+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow Alterar Região de Canais AP Router - Canais Livres

    Ola pessoal estou precisando da ajuda do pessoal mais experiente aqui no forum. É seguinte eu to precisando liberar os canais no firmware AProuter para chipset RTL8186. O arquivo que restringe a limitação de canal no Firmware é o HW_REG_DOMAIN o qual este pode variar em:
    FCC=1
    IC=2
    ETSI=3
    SPAIN=4
    FRANCE=5
    MKK=6

    Até aqui tudo ok. Cada região libera um número x de canais. O chip RTL8186 consegue enxergar canais até o 26 (fora do padrão e irregular no Brasil), no entanto devido ao fato de haver muita poluição de spectro aqui, quero fazer um link (não é para provedor) entre duas em empresas, já tentei em outros canais, até mesmo o 14 mais a poluição aqui é devastadora (tem gente usando AMP de 10 watts). Recetemente fazendo teste com o Staros V3 descobri com o Firmware Aprouter versão 5.3 em inglês consegue ver os canais do V3 até o 26, no entanto não se conecta nessa frequencia de canal. Andei pesquisando por ai e achei alguns artigos em ucraniano, mas não dava pra entender nada. Já tentei de tudo ajustando o arquivo HE_REG_DOMAIN para inúmeros valores e não consigo conexão. Alguém aqui tem alguma idéia de como fazê-lo?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Ola pessoal estou precisando da ajuda do pessoal mais experiente aqui no forum. É seguinte eu to precisando liberar os canais no firmware AProuter para chipset RTL8186. O arquivo que restringe a limitação de canal no Firmware é o HW_REG_DOMAIN o qual este pode variar em:
    FCC=1
    IC=2
    ETSI=3
    SPAIN=4
    FRANCE=5
    MKK=6

    Até aqui tudo ok. Cada região libera um número x de canais. O chip RTL8186 consegue enxergar canais até o 26 (fora do padrão e irregular no Brasil), no entanto devido ao fato de haver muita poluição de spectro aqui, quero fazer um link (não é para provedor) entre duas em empresas, já tentei em outros canais, até mesmo o 14 mais a poluição aqui é devastadora (tem gente usando AMP de 10 watts). Recetemente fazendo teste com o Staros V3 descobri com o Firmware Aprouter versão 5.3 em inglês consegue ver os canais do V3 até o 26, no entanto não se conecta nessa frequencia de canal. Andei pesquisando por ai e achei alguns artigos em ucraniano, mas não dava pra entender nada. Já tentei de tudo ajustando o arquivo HE_REG_DOMAIN para inúmeros valores e não consigo conexão. Alguém aqui tem alguma idéia de como fazê-lo?
    Amigo, os rádios 2.4ghz só funcionam mesmo até o canal 14, mesmo abrindo mais canais ele não funciona, pois a frequencia dele depois do canal 14 será de 2.5ghz, tem também o problemas das antenas que só trabalham do canal 1 ao 13 se forem nacionais, sendo assim o rádio nao funciona pois ele foi feito apenas para 2.4ghz, sugiro que voce faça um scaneamento de canais nos dois pontos e utilize um canal que nao apareça na lista do scaneamento, e se aparecer todos, utilize o que tiver sinal mais baixo, mesmo assim voce ainda sofrerá interferencia do amplificador de 10w, pois se o amplificador estiver no canal 1 e vc no canal 14 ainda vai gerar interferencia, porém menor, pois voce estará bem longe do canal onde tem 10w mandando sinal, outro opção muito boa é voce migrar para rádios 5ghz onde existem mais de 100canais para voce trabalhar e um canal nao gera internferencia no outro igual a frequencia 2.4ghz, essas sào minhas sugestoes, espero ter ajudado, depois poste aki os resultados...
    Última edição por GIGANET; 02-06-2007 às 02:51.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GIGANET Ver Post
    Amigo, os rádios 2.4ghz só funcionam mesmo até o canal 14, mesmo abrindo mais canais ele não funciona, pois a frequencia dele depois do canal 14 será de 2.5ghz, tem também o problemas das antenas que só trabalham do canal 1 ao 13 se forem nacionais, sendo assim o rádio nao funciona pois ele foi feito apenas para 2.4ghz, sugiro que voce faça um scaneamento de canais nos dois pontos e utilize um canal que nao apareça na lista do scaneamento, e se aparecer todos, utilize o que tiver sinal mais baixo, mesmo assim voce ainda sofrerá interferencia do amplificador de 10w, pois se o amplificador estiver no canal 1 e vc no canal 14 ainda vai gerar interferencia, porém menor, pois voce estará bem longe do canal onde tem 10w mandando sinal, outro opção muito boa é voce migrar para rádios 5ghz onde existem mais de 100canais para voce trabalhar e um canal nao gera internferencia no outro igual a frequencia 2.4ghz, essas sào minhas sugestoes, espero ter ajudado, depois poste aki os resultados...
    Amigo obrigado pela informação, mas sinto muito em lhe dizer que vc esta completamente equivocado! Eu mesmo possuo um link na frequencia 2312 com o staros usando antenas de 2.4 de grade zirok e tenho um throuput de 25 Mbits em uma distancia de 4 milhas, uso placas Dlink dwl g520 extreme (que são wi-fi, em windows apenas operam de 1 a 13 ETSI), com essas mesmas placas já fiz testes no canal 26 (2718)por exemplo e funcionam perefeitamente. Chip Atheros cobre toda a frequencia de 2.3 a 2.7. Mas voltando ao assunto, não sei se o chip RTL8186 dar suporte a essa frequência, em tese sim. Mas vou dar uma pesquisada e enviar um email a realtek e consultar o suporte deles sobre isso. Obrigado mais uma vez por ter respondido.
    Última edição por DSSS; 03-06-2007 às 10:41.

