+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hotspot x PPPoE

    boa noite galera, queria a opnião de vcs sobre essas duas formas de autenticação.
    Me diga ai o que vcs acham melhor para usar no mikrotik, sou iniciante e pretendo implementar meu provedor com um desses serviços.
    Abraço a todos..

  2. #2

    Padrão

    amigo se vc esta precurando segurança e qualidade use PPPoE pois hotspot tem muita inseguraça e fica facil de burla o acesso.

    precisando de ajuda é so fazer as peguntas aki no forum

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edielsonps Ver Post
    amigo se vc esta precurando segurança e qualidade use PPPoE pois hotspot tem muita inseguraça e fica facil de burla o acesso.

    precisando de ajuda é so fazer as peguntas aki no forum
    Concordo com o nosso amigo, em questão de segurança o pppoe se sobressae sobre o hotspot, agora em relação a manuntenção no cliente o hotspot é show quase não da amolação se bem configurado.

  4. #4

    Padrão

    valew por me tirar as duvidas, agradeço a todos

  5. #5

    Padrão

    Lembrando que pppoe demanda muita solicitacao de suporte do que o hostpost.

  6. #6

    Padrão

    Olá, mas pelo que sei, nem sempre o ip que o dhcp aplica, ou o que esta setado no cliente tem que ser o usado para a navegação pelo hotspot, ou seja o dhcp manda para o cliente o ip ex:192.168.0.85 em sua eth, mas o radius pode mandar qualquer outro ip até de outra classe pelo "tunel" que pode ser tb um ip Valido desde que a classe esteja roteada para o servidor hotspot, este ip será o realmente liberado para a navegação.
    nesse sentido acho o hotspot mais versátil

  7. #7

    Padrão Hotspot x Pppoe

    Colegas,

    Tive um problema com Hotspot pra efetuar o controle de banda. Existia pelo menos um usuário "vampiro" que ultrapassava constantemente o limite estabelecido pra ele, por exemplo de 256 pra 900k. Quebrei muito a cabeça e não consegui solucionar, até que fiz uma conexão pra ele com pppoe + queue e ficou maravilhoso! ele não passa nem a pau.
    Por isso, estou implementando agora pppoe pra todo mundo. Acho que o controle de banda via queue individual pra cada usuário com pppoe é altamente eficiente e simples de colocar pra funcionar.
    Espero ter ajudado.

    Flw.

  8. #8

    Padrão

    para usar o controle de banda no hotspot basta apenas criar a queue com ip que vc colocou para o radius atribuir ao cliente, fiz assim e funciona.

  9. #9

    Padrão

    nunca tive problema com queues no mikrotik , utilizando radius e hotspot, vcs tem que prestar atencao em deixar a regra dinamica que tem o nome do hotspot ficar na ultima regra, se ela estiver em qualquer lugar sem ser no final o controle de banda dinamico dos clientes nao funciona.