+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão WDS Mikrotik (AP) com Ovislink WL5460 (APRouter)

    Pessoal,

    Estou tentando, sem sucesso algum, configurar um modo WDS entre um Mikrotik (que está em meu POP) com um Ovislink WL5460 usando firmware APRouter. Alguém sabe como proceder essa configuração?

  2. #2

    Padrão

    Vamos por partes..

    Na sua interface rádio do MK, vc tem que habilitar o WDW, que pode ser estático e dinâmico. Selecione estático.

    Depois, adicione uma interface WDS, e coloque em:

    MASTER INTERFACE, a interface que você habilitou o WDS.
    WDS ADDRESS, o MAC do Ovislink WL5460 . Tenha certeza que é o MAC da interface WLAN do rádio, senão vai dar errado.

    Faça a mesma coisa no rádio, mas de modo diferente. Habilite o WDS, e cadastre o MAC da interface WDS do MIKROTIK dento do Ovislink WL5460 , colocando o mesmo SSID.

    Assim funciona aqui, não com este rádio, mas com vários outros que já testei.

    Se seu MK não estiver liberado para qualquer acesso, o MAC, quero dizer (DEFAULT AUTHENTICATE), não esqueça de CADASTRAR em ACCESS LIST o MAC do Ovislink WL5460

    Abraços e volte aqui para dizer se funciona !
    Alam Dias

  3. #3

    Padrão

    Caro Alam,

    Já fiz todas essas configurações e ainda não consegui resultado. Vou tentar colocar um MK em bancada para os testes. Imaginei que eu estivesse fazendo alguma coisa errada mas vejo que não.

    PS.: Apenas uma correçào o MAC é da LAN do Ovilsink porque uso ele em bridge... Com AP2000 é assim. De qualquer maneira já tentei liberar os dois e deu na mesma... hahahaha... Obrigado.

  4. #4

    Padrão

    A wlan do mk que vc quer configurar o wds, tem que estar em station wds ou ap bridge ou wds slave.

    https://under-linux.org/forums/mikro...-aprouter.html

  5. #5

    Padrão

    Funcionou q é uma beleza aki !!!

    Vlw !! Esse tutorial funciona msm !!

  6. #6

    Padrão

    ae, segui esse tutorial mas nao pingou os lados...

    tenho as seguintes perguntas:

    é obrigatorio TODAS as interfaces estarem na mesma bridge?
    Pois eu fiz uma bridge somente com a interface que está fazendo WDS com o AP, e mando tudo por NAT para outro MK, atraves de outra bridge, que esta a referida interface.
    Nas estatisticas de WDS do AP aparece normal, como se estivesse funcionando, sem nenhum Tx Error.

    Coloquei um endereço IP para a bridge e utilizei a mesma faixa no AP.

    O que estou fazendo de errado?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netleandromt Ver Post
    ae, segui esse tutorial mas nao pingou os lados...

    tenho as seguintes perguntas:

    é obrigatorio TODAS as interfaces estarem na mesma bridge?
    Pois eu fiz uma bridge somente com a interface que está fazendo WDS com o AP, e mando tudo por NAT para outro MK, atraves de outra bridge, que esta a referida interface.
    Nas estatisticas de WDS do AP aparece normal, como se estivesse funcionando, sem nenhum Tx Error.

    Coloquei um endereço IP para a bridge e utilizei a mesma faixa no AP.

    O que estou fazendo de errado?
    Caro Leandro,

    Estou nesta