  4. #4

    Padrão

    Problem solucionado. O chip RTL8186 não dá suporte a canais fora do padrão 8021.11b/g

    Abaixo o email da Realtek

    Dear Sir,

    It ranges from 2412-2484MHz due to RTL8225-VF 11b/g transceiver is used along with RTL8186. FYI.

    Should you have any question, please let me know.

    Thanks and best regards,

    Richard Cheng

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Problem solucionado. O chip RTL8186 não dá suporte a canais fora do padrão 8021.11b/g

    Abaixo o email da Realtek

    Dear Sir,

    It ranges from 2412-2484MHz due to RTL8225-VF 11b/g transceiver is used along with RTL8186. FYI.

    Should you have any question, please let me know.

    Thanks and best regards,

    Richard Cheng

    quais os radios que podem funcionar acima do canal 14???

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por socrateschalkidis Ver Post
    quais os radios que podem funcionar acima do canal 14???
    Radios com chip Atheros 5212 ou 5213 podem funcionar da frequencia 2312 até 2718. Pelo menos com o Staros funciona

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Radios com chip Atheros 5212 ou 5213 podem funcionar da frequencia 2312 até 2718. Pelo menos com o Staros funciona

    caro colega....


    para facilitar a identificacao desses radios.... vc poderia citar marcas e modelos..... ??????

    quanto ao Star OS, como é esse firm??? ele se assemelha ao MK ou ao APROUTER???

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por socrateschalkidis Ver Post
    caro colega....


    para facilitar a identificacao desses radios.... vc poderia citar marcas e modelos..... ??????

    quanto ao Star OS, como é esse firm??? ele se assemelha ao MK ou ao APROUTER???
    POr exemplo Dlink DWL 7100 AP usar Atheros 5212 e existem meios de colocar uma outra firm dentro dele sem ser padrão por jtag. Staros é semelhante a Mikrotik veja detalhes aqui
    Wireless Advanced Router / StarV3 - Network and Wireless Internet Solutions . 802.11b Access Point . Bandwidth Management . Firewall . CPE . Router . Bridge . Server . Client . StarOS . StarOS . CBQ . QoS . SBC . Station Router

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    POr exemplo Dlink DWL 7100 AP usar Atheros 5212 e existem meios de colocar uma outra firm dentro dele sem ser padrão por jtag. Staros é semelhante a Mikrotik veja detalhes aqui
    Wireless Advanced Router / StarV3 - Network and Wireless Internet Solutions . 802.11b Access Point . Bandwidth Management . Firewall . CPE . Router . Bridge . Server . Client . StarOS . StarOS . CBQ . QoS . SBC . Station Router
    c/ relacao ao radio DWL 7100, qual firm poderemos usar p/ ter tais frequencias??

