+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Instalando Debian Etch num Pendrive!

    pessoal to tentando instalar o debian etch numa pen, to usando um core 2 duo com uma pendrive 2GB KINGSTON!
    já tentei de tudo que foi jeito!!
    mais ele nao instala! o lance é o seguinte... eu mando particionar a minha pendrive e vo olha os log ele fica o tempo todo com essa menssagem

    kernel: usb 5-2: device not accepting address 10, error -110

    kernel: usb 5-2: new high speed USB device using ehci_hcd and address 11

    fica nessa putaria o tempo todo dpz dah 100 vezes essa outra msg:

    kernel: sd 3:0:0:0 rejecting I/O to device being removed


    já tentei aqueles tutorial tosco do pendrivelinux.com... e tbm nao vi lógica em bota linux com fat 16 alias o debian nem me deixo eu instalar em nada que nao seja ext3 ou raisefs ... tentei os dois.. mais quando ele começa a descompactar os arquivos da pau quando passa do fdisk!

    alias o fdisk funciona 100% as tabela de inode ele grava 100% os prego começa quandoe ele seleciona ext3 etalz pra por engraçado é que eu monto a porra da pen no linux copio e deleto arquivo tudo 100% nao sei pq ele tah fazendo essas locuragem!

    :~~~~~~


    Gurus! help -me podemos fazer desse post um futuro wiki aqui do site! =)

  2. #2

    Padrão

    Saudações Arium,

    Eu já instalei um debian num pen drive de 1GB. Formatei ele todo como reiserfs, não fiz uma partição para swap, achei desnecessário pois ficaria muito lento.
    Depois de formatado, utilizei o mesmo processo de gerar uma partição para chroot, como vc pode ver neste link
    https://alioth.debian.org/docman/vie....html#id292281
    Depois de fazer a instalação básica com o debootstrap eu dei um chroot pra dentro do pendrive e terminei de fazer a instalação dos pacotes que eu queria, modo gráfico, interface leve, e por último instalei o grub.

    abraço

  3. #3

    Padrão

    grande josé amigao!

    descobri que a minha pen tava ferrada hj e troquei na loja por outra

    o que fiz foi o seguinte instalei o debian num hd de 2gb e copiei o vmlinuz e o initrd pra dentro da pendrive .. e osei como bootloader o syslinux... fico 100% cara ele carrega o kernel 100% só um probleminha... ou problemao nao sei ehudhauisa
    existe como eu copiar o resto? tipo /dev /modules /lib do hd (já que vao ser identicos na pen?) tentei com Rsync nao sei se nao sabia as flag direito mais deu um monte de pau (de permissao pq sao links bla bla bla):~~~ tipo queria instalar o resto do sistema na pen! como vc fez? o kernel tah 100% aqui soh que soh posso usar o initramfs e o busybox hehduah

    abraçao meu amigo! e obrigado pelo postreply!
    Última edição por arium; 31-05-2007 às 23:25.

  4. #4

    Padrão

    Vc pode copiar tudo desse hd, só não copie o conteúdo dos diretórios /dev /proc /sys. Esses 3, vc apenas vai criar o diretório vazio dentro do pendrive, o conteúdo desses diretório é gerado toda vez quando o kernel dá boot.
    Acerte o fstab do pen drive para usar o esquema de partições do pen, se vc criou mais de uma partição ou se o hd tiver mais de uma partição.

    abraço

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por joseguilherme Ver Post
    Vc pode copiar tudo desse hd, só não copie o conteúdo dos diretórios /dev /proc /sys. Esses 3, vc apenas vai criar o diretório vazio dentro do pendrive, o conteúdo desses diretório é gerado toda vez quando o kernel dá boot.
    Acerte o fstab do pen drive para usar o esquema de partições do pen, se vc criou mais de uma partição ou se o hd tiver mais de uma partição.

    abraço
    valeu as dicas amigão hj de tarde vo dá uma testada! mais se nao me engano copiar o /bin dava problema com uns arquivos tbm por causa de link.... tipo copiava 90% blz mais alguma coisa dava esses pau de link... sabe uma boa maneira de copiar?

    forte abraço amigao!

  6. #6

    Padrão

    to inicializando o boot do syslinux com esse parametro

    ramdisk_size=1048576 root=/dev/ram rw

    quando da loading do kenel ele diz que nao achou o /dev/ram
    ae entra no initramfs ... invez do shell :-(

    sabe oque pode ser amigao?


    tentei com /dev/ram0 e /dev/sda1 tbm todos dao a mesma msg
    mount: monting /dev/root on root failed no such device

    :~~

    no pendrivelinux.com tinha um lance com um parametro "boot" que ficava assim boot=casper
    mah dae dah um pau scripts/casper nao foi encontrado ae dá kernel panic
    Última edição por arium; 01-06-2007 às 16:30.

