Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. Olá, mas pelo que sei, nem sempre o ip que o dhcp aplica, ou o que esta setado no cliente tem que ser o usado para a navegação pelo hotspot, ou seja o dhcp manda para o cliente o ip ex:192.168.0.85 em sua eth, mas o radius pode mandar qualquer outro ip até de outra classe pelo "tunel" que pode ser tb um ip Valido desde que a classe esteja roteada para o servidor hotspot, este ip será o realmente liberado para a navegação.
    nesse sentido acho o hotspot mais versátil

2. Colegas,

Tive um problema com Hotspot pra efetuar o controle de banda. Existia pelo menos um usuário "vampiro" que ultrapassava constantemente o limite estabelecido pra ele, por exemplo de 256 pra 900k. Quebrei muito a cabeça e não consegui solucionar, até que fiz uma conexão pra ele com pppoe + queue e ficou maravilhoso! ele não passa nem a pau.
    Por isso, estou implementando agora pppoe pra todo mundo. Acho que o controle de banda via queue individual pra cada usuário com pppoe é altamente eficiente e simples de colocar pra funcionar.
    Espero ter ajudado.

Flw.

3. para usar o controle de banda no hotspot basta apenas criar a queue com ip que vc colocou para o radius atribuir ao cliente, fiz assim e funciona.

4. nunca tive problema com queues no mikrotik , utilizando radius e hotspot, vcs tem que prestar atencao em deixar a regra dinamica que tem o nome do hotspot ficar na ultima regra, se ela estiver em qualquer lugar sem ser no final o controle de banda dinamico dos clientes nao funciona.

Tópicos Similares

1. Bridge x hotspot x pppoe !!!!!!
    Por jeanfrank no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 23-06-2009, 08:17
  2. Pegar pagina inicial do cliente sem hotspot e pppoe
    Por cleciorodrigo no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 27-01-2008, 17:12
  3. hotspot e pppoe
    Por apnet no fórum Redes
    Respostas: 2