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por socrateschalkidis Ver Post
    c/ relacao ao radio DWL 7100, qual firm poderemos usar p/ ter tais frequencias??
    firm do Airaya é possivel. Uma coisa socrates vc usa ragio ai?

  11. #11

    Question

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    firm do Airaya é possivel. Uma coisa socrates vc usa ragio ai?
    uso ragios..... pq??


    alem da ragio.. tb uso hispamar uni.... e eutelsat BI

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por socrateschalkidis Ver Post
    uso ragios..... pq??


    alem da ragio.. tb uso hispamar uni.... e eutelsat BI

    Vi um post seu aqui no underlinux. Queria saber como se comporta depois que acaba o trafego, qual a velocidade que continua? cai muito?

  13. #13

    Exclamation

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Vi um post seu aqui no underlinux. Queria saber como se comporta depois que acaba o trafego, qual a velocidade que continua? cai muito?
    nao era assim, porem depois da franquia praticamente fica sem trafego, nao chega a dar 50k..... e por isso que coloquei outros sistemas uni... tipo hispamar..... que fica dando 300k continuo no link que eles dizem ser de 512 UNI, porem eu nunca vi rodando acima de 350k.....

    +++++++++++++++++++++++++++++++


    quanto aos canais dos radios.... eu nao sabia que podia mudar os cais... entao como vc ja fez, poderia me dizer como fazer exatamente p/ trocar os canais... principalmente do GI-LINK e EDIMAX.....

    nao quero montar c/ mk ou starOS... quero que seje firm assim poderei colocar num ap.... entao meu caro colega... seje + preciso quanto as radios e modelos..... e principalmente versao dos firm......

  14. #14

    Padrão

    DSSS,

    Eu uso um firmware russo que aumenta 43 canais abaixo do 1 e 6 acima do 14, começa em 2192 Ghz e vai até 2507. Coloco ele num dlink, mas é complicado fazer isso, (jtag e serial). E pra fechar ponto a ponto é show, trafega em padrao G sem perder nada.
    Voce conhece alguma placa como essa dlink que vc usa no star-os, mas que trabalhe nesses canais e que funcione do windows??

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por karaketo Ver Post
    DSSS,

    Eu uso um firmware russo que aumenta 43 canais abaixo do 1 e 6 acima do 14, começa em 2192 Ghz e vai até 2507. Coloco ele num dlink, mas é complicado fazer isso, (jtag e serial). E pra fechar ponto a ponto é show, trafega em padrao G sem perder nada.
    Voce conhece alguma placa como essa dlink que vc usa no star-os, mas que trabalhe nesses canais e que funcione do windows??
    vc pode mandar esse firm???? serve p/ quais radios???

    se possivel, detalhe mais........

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por karaketo Ver Post
    DSSS,

    Eu uso um firmware russo que aumenta 43 canais abaixo do 1 e 6 acima do 14, começa em 2192 Ghz e vai até 2507. Coloco ele num dlink, mas é complicado fazer isso, (jtag e serial). E pra fechar ponto a ponto é show, trafega em padrao G sem perder nada.
    Voce conhece alguma placa como essa dlink que vc usa no star-os, mas que trabalhe nesses canais e que funcione do windows??
    Karaketo eu conheço essa firmware, e só funciona o em aps com Chip Atheros, na verdade é o mesmo procedimento para colocar o Airaya no Dlink 7100. Me parece que nesse site esta disponivel (Index of) o drives atheros para windows. De uma olhada lá e me diz.

    ps. é preciso se cadastrar para poder copiar os arquivos