+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Backup emails clientes... Para postfix antes de fazer?

    Esta é bem básica, mas estou postando por não saber a resposta, óbvio hehehe...

    Bom, irei implantar um sistema de Backup no meu conectiva 10, algo bem simples, vou seguir o tutorial do Backup Remoto . Entre os diretórios copiados, incluirei o /var/spool/mail para poder incluir os emails dos clientes, cerca de umas 400 contas. Minha dúvida consiste em ser ou não necessário parar o postfix antes de executar o script, e se existe mais algum serviço que deva ser parado para executar este script.

    Grato pela ajuda!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Esta é bem básica, mas estou postando por não saber a resposta, óbvio hehehe...

    Bom, irei implantar um sistema de Backup no meu conectiva 10, algo bem simples, vou seguir o tutorial do Backup Remoto . Entre os diretórios copiados, incluirei o /var/spool/mail para poder incluir os emails dos clientes, cerca de umas 400 contas. Minha dúvida consiste em ser ou não necessário parar o postfix antes de executar o script, e se existe mais algum serviço que deva ser parado para executar este script.

    Grato pela ajuda!
    Kra eu te aconeselharia a nem perder tempo com isso, em backup de e-mails, por se tratar de uma coisa volatil, que está em constante mudança, e outra imagine vc tem 400 usuarios, com uma cota de 50MB por usuarios. 400 contas x50 Mega = 20GB de E-mail, ou seja puramente desnecessarios.
    Guarde os log do seu servidor de e-mail que é mais importante. e faça backup de coisas necessarias tipo conf, logs, pasta home dos usuarios ftps, banco de dados, entre outras coisa que vc tem nesse servidor. Agora BKP de EMAIL, nem perca tempo, imagine se vc tivesse 1000 contas.

    Beleza essa é a minha opnião, agora se você achar que a necessidade se prepare porque vc vai precisar de um Gigas e gigas para isso.

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LinuxKids Ver Post
    Kra eu te aconeselharia a nem perder tempo com isso, em backup de e-mails, por se tratar de uma coisa volatil, que está em constante mudança, e outra imagine vc tem 400 usuarios, com uma cota de 50MB por usuarios. 400 contas x50 Mega = 20GB de E-mail, ou seja puramente desnecessarios.
    Guarde os log do seu servidor de e-mail que é mais importante. e faça backup de coisas necessarias tipo conf, logs, pasta home dos usuarios ftps, banco de dados, entre outras coisa que vc tem nesse servidor. Agora BKP de EMAIL, nem perca tempo, imagine se vc tivesse 1000 contas.

    Beleza essa é a minha opnião, agora se você achar que a necessidade se prepare porque vc vai precisar de um Gigas e gigas para isso.
    Me enganei ao afirmar q eram 400 usuários, na realidade o /etc/passwd tá em 774 users.. mas o total hoje de ocupação do /spool/mail está em 3,3 Gb... e meu maior medo é de o HD abrir o bico e eu perder tudo, sabe? É um hd scsi de 36 gb, e tem dias q ele faz um barulho estranho direto... O que seria bom eu incluir nesse backup? /home tem pouco coisa, só tenho 1 usuário q tem site...

    /etc
    /var/spool/mail
    /var/log

    e o que mais? a idéia seria de fazer 1 vez por semana, já seria melhor que não ter né?