+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Servidor Wireless no Slackware 10.2

    Caro Colegas... venho aqui pela primeira vez pedir uma ajuda... lembrando q agradeço a todos os membros do under pelos os posts q para min foi muito util até hoje.... bom chega de blabla....hehe

    Bom tenho um Provedor Wireless e gostaria de algumas dicas para aprimorar meu server....

    a conf dele é pl.mãe Asus P5LD2 - SE, Pentium D935 3.0, 2 giga memoria Kingston 667, hd Ide 160 (baracuda), 3 placas de rede 3c905c-txm. Uso Myauth para gerenciar os clientes e radios Link Power com cartoes de 400 mW.

    é o seguinte instalei o slackware 10.2 com kernel 2.4.. ai vi q esse Kernel naum suporta mais q 512 de memoria. queria saber como faço para utilizar os 2 gigas.

    Segunda pergunta qual é a melhor forma de instalar o Slackware tipo qual tamanho devo deixar para swap.

  2. #2

    Padrão

    recompilar o kernel

    ai vc ativa a opção de highmem.. tira o que vc nao vai precisar.. ativa o kernel pra usar as funcoes do seu processador...(ao invez de usar generico)..

    vc tera um sistema com maior performance

  3. #3

    Padrão

    Alexandrecorrea... agradeço sua ajuda... mas sou novato no mundo do linux... gostaria de algumas dicas de como fazer isso...

    agradecendo desde já pela atenção...

  4. #4

    Padrão

    Primeiro voce deve baixar o kernel 2.6 padrao do slackware 11:

    Código :
    root@virtual [/]# mkdir /tmp/kernel
    root@virtual [/]# cd /tmp/kernel
    root@virtual [/tmp/kernel]# wget http://gulus.usherbrooke.ca/pub/distro/slackware/slackware-11.0/extra/linux-2.6.17.13/kernel-generic-2.6.17.13-i486-1.tgz
    root@virtual [/tmp/kernel]# wget http://gulus.usherbrooke.ca/pub/distro/slackware/slackware-11.0/extra/linux-2.6.17.13/kernel-headers-2.6.17.13-i386-1.tgz
    root@virtual [/tmp/kernel]# wget http://gulus.usherbrooke.ca/pub/distro/slackware/slackware-11.0/extra/linux-2.6.17.13/kernel-modules-2.6.17.13-i486-1.tgz
     root@virtual [/tmp/kernel]# wget http://gulus.usherbrooke.ca/pub/distro/slackware/slackware-11.0/extra/linux-2.6.17.13/kernel-source-2.6.17.13-noarch-1.tgz

    agora é so instalar:

    Código :
    root@virtual [/tmp/kernel]# pkgtool

    Escolha a opção "Install packages from current directory"

    ele vai instalar o kernel 2.6, provavelmente vai detectar sua memoria total.

    vale lembrar que o kernel acima é GENERICO (feito para funcionar com todos os processadores, drivers etc etc), o ideal eh voce depois recompilar o kernel especifico para esta sua maquina (Se nao engano o Pentium D suporta é EMT64, com isso vc ja ganha alguma performance)..

    selecionei alguns artigos de como compilar o kernel manualmente:

    Slacklife - Comunidade Slackware Linux do Brasil
    Linux: Slackware com kernel 2.6.10 - passo a passo [Artigo]
    Artigos br-linux.org: Recompilando o Kernel 2.4.x ou 2.6.x
    Compilação e instalação do kernel 2.6.xx no Slackware

    alguns estao usando kernel 2.6.10 .. voce pode fazer o tutorial usando o ultimo kernel (The Linux Kernel Archives)

  5. #5

    Padrão

    Muito grato pela ajuda.. vou passar o final de semana tentando fazer isso.. se de certo posto mostrando o resultado..


    obrigado

  6. #6

    Padrão

    Estive pesquisando mais sobre alguns recursos do myauth e vi q ele funciona melhor no kernel 2.4... gostaria de saber como faço para detectar os 2 gigas de memoria no kernel 2.4.... e tbm o meu processador...

    grato pela atenção..

  7. #7

    Padrão

    eu uso myauth aqui com 2.6 .. na verdade myauth nem nota a versao do kernel...

  8. #8

    Padrão

    O kernel só ajuda o myauth se vc usar layer7 p/ controle de p2p.

  9. #9

    Padrão

    valeu... então vou colocar o kernel 2.6 mesmo... heheh.... mas achei interessante sobre o q o Antoni disse... como q seria isso... controle de p2p no proprio myauth..?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danillograziani2 Ver Post
    valeu... então vou colocar o kernel 2.6 mesmo... heheh.... mas achei interessante sobre o q o Antoni disse... como q seria isso... controle de p2p no proprio myauth..?
    em /myauth/bin, tem um script chamado p2p.sh, que só é funcional se o kernel tiver suporte a layer7.

    Eu aqui criei algumas cópias do script, personalizei e agendei pelo cron a execução do mesmo, liberando 100k p/ p2p, depois 200, 300k, conforme o horário...

  11. #11

    Padrão

    Antoni ... muito me interesou esse controle de p2p no myauth.... me de mais informações ... tipo qual kernel usar... como instalar esse layer7... me de umas dicas de como fazer isso....
    grato pela atenção..

  12. #12

    Padrão

    O layer7 e o ipp2p são patches do kernel, vc pode usar em qualquer distribuição e não precisa do myauth p/ funcionar. Só precisa recompilar o kernel com estes patches aplicados. Eu uso c/ kernel 2.6

  13. #13

    Padrão

    o ipp2p nao precisa de recompilar o kernel nao...

    so baixar o fonte Official IPP2P homepage

    compilar e instalar...

    depois
    iptables -I FORWARD -m ipp2p -j ipp2p -j DROP


  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    o ipp2p nao precisa de recompilar o kernel nao...

    so baixar o fonte Official IPP2P homepage

    compilar e instalar...

    depois
    iptables -I FORWARD -m ipp2p -j ipp2p -j DROP

    Achei que precisava recompilar p/ usar... valeu pela dica!

  15. #15

    Padrão

    nossa... to vendo q tenho muito q aprender ainda....onde consigo tutotial para isso... tando do layer7 e do ipp2p....

  16. #16

    Padrão

    o ipp2p eh bem simples se usar

    os requisitos basicos sao:

    source do iptables -> mesma versao que roda no sistema
    source do kernel -> mesma versao que roda no sistema

    iptables -v -> mostra a versao
    uname -a -> bosta informacoes do kernel (incluindo a versao)

    os sources do iptables devem ficar em /usr/src/iptables
    os source do kernel devem ficar em /usr/src/linux


    depois é so compilar.. (necessario somente digitar make)

    e copiar a libipt_ipp2p.so para /lib/iptables
    depois copiar o modulo ipt_ipp2p.o (kernel 2.4) ipt_ipp2p.ko (kernel 2.6) para a pasta /lib/modules/##VERSAO DO SEU KERNEL##/kernel/net/ipv4/netfilter/

    ai vc ja tem o modulo 'workando'

    iptables -m ipp2p mostra as informacoes

    o layer7 vc precisa recompilar e aplicar patches no kernel e no iptables .. ja eh mais complicado !!! aqui mesmo no forum/wiki tem tutorial

  17. #17

    Padrão

    valeu pela ajuda.... vou estudar bastante....hehehe.... mas nem dá nada... muito obrigado pelas dicas... vou começar a por em pratica....