+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controlar um MT atravez de outro Mikrotik?

    estou montando a seguinte estrutura aki

    mk servidor-----ap senao - - - - - > Ap mk1 - - - - > Ap MK2

    do ap mk1 ao ap mk2 são interligados atravez de duas 530 5.8ghz
    tanto o Ap mk1 como o ap mk2 tem uma 520 ligada a uma omini
    mk1 esta como (ap bridge) e o mk 2 como (station)
    minha pergunta é como de um micro ligado ao MK servidor posso controlar
    o AP MK 2 ???
    todos eles fazem proxy e controle de banda e controle de ip/mac

  2. #2

    Padrão

    amigo..
    o que eu faço aqui na minha rede é bridge entre todos mks...tenho 1 principal que faz apenas regras de firewall (virus e etc) e web-proxy e os outos que são todos repetidoras 2.4 tambem fazem controle de banda e controle de mac...

    faz o seguinte: configura o senao em bridge, e nos mks cria uma bridge e poe as interface de entrada do link e de saida do link (menos as 2.4 das repetidoras) e poe o ip da rede na bridge criada em cada mk...assim voce de qualquer mikrotik acessa qualquer outro mikrotik..

    qualquer duvida posta ae

    abraços

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    amigo..
    o que eu faço aqui na minha rede é bridge entre todos mks...tenho 1 principal que faz apenas regras de firewall (virus e etc) e web-proxy e os outos que são todos repetidoras 2.4 tambem fazem controle de banda e controle de mac...

    faz o seguinte: configura o senao em bridge, e nos mks cria uma bridge e poe as interface de entrada do link e de saida do link (menos as 2.4 das repetidoras) e poe o ip da rede na bridge criada em cada mk...assim voce de qualquer mikrotik acessa qualquer outro mikrotik..

    qualquer duvida posta ae

    abraços
    Aproveito o gancho pra perguntar a vc, thenet, pois tenho dúvida. Qual a diferença em deixar de fora da bridge as 2.4 das repetidoras? É por ele provavelmente estar fazendo NAT? Pq aqui uso em bridge tudo, quem faz nat e proxy é um servidor que roda o Myauth, e em todas as interfaces minhas eu tenho uma bridge interligando-as, e o IP (que neste caso é só pra acesso ao MK) está alocado na placa de rede. Posso fazer algo pra melhorar isso? Tipo, usar a bridge somente na interface de backbone + ethernet, deixando de fora as das antenas setoriais?

    Desculpa tanta pergunta!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    estou montando a seguinte estrutura aki

    mk servidor-----ap senao - - - - - > Ap mk1 - - - - > Ap MK2

    do ap mk1 ao ap mk2 são interligados atravez de duas 530 5.8ghz
    tanto o Ap mk1 como o ap mk2 tem uma 520 ligada a uma omini
    mk1 esta como (ap bridge) e o mk 2 como (station)
    minha pergunta é como de um micro ligado ao MK servidor posso controlar
    o AP MK 2 ???
    todos eles fazem proxy e controle de banda e controle de ip/mac
    Bem se vc quer realmente eh controlar um mk através de outro, isso se resolve atravês do mac-telnet em tools, agora se vc deseja eh simplismente acessar através do winbox, basta configurar as rotas e acessar por ip

    o acesso através do mac-telnet normalmente soh é usado quando ainda não tempos configuração de ip e rota ou quando precisamos trocá-las sem ir até ao rádio

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Bem se vc quer realmente eh controlar um mk através de outro, isso se resolve atravês do mac-telnet em tools, agora se vc deseja eh simplismente acessar através do winbox, basta configurar as rotas e acessar por ip

    o acesso através do mac-telnet normalmente soh é usado quando ainda não tempos configuração de ip e rota ou quando precisamos trocá-las sem ir até ao rádio

    poderia me dar um exemplo de como fazer essa rota ?
    ficaria muito grato pq até estou sem controle desse Ap

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    poderia me dar um exemplo de como fazer essa rota ?
    ficaria muito grato pq até estou sem controle desse Ap
    /ip route

    add dst-address=X.X.X.X/32 gateway=Y.Y.Y.Y scope=255 target-scope=10 \
    comment="" disabled=no

    onde x.x.x.x é o endereço da placa que recebe o sinal no mk2 e
    y.y.y.y é o endereço da placa de rede que recebe o sinal no mk1

    dai então para acessar com winbox digite o enderço x.x.x.x

    obs (essas regras partem da suposição que as regras de gateway padrão dos três mk estejão prontas e clientes conectados a qualquer um deles acessem a internet normalmente)