  7. #7

    Padrão

    Bem estranha essa mensagem, só se esse kernel não tiver suporte a ramfs.
    Mas quando eu instalei, o parâmetro que eu usei no boot foi root=/dev/sda1, eu tive que criar o initramfs com o parametro preload dos módulos de usb.

    initramfs entenda-se initrd.gz... :P

  8. #8

    Padrão

    consegui fazer fungar amigao! eu tava usando pra bot com o syslinux um arquivo initrd.img invez de um initrd.gz logo nao funciona pq o parametro ramdisk_size soh funciona com initrd.gz hehehe amigo só uma perguntinha a mais... eu to conseguindo bootar agora tudo 100% soh que o busybox basico.. meu tar nao funciona da magic number invalide e dpkg tbm nao funga ou seja to trancado! queria to pensando o sequinte que isso pode ser pq meu debian nao deixa eu instalar o systema basico dele mesmo pq uso o vfat com syslinux... quando vc uso reisefs o debian dexou vc criar o / e instalar o sistema basico? .... se eu conseguir o dpkg + o apt sou o homem mais feliz do mundo hehehe.. vc usou lilo pra carregar? abraçao!

  9. #9

    Padrão

    josé amigão fiz como vc fez! formatei a pen em reisefs e instalei o lilo funciono blz mais tá caindo no initramfs.. tipo ele nao starta o fstab que ta
    /dev/sda1 /

    ae nao monta nada

    que parametros vc usou no lilo.conf e no fstab? abraçao meu amigo!

  10. #10

    Padrão

    Eu usava grub, só com o parametro que te passei acima do root.
    Lembro que na minha máquina por ter 2 discos SATA, quando eu plugava meu pendrive ele era o /dev/sdc, se vc tiver na sua máquina algum disco SATA, pode ser que ele reconheça o disco primeiro e depois o pen, mesmo vc dando boot pelo pen.
    Essa é uma das coisas que me veio à cabeça agora.

    Mas ele não dá nenhuma mensagem de erro pra vc?

  11. #11

    Padrão

    obrigado tiu josé pelas dicas.. hehe cara agente acaba complicando o que é tão simples as vezes pelo fato de "achar que é dificil" baseado em tutoriais da internet de trocentas etapas... me ferrei porcausa daquele pendrivelinux.com achando que tinha que faze aquelas locuras lá!fiz tudo aquela historia mirabolante de usa vfat e blabla bla soh perdendo tempo pra ter uma coisa instavel e que funcionava mal e porcamente.... baseado no sei relado ro reisefs eu tentei instalar reisefs em 100% do pen sem swap.... e + lilo .. nao funcionou tentei diversos parametros ele dava loading no kenel e entrava no intramfs nao entrava na shell e nao deu pé mais instalou TUDO que eu precisava... e por ultimo tentei o grub e funcionou tudo 100% hahaha eu até achei comico instalei como se fosse num hd
    remtao resumindo a instalaçao do debian etch:

    instale o etch em uma maquina

    logue:


    fdisk -l

    fdisk /dev/sdx (a sda que tah a tua pendrive)

    d (para deletar a partiçao)

    n (para criar uma partiçao)

    p (primaria)

    1 (para ser a primeira partiçao)

    enter para inicio do cilindro

    enter para o fim do cilindor(isso fará ocupar 100% do espaço)

    t para selecionar o tipo de filesystem
    83 enter (linux file system)

    a (particçao ativa)

    1 (partiçao 1)

    w (salvar e sair do fdisk)


    estarte o cd netinstall do debian

    no momento do particionamento coloque como / e peça pra formatar como reisefs e instale o grub

    tcha tcham tcham

    tudo 100% euhdiuhadsa debian etch working!

    se eu soubesse que era soh isso! :-P


    obrigadão josé!

    cara to querendo saber como lodear todo o kernel e + todos os comandos do sistema na memoria ram saca? tipo nao sei se o ramdisk de parametro faz isso... sabe algum jeito? ficaria muito power a maquina pra roteador dae carregava tudo da pen na ram e metia bala :P


    abraçao amigo!

  12. #12

    Padrão

    Muito massa, então tá funcionando ... hahahah
    Cara, eu não sei fazer isso de colocar tudo na memória, mas eu sei que o kurumin tem um script que faz isso, se vc tiver um tempo pra perder estudando esse script acho que vc consegue o que quer.

    abraço