Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxmelo Ver Post
    O que siginifica e para que servem?

    Ack:

    Unack:

    Reprobe:


    Postem aqui tb outras duvidas sobre o Dude.
    Seguinte:
    Antes de mais nada, considero-me um bebê nessa área, estou engatinhando ainda, rsrsrs...
    Desculpem se estou enviando algo que não vai servir pra elucidar, mas aí está o que achei sobre ACK e UNACK.
    (Não sei se isto aplica-se ao Dude, não tenho ele instalado):

    ACK:
    Antes de começar qualquer conexão com algum servidor, o cliente manda um SYN

    (requisição), o servidor retorna com um SYN/ACK, e finalmente o cliente manda um ACK

    e a conexão esta feita e pronta pra troca de dados.

    SYN e ACK são flags usados no envio e recebimento de pacotes.

    Quando é feita uma solicitação, ela vai com flag SYN, respondida com um ACK.
    Existem rádios que vem com opção de você regular o ACK.

    O controle de ACK timeout serve para otimizar o throughput de uma transmissão ao máximo. Este valor corresponde a uma temporização interna do protocolo de comunicação. Basicamente, seria o tempo de espera de um pacote. Se você colocar um

    tempo muito alto, o rádio vai ficar esperando um tempo desnecessário, diminuindo a eficiência (throughput) da conexão. Se você colocar um tempo muito baixo, o rádio vai “desistir” de esperar antes mesmo do pacote ter chegado ao destino, causando novamente a diminuição de eficiência (throughput) da conexão.
    E é esse o principal motivo da perda de desempenho em distâncias longas, pois os rádios que utilizam o protocolo 802.11a/b/g, são otimizados para curtas distâncias! E quanto maior a velocidade da conexão, mais notável se torna esta perda.
    Com a possibilidade de ajuste do ACK timeout, é possível aumentar (e muito) a eficiência de um link ponto a ponto, tirando o máximo proveito possível!
    Como exemplo, podemos citar um link teste de 6Km usando um rádio 802.11a com controle de ACK. de 1M de throughput, ele pulou para incríveis 17M real! Somente ajustando o ACK Timeout. Esta configuração é muito particular e pode variar de hardware para hardware. O melhor ajuste será encontrado somente testando.
    Atualmente, não temos uma tabela com valores de referência. E este valor vai depender também, se o rádio estiver operando no padrão 802.11b ou 802.11g. Valores default, de fábrica giram em torno de 90. Quanto maior a distância do link, maior deverá ser o valor do ACK Timeout, podendo ir até no máximo ao valor 255.

    UNACK:
    É uma espécie de contador utilizado para ajuste de ACK.
    Quando o pacote ACK é recebido o intervalo de tempo da resposta é cronometrado.
    O intervalo é sempre reajustado (para seu valor original) para comparar com o próximo pacote ACK. Isto resulta em um intervalo de intervalo muito maior para o próximo pacote, permitindo bastante folga na retransmissão.

    REPROBE, acho que deve ser outro contador associado a isso tudo, que deve fazer ignorar alguns pacotes, sei lá!

    Flw

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por falcaobr Ver Post
    Seguinte:
    Antes de mais nada, considero-me um bebê nessa área, estou engatinhando ainda, rsrsrs...
    Desculpem se estou enviando algo que não vai servir pra elucidar, mas aí está o que achei sobre ACK e UNACK.
    Flw
    Parabéns, mesmo que não seja a resposta mais adequada, já dá uma luz. E ainda chama a atenção para uma configuração bem importante para os casos de enlaces de longa distância.

    Valeu!