+ Responder ao Tópico



  1. #1
    luanborges
    Visitante

    Talking Servidor de Internet com Link Embratel backbone

    Ola,

    Estou planejando montar um servidor de internet no meu bairro e em bairros vizinhos com um link dedicado embratel, so que eu nao conheço muito bem essa area, ate entendo de redes, servidores, roteamento, etc... mas nao sei como devo montar os servidores de internet, firewall e e-mail. Gostaria de saber o q é preciso implementar nesses servidores para limitar a banda e quantos clientes de 200k e 100k por 1mb de conexão eu conseguiria ter, considerando metade deles 200 e metade 100. A taxa de download quando todos estiverem conectados ao mesmo tempo vai ser de quanto no maximo? Obrigado a quem puder ajudar!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luanborges Ver Post
    Ola,

    Estou planejando montar um servidor de internet no meu bairro e em bairros vizinhos com um link dedicado embratel, so que eu nao conheço muito bem essa area, ate entendo de redes, servidores, roteamento, etc... mas nao sei como devo montar os servidores de internet, firewall e e-mail. Gostaria de saber o q é preciso implementar nesses servidores para limitar a banda e quantos clientes de 200k e 100k por 1mb de conexão eu conseguiria ter, considerando metade deles 200 e metade 100. A taxa de download quando todos estiverem conectados ao mesmo tempo vai ser de quanto no maximo? Obrigado a quem puder ajudar!
    Bom colega, vamos lá por partes então.
    Servidores vc pode fazer eles em DMZ.
    Controle de Banda pode usar o HTB
    agora sobre a quantidade de clientes por 1 mega, depende do que vc quer oferecer para seus clientes, qualidade então dae pode se pensar em outra coisa.

  3. #3
    luanborges
    Visitante

    Padrão

    tudo bem! obrigado!
    mas a qualidade vai ser essa, a taxa de download tem q ser bem alta quando todos estiverem ao mesmo tempo, para um cliente de 200k download de +- 25k e cliente de 100k +- 12k de down. Eu consigo colocar uns 50 a 70 clientes com 1mb de link, nessas condições? Obrigado!!

  4. #4

    Padrão

    www.myauth.com.br

    esse software faz esse controle TODO (cadastro de cliente, controle de banda, planos, etc etc)

    da uma olhada..

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    www.myauth.com.br

    esse software faz esse controle TODO (cadastro de cliente, controle de banda, planos, etc etc)

    da uma olhada..
    Só falta a parte de email que ele citou, que teria q ter um servidor separado pra isso, caso fosse usar o myauth. Até dá pra fazer no mesmo, mas não sei como fica a questão da "garantia" de funcionamento 100% do myauth.

    Aqui tenho bem essa estrutura, 2 gateway pra 2 redes diferentes, usando 1 licença em cada um do myauth, e um terceiro servidor rodando FTP, DNS e email.

  6. #6
    luanborges
    Visitante

    Padrão

    Valeu pela dica também!!!
    esse programa parece ser bom ja q faz o controle todo!
    so q eu preciso saber ainda como seria a quantidade de clientes, como eu ja tinha dito antes, pois nao sei se vai ser tao viavel assim implantar tudo isso, ja que o preço do link é muito elevado!!
    se alguem souber disso é so o q falta!! Obrigado a todos!

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luanborges Ver Post
    Valeu pela dica também!!!
    esse programa parece ser bom ja q faz o controle todo!
    so q eu preciso saber ainda como seria a quantidade de clientes, como eu ja tinha dito antes, pois nao sei se vai ser tao viavel assim implantar tudo isso, ja que o preço do link é muito elevado!!
    se alguem souber disso é so o q falta!! Obrigado a todos!
    A quantidade de clientes varia de acordo com o perfil do cliente. Escritórios que usam somente pra navegar e baixar um programa lá de vez em quando ocupam muito menos do que um adolecente baixando p2p o dia inteiro. Aqui, com o myauth rodando com autenticação, controle de banda e proxy, tenho cerca de 450 clientes em 4 mega. Não lembro quantos clientes eu tinha qdo tinha 1 mega, mas axo que no geral, com proxy (é essencial ter proxy) e controle de banda, vc consegue botar no minimo uns 80 clientes... Claro que não simultâneos...

