+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Lentidão Cartão Atheros

    Boa tarde amigos, instalei recentemente um cartão atheros em meu mikrotik e notei que em alguns clientes o ping está altissimo .... os clientes mais longe ... eu gostaria de saber se isto tem relação com a potência emitida ( atualmente em 17db ), ou alguma outra configuração ...

  2. #2

    Padrão

    Ping só funciona como base de velocidade, quando vc tem certeza que o cara nao está trafegando dados.

    Desta forma, tenho clientes que normalmente, tem ping 1ms, se o cara navegar ou baixar alguma coisa, o ping vai para 400ms..

    Então, tenha certeza do procedimento.

    O mesmo serve para quando o cartão está com tráfego alto, aí nao tem jeito... vai dar ping alto mesmo, mas não quer dizer que o cara esteja sofrendo com latencia... só se o pc dele estiver parado, e com ping 500ms, daí lascou.. abraços


    Alam Dias

  3. #3

    Padrão ...

    Eh ... isso mesmo ... o cliente sem atividade nenhuma na maquina continua com ping alto ... e uma lentidão que só ... hoje pela manhã estava tudo normal ... porem quando fui pendurando mais clientes na rede ficou lento ! Alguem pode me dizer se esses cartões tem alguma configuração adicional ???


    Abraços

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Eh ... isso mesmo ... o cliente sem atividade nenhuma na maquina continua com ping alto ... e uma lentidão que só ... hoje pela manhã estava tudo normal ... porem quando fui pendurando mais clientes na rede ficou lento ! Alguem pode me dizer se esses cartões tem alguma configuração adicional ???


    Abraços
    Quando vc notar os pings altos, dá uma olhada se o vlr do ACK está alto ou não. Pode ser interferência isso daí, ou sinal muito ruim. Se o ACK estiver alto, além do ping ter tempo alto pode ocorrer perdas de pacotes. Vivenciei isso na prática aqui no provedor, foram 2 semanas muito ruins pra mim. No final, descobri que era interferência, e resolvi o problema colocando antenas setoriais no lugar da omni. Tive que trocar em 2 bases. Se vc ver que tem ACK alto na interface, vai em Wireless e olha de cliente em cliente pra ver qual deles está gerando esse ACK alto. Compare o nível de sinal, se estiver ruim vá lá ajeitar a antena, conectores, etc... Se ele estiver com sinal bom, e mesmo assim com ACK alto, é grande a chance de ser interferência.

    Posta aí o resultado...

  5. #5

    Padrão ...

    ... Bom interferencia eu sei que não é pq eu uso paineis da Hyperlink com polarização horizontal ( ninguem aqui usa ), meu ACK time out tá em torno de 259, 213, 333 e fica oscilando. Porém notei que tem um cliente com o ack em 213 e todo o restante em 56 e 58, o meu problema pode estar neste cliente ??? Isto pode prejudicar a minha rede ???

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    ... Bom interferencia eu sei que não é pq eu uso paineis da Hyperlink com polarização horizontal ( ninguem aqui usa ), meu ACK time out tá em torno de 259, 213, 333 e fica oscilando. Porém notei que tem um cliente com o ack em 213 e todo o restante em 56 e 58, o meu problema pode estar neste cliente ??? Isto pode prejudicar a minha rede ???
    Exatamente! Esse cliente aí q tá puxando o ack pra cima! Aqui chegou a 408, ainda não tive tempo de visitar esse cliente, pq tá complicado o tempo aqui... mas amanhã vou dar uma observada e se ele conectar e tiver alto naquela interface o ACK, vou mandar alguém lá pra ver!

  7. #7

    Talking

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Exatamente! Esse cliente aí q tá puxando o ack pra cima! Aqui chegou a 408, ainda não tive tempo de visitar esse cliente, pq tá complicado o tempo aqui... mas amanhã vou dar uma observada e se ele conectar e tiver alto naquela interface o ACK, vou mandar alguém lá pra ver!


    Bom, to com ele on line no msn e ele diz que nao abre página nenhuma .... mas conecta msn .... isto deve ser problema de conectorização neh ??? Amanhã irei lá para ver se consigo resolver ... à propósito para que serve o ack ???

  8. #8
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Bom, to com ele on line no msn e ele diz que nao abre página nenhuma .... mas conecta msn .... isto deve ser problema de conectorização neh ??? Amanhã irei lá para ver se consigo resolver ... à propósito para que serve o ack ???
    Aqui tem acontecido bastante problemas de infiltração de água nos conectores... parece que pegamos um lote de fita de alta fusão porcaria... pode ser isso.

