+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Instalação de Antena

    Olá galera, sou novo, e, estou começando meu projeto wireless. Minha dúvida é a seguinte:
    Tenho uma torre de aproximadamente 20/25m com um para-raio na ponta. Eu posso utilizar essa mesma torre para colocar uma antena de grade (no meio da torre), e, fazer um suporte (como um L) para por uma omini na ponta também? Caso isso seja possível, existe distância entre ambos (grade, omini e para raio) que devo respeitar?

  2. #2

    Padrão

    O para raio tem que ficar no topo da torre enguanto as antenas pode ficar logo abaixo nao tem problema

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Belezao Ver Post
    Olá galera, sou novo, e, estou começando meu projeto wireless. Minha dúvida é a seguinte:
    Tenho uma torre de aproximadamente 20/25m com um para-raio na ponta. Eu posso utilizar essa mesma torre para colocar uma antena de grade (no meio da torre), e, fazer um suporte (como um L) para por uma omini na ponta também? Caso isso seja possível, existe distância entre ambos (grade, omini e para raio) que devo respeitar?
    Olá colega, vc pode utilizar sim a torre, lembrando se sempre de fazer a coisa certa, dica; se vc for utilizar omine coloca sempre abaixo de qualquer outra antena para a mesma não interferir nas outras, ela deve ficar em um suporte com aproximadamente 1 metro de distancia da torre, se for colocar mais antenas deixe uma distancia de uns 5 metros da omine e quanto ao para raio se ele estiver bem feito não tem problema ficar proximo, não pode ficar encostado do cabo de descida, espero ter ajudado boa sorte.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cleiton_spider Ver Post
    Olá colega, vc pode utilizar sim a torre, lembrando se sempre de fazer a coisa certa, dica; se vc for utilizar omine coloca sempre abaixo de qualquer outra antena para a mesma não interferir nas outras, ela deve ficar em um suporte com aproximadamente 1 metro de distancia da torre, se for colocar mais antenas deixe uma distancia de uns 5 metros da omine e quanto ao para raio se ele estiver bem feito não tem problema ficar proximo, não pode ficar encostado do cabo de descida, espero ter ajudado boa sorte.

    Valeu colega! Minha idéia é a seguinte: Colocar a omini na ponta, com um suporte, ficando assim paralela a torre 1m, e, colocar a grade abaixo(precisa ser 5m?) Ou seria melhor inverter, colocar a grade na ponta e a omini abaixo (precisar ser 5m de distancia da grade tb?).

    O cenário é o seguinte, veja se eu estou fazendo certo:

    Eu preciso utilizar banda larga em um sitio, mas o sinal speedy não chega, então foi instalado o speedy em um outro da cidade ( neste ponto não se usa a internet, fica somente o modem ADSL, um pc rodando brasilfw e um radio z120 com uma antena de grade aquario 24db). O sinal é enviado para o sítio (tem visada boa e distancia de 3 a 4 KM) que recebe este sinal em outra antena de grade aquario 24db), ligada a outro radio z120, que está ligado a um HUB 8 portas distribuindo o sinal para 3 micros. Isso já funciona hoje, porém, surgiu a necessidade de distribuir o sinal para outros locais no sitio, mas não dá para fazer via cabo.

    Então, no sitio, pensei em colocar a antena de grade na torre para receber o sinal da cidade, e, colocar a omini para distirbuir para os pontos que necessitam do sinal (no maximo 10 pontos), colocando uma grade para cada um deles. O ponto mais perto deve ter 20m e o mais longo 1km. Todos os pontos tem visada boa, somente 2 pontos, mesmo tendo booa visada ficam num nível bem mais baixo.

    Pretendo colocar uma omini de 8db. Todos os rádios serão z120. Essa rede será usada somente para Internet.


    Só mais uma dúvida, se eu colocar somente a omini na torre, ela seria capaz de receber o sinal da cidade, e, retransmitir aos outros pontos?

  5. #5

    Padrão

    colega o caso seu é muito simples, coloca uma grade onde esta o speed, aponta ela pra outra grade na torre, essa grade da torre coloca ela na ponta da torre, a omini coloca em um suporte ao lado da torre deixando uma distancia de 1 metro da lateral da torre e uns 4 metros da grade, interliga tudo no hub e ja era, ta feito.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cleiton_spider Ver Post
    colega o caso seu é muito simples, coloca uma grade onde esta o speed, aponta ela pra outra grade na torre, essa grade da torre coloca ela na ponta da torre, a omini coloca em um suporte ao lado da torre deixando uma distancia de 1 metro da lateral da torre e uns 4 metros da grade, interliga tudo no hub e ja era, ta feito.
    Beleza, era o que eu estava pensando, minha duvida, era qual ordem usar as antenas.

  7. #7

    Padrão

    amigo eu nao sei se ficou bem claro pra voce, mas voce tem que colocar a de grade acima da omni tá.. quanto menor o angulo de abertura mais acima deve estar. por exemplo, se tens pra colocar uma de grade uma setorial e uma omnia ordem será.

    a omni, dai no meio a setorial e na ponta a de grade

  8. #8

    Padrão

    Ficou bem claro sim , colocarei a grade na ponta da torre, a omini 4m abaixo e 1m paralela a torre

  9. #9

    Arrow

    Faz um suporte em C com dois pontos de apoio na torre, vai evitar que a antena fique balançando, a antena tem que ficar no mínimo 1,5 metros abaixo do captor do pára-raios.

  10. #10

    Padrão

    Olá amigos, depois de muito tempo o projeto saiu, mas estou com alguns problemas( logo no primeiro dia):
    Produtos utilizados:
    1 omini 8dbi Hyperlink
    4 grades aquario 24dbi
    5 radios ziwell g120

    Quem instalou a omini na torre foi um eletricista, e ele fixou-a diretamente na torre, ficando apenas alguns centrimetros paralela a torre (1-Quais os problemas que isso pode dar?).
    2-Quando entro no site survey (acho que e esse o nome) do radio g120 dos clientes, o RSSI varia entre 90 e 65 e, o Quality varia entre 98 e 70 entre os clientes, porém existe uma imensa perda de pacotes, ficando muito dificil navegar. Como sou novato, ainda não tinha pensado em entrar no site survey da omini para ver como está, será que ela está enviando o sinal forte, mas as antenas grades dos clientes enviando o sinal fora da omini. ( O ajuste foi feito apenas no visual, pois as antenas estão todas proximas, entre 100 e 800m)
    3- Esse cliente que está a 800m da omini fica bem abaixo do nivel ( um verdadeiro buraco), mas foi colocado um poste de 20m de altura ( possibilitando assim visada entre as 2 antenas) e mesmo assim não consigo achar o sinal neste cliente, o que devo fazer para tentar achar o sinal?
    Muito obrigado a todos que puderem me ajudar.

  11. #11

    Padrão

    A omni próximo da torre: Do lado da torre que a omni está, a torre funciona como pequeno refletor das ondas;
    Do lado oposto, a torre funciona como sombra para irradiação do sinal, mas nem por isso poderia perder tantos pacotes como vc citou.
    Aposto mais nos cabos e conectores.
    Qual o papel das quatro mini-parabólicas de grade?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por VIASATT Ver Post
    A omni próximo da torre: Do lado da torre que a omni está, a torre funciona como pequeno refletor das ondas;
    Do lado oposto, a torre funciona como sombra para irradiação do sinal, mas nem por isso poderia perder tantos pacotes como vc citou.
    Aposto mais nos cabos e conectores.
    Qual o papel das quatro mini-parabólicas de grade?
    Em relação as grades: São 4 grades que devem receber o sinal da omini para navegar.

    Em relação a Omini: 1- Na situação de refletor, acho que não teria problemas, pois não haverá nenhum cliente deste lado da omini ( desde que isso não infuencie o outro lado).
    2- Na situação sombra ( não sei o que é isso, voce poderia me explicar) é exatamente onde os 4 clientes estão apontando para a omini, qual seria o impacto da desta sombra sobre esses clientes?

    3- A 1ª grade está a 100m da omini, entrei no site survey desta grade, e obtive o seguinte : RSSI 90(-18 dbm) quality 98

    4 - 3- A 2ª grade está a 150m da omini, entrei no site survey desta grade, e obtive o seguinte : RSSI 70(-43 dbm) quality 89

    5- A 3ª grade está a 500m da omini, entrei no site survey desta grade, e obtive o seguinte : RSSI 61(-53 dbm) quality 98

    6- A 4ª grade está a 800m da omini, dentro de um buraco (bem fundo), então foi colocado um posto de 20m e , com isso, a grade e a omini dão visada. Este eu não consigo achar o sinal no site survey.

    Minha duvida é a seguite, eu fui em todas as grades e analisei o sinal recebido pela omini, porém, pela minha inesperiencia, não fiz o inverso, não fui na omini e analisei o sinal das grades. Não sei nem mesmo se isso é necessário, pois se grades estão recebendo o sinal, a omini também deveria estar recebendo o sinal das grades, não está correto? (Estou com um pressentimento que o problema está aqui, será que as grades não estão enviando o sinal na direção correta da omini ?)
    Hoje eu vou lá novamente, e vou analisar o site survey da omini, aliás, este é o procedimento correto para fazer o alinhamento?

    Outra coisa, o tecnico que fez os cabos utilizou cabo RGC 8 alegando que este tem qualidade melhor.
    Como voce sugeriu que o problema pode estar nos cabos ou conectores, quais testes poderia fazer, estes eu já fiz e aparentemente está ok. Somente no teste 2 com um multimetro digital, na escala 200 deu 00.3, nas outras escalas deu tudo 0. Obs.: testei diretamente na conexão da antena ( sem nenhum cabo conectado e tb deu 00.3)

    Como posso testar as conexões de cabo?
    TESTES A SEREM EXECUTADOS

    Após a montagem do cabo, alguns testes simples devem ser executados afim de eliminar problemas que poderão ocorrer com os mesmos.

    São testes rápidos que dependem de alguns equipamentos especiais, porém baratos que podem ser encontrados em qualquer loja de manteriais elétricos.


    1.Com um multimetro, faça o teste de conexão direta entre a malha e o centro do cabo. Verifique se os mesmos não estão em curto e se uma ponta está em conexão com a outra.

    2.Verifique também com o multímetro se a impedância é menor que 0,1 entre os testes diretos.

    3.Conectada a antena, verifique se a malha e o centro do cabo estão em curto, caso não estejam verifique se sua antena é multipolarizada.
    Última edição por Belezao; 10-08-2007 às 08:17.

  13. #13

    Padrão

    Acabei de chegar do local do problema, e, ainda bem está quase tudo ok.
    Grade 1, 2 e 3 problemas solucionados. Perto da omini havia uma antena de radio amador, foi só muda-lá de posição que funcionou beleza.
    Agora só resta este probelma:

    6- A 4ª grade está a 800m da omini, dentro de um buraco (bem fundo), então foi colocado um posto de 20m e , com isso, a grade e a omini dão visada. Este eu não consigo achar o sinal no site survey.

    Se alguem puder me ajudar.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Belezao Ver Post
    Acabei de chegar do local do problema, e, ainda bem está quase tudo ok.
    Grade 1, 2 e 3 problemas solucionados. Perto da omini havia uma antena de radio amador, foi só muda-lá de posição que funcionou beleza.
    Agora só resta este probelma:

    6- A 4ª grade está a 800m da omini, dentro de um buraco (bem fundo), então foi colocado um posto de 20m e , com isso, a grade e a omini dão visada. Este eu não consigo achar o sinal no site survey.

    Se alguem puder me ajudar.
    Da visada no buraco, mas vc conseguiu apontar a grade certinho na omni?
    Qual o comprimento desse cabo?
    Qual placa ou radio tem nesse cliente?
    Até mais.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por VIASATT Ver Post
    Da visada no buraco, mas vc conseguiu apontar a grade certinho na omni?
    Qual o comprimento desse cabo?
    Qual placa ou radio tem nesse cliente?
    Até mais.
    Muito obrigado pela atenção! O problema foi solucionado! O radio é o ziwell g120, e, era justamente ele que estava com problemas: Pesquisando eu achei o programa netstumbler e fui testando, o radio enviava o sinal no máximo a 400m, toquei-o por outro igual e tudo ficou ok. Antes de troca-lo, salvei o configuração do novo e instalei nele, mas mesmo assim não funcionou.
    A propósito, o sinal no site survey deste radio é o seguinte RSSI 53(-58 dbm) quality 96. Isto é bom, ou pode me dar problemas? Em 10 minutos de ping para a omini não perdeu nenhum pacote, e ficou entre 2 e 4ms, alguns poucos pacotes chegaram 50ms.

  16. #16

    Padrão

    -58 db está muito bom
    Me esqueci de te explicar, zona de sombra é um local onde o sinal não chega ou chega muito fraco. Ex: um baixo relevo (buraco como vc falou), atras de um prédio ou um morro ou outro abstáculo. É como se vc imaginasse sua omni irradiando luz, atras desses obstáculos, vc não terá luz, ou seja, é zona de sombra.

  17. #17

    Padrão

    Muito obrigado pelos esclarecimentos!!
    Agora que está tudo funcionando perfeitamente, gostaria só de mais um esclarecimento:
    Como tudo está perfeito, você acha que devo deixar como está, ou devo colocar uma mão francesa para afastar a omini da base da torre? Quanto seria a medida? 80cm, 1m ?

  18. #18

    Padrão

    Com esses clientes próximos vc não terá problemas, mas quando começar a instalar clientes mais distantes poderá ter. Deixe ela pronta, hora que for fazer alguma manutenção já aproveita e instala. Pode se de 1 metro, mas faz no formato de um ´´C`` para fixar em cima e embaixo, se não balança muito se for em ´´L``.
    Última edição por VIASATT; 12-08-2007 às 21:52.