -59/-59

    Link SEM VISADA, apenas 1 AP e 1 SM com refletora apenas no SM.
    Entre o AP e o SM existe uns 3 bairros inteiros, com prédios de 10 andares, e do ponto AP não se enxerga com binóculos, lunetas, telescópios, etc, o SM.

    É homologado ? NÃO. Tem Riscos: SIM. Somos provedores e temos torres com zilhoes de antenas em nossa base (cobertura de um prédio residencial com 36 pavimentos) ? NÃO. Então o Risco para mim é ZERO.

    E o resultado ? funciona, estamos satisfeito, levaremos adiante o projeto de colocar na fazenda como citamos anteriormente....

  6. #6
    Luciana-Martins
    Visitante

    Padrão

    Errado,
    Existem sim AP/SM na Linha 900 Mhz Homologado pela ANATEL!



  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Luciana-Martins Ver Post
    Errado,
    Existem sim AP/SM na Linha 900 Mhz Homologado pela ANATEL!


    Então Luciana, me diz onde, pois procurei no site da Anatel e somente 2.4, 5.2 e 5.7GHz, estão lá como homologados....

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cunhajr Ver Post
    Sérgio: Os APs/SMs de 900Mhz não são homologados pela Anatel, e acho também que como são equipamentos de US$ 1,500.00, não são xinglings.....

    Mas não estou aqui para defender marcas, patentes, homologações e sim compartilhar a experiência.
    .....
    Correto, agora você disse tudo, compartilhar experiência sobre o equipamento e/ou determinada situação técnica, não emitir um "ACREDITO QUE"...

    O que fiz foi esclarecer que não existe esse negócio de "eu acho que...". A regra é clara, como diria um comentarista de futebol na TV, qualquer equipamento de RF deve ser homologado pela Anatel, independente de preço, marca ou modelo.

  9. #9

    Padrão

    Tem radios de muitas marcas que são uma fortuna e não é homologado pela Anatel e são homologados em outros paises.