    Bom, quanto ao ACK vou ficar te devendo uma explicação teórica, dá uma pesquisada aqui no fórum, deve ter algo. Eu uso apenas como um tipo de "Medidor Tabajara de Qualidade da Conexão"... hehehehe... bom, se ele for pra isso mesmo, retiro o "Tabajara". Mas o pessoal andou comentando aí que teria a ver com distância do cliente até a base,etc... Vamos deixar os "feras" em MK responder.

    Valeu!

  9. #9

    Padrão

    ACKnowledgment code

    é um sistema utilizado para saber se o receptor ja recebeu o pacote e esta pronto para receber o proximo... é +- assim

    serverA manda pacote para o serverB, o serverA assim que envia, começa a contar um tempo (ACK TIMEOUT), se dentro deste periodo ele nao receber um OK (ACK) do serverB, ele vai tentar retransmitir.. no caso do wireless ele vai tentar transmitir com uma velocidade menor... se o serverA nao receber o (ACK) dinovo.. ele vai abaixar novamente a velocidade... e assim vai ateh ele dar timeout ... no caso de uma conexao boa.. quando o serverA recebe o "OK" do serverB.. o serverA ja envia o proximo pacote...

    entao o ACK que configuramos no wireless é o tempo que o transmissor espera pelo "OK" de um host...


    é o mesmo principo de ACK/NAK da comunicação serial,paparela.. dos barramentos do harware dos computadores

  10. #10

    Padrão

    aproveitando...

    no caso de um ACK muito alto.. indica que a recepção do cliente nao esta legal..

    levando em consideração TEMPO x DISTANCIA !!

    por isso sempre que vamos calcular um ACK padrao (alguns radios nao permite ack por cliente..) calculamos para o cliente MAIS distante...

    isso tem seus prós e contras.. um dos 'contras' eh que.. cientes mais proximos nao terao a mesma performance se estivessem com ACK menor...

    por isso o aconselhavel eh montar varias repetidoras.. evitar clientes clientes muito distantes.. até 5km.. acima disso procure ver se faz um ponto a ponto.. ou outra repetidora ...

  11. #11
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    ACKnowledgment code

    é um sistema utilizado para saber se o receptor ja recebeu o pacote e esta pronto para receber o proximo... é +- assim

    serverA manda pacote para o serverB, o serverA assim que envia, começa a contar um tempo (ACK TIMEOUT), se dentro deste periodo ele nao receber um OK (ACK) do serverB, ele vai tentar retransmitir.. no caso do wireless ele vai tentar transmitir com uma velocidade menor... se o serverA nao receber o (ACK) dinovo.. ele vai abaixar novamente a velocidade... e assim vai ateh ele dar timeout ... no caso de uma conexao boa.. quando o serverA recebe o "OK" do serverB.. o serverA ja envia o proximo pacote...

    entao o ACK que configuramos no wireless é o tempo que o transmissor espera pelo "OK" de um host...


    é o mesmo principo de ACK/NAK da comunicação serial,paparela.. dos barramentos do harware dos computadores
    Valeu Alexandre! Então, a grosso modo, caso a rede seja homogênea e não tenha clientes muito distantes, não é errado afirmar q dá pra se tirar uma conclusão a respeito da qualidade no cliente né? Se tiver o ack mto alto, algum problema tem na conexão...

  12. #12

    Padrão

    ja passei por isso aqui, e na verdade é um problema que as vezes volta, uma maneira de resolver isso é setar o cartao para funcionar por exemplo somente em 11MB assim os clientes não ficam mudando pra 5.5 2 e 1 mega deixando o cartão carregado! fiz isso aqui em uma rede com 100 Clientes!! e fui arrumando o sinal dos que precisavam.. esta funcionando blz....

  13. #13

    Padrão

    Usem Cisco e esqueçam esses problemas de lentidão e interferência... O APG1242 é show de bola... Funciona onde nada mais funciona...

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Valeu Alexandre! Então, a grosso modo, caso a rede seja homogênea e não tenha clientes muito distantes, não é errado afirmar q dá pra se tirar uma conclusão a respeito da qualidade no cliente né? Se tiver o ack mto alto, algum problema tem na conexão...

    exatamente, clientes com ack muito alto ou estão bastante longe ou ha algo de errado lah

  15. #15

    Padrão bom...

    de qualquer forma não resolvi o problema de lentidão em meus clientes, vou voltar os ap senao e aposentar esse cartão atheros