  8. #8

    Padrão

    e media sem proxy eh 80 a 100 clientes por mega.. clientes de 64 e 128k ..

    se voce vender 128 e 256 .. 50 a 80 clientes...

    com proxy.. dependendo da configuracao que voce fizer.. voce consegue quase que dobrar seu link..

    recentemente montei uma baita maquina so para proxy, coloquei um servidor dell com opteron 64bits.. 4gb de ram.. 2 hds SAS (Serial Attached Scsi) 15.000 rpm... proxy ta me economizando em meida 3mbits de link em horario de pico...

  9. #9
    luanborges
    Visitante

    Padrão

    legal! a media esta boa, eu esperava mais ou menos isso mesmo.
    mas so uma duvida quanto a isso, o download de clientes de 100k e 200k vai estar numa media relativamente alta, tipo 12k e 24k respectivamente para cada conexão, num suposto horario em que todos estariam fazendo downloads ao mesmo tempo?
    preciso saber disso pois quero saber a qualidade da velocidade de downloads nesse sistema, principalmente sem proxy, pois investir em um servidor pesado agora é dificil. Obrigado!

  10. #10
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luanborges Ver Post
    legal! a media esta boa, eu esperava mais ou menos isso mesmo.
    mas so uma duvida quanto a isso, o download de clientes de 100k e 200k vai estar numa media relativamente alta, tipo 12k e 24k respectivamente para cada conexão, num suposto horario em que todos estariam fazendo downloads ao mesmo tempo?
    preciso saber disso pois quero saber a qualidade da velocidade de downloads nesse sistema, principalmente sem proxy, pois investir em um servidor pesado agora é dificil. Obrigado!
    proxy é quase que essencial! não precisa ser, pra começar uma máquina parrudona... eu mesmo rodei squid uns 2 anos num athlon 1600 com 256 mb... mas a vantagém é muito grande!

  11. #11
    luanborges
    Visitante

    Padrão

    hum entendi...
    entao com um proxy bem configurado vou conseguir ter qualidade nos downloads de meus clientes, mesmo com todos usando o serviço ao mesmo tempo? porque o download tem que ser alto, pois sem qualidade no serviço nao da pra conseguir tantos clientes...

  12. #12

    Padrão

    Nao se esqueca de legalizar sua base na ANATEL... Senão o vc gasta colocando equipamento, vem um concorrente que ja é legalizado, denuncia voce e a ANATEL lacra tudo...
    Você vai precisar de uma licença chamada SCM.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    e media sem proxy eh 80 a 100 clientes por mega.. clientes de 64 e 128k ..

    se voce vender 128 e 256 .. 50 a 80 clientes...

    com proxy.. dependendo da configuracao que voce fizer.. voce consegue quase que dobrar seu link..

    recentemente montei uma baita maquina so para proxy, coloquei um servidor dell com opteron 64bits.. 4gb de ram.. 2 hds SAS (Serial Attached Scsi) 15.000 rpm... proxy ta me economizando em meida 3mbits de link em horario de pico...
    Puts kra me fala como vc fez a suas configuração ae por que aqui no meu trampo to economizando cerca de 1Mega do link, agora se conseguir dobrar isso pra 2 ou 3 mega, acho que vai melhorar bastatente e vou ter uma economia significativa.

    Hoje conto com um p4 2GB RAM dois hds SATA 80GB para cache somente, 7200RPM.

  14. #14

    Padrão Questão sobre Myauth

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    www.myauth.com.br

    esse software faz esse controle TODO (cadastro de cliente, controle de banda, planos, etc etc)

    da uma olhada..
    Iniciei, a utilização do myauth, inicialmente até bem interessante, pois tem uma interface bem simples pra se configurar, seria uma mão na roda... O que me deixou decepcionado, é que quando precisa de suporte como no meu caso, já está com 5 dias que estou tentando entrar em contato com o Patrik ou Karina que seriam do suporte, a Karina não fica mais on line, o Patrick qnd não dá telefone ocupado toca até cair e ninguém atende... Precisava fazer um balanceamento de link, pois irei usar dois link. O solicitei auxlio para o Patrick, porém ele falou se precisase fazer isso, eu precisaria estudar configurar gateway II, mas se vou fazer usando o sistema dele, ele teria que me dar umas dicas, não seria falar pra mim fazer isso no linux... e disse que isso não seria possivel... Achei uma falta de vontade. Desistir de usar o Myauth e fui pro Mikrotik puro, pois já fiz o que precisava e já está funcionando! Até recomendava, mas não o recomendo mais! Infelismente pra mim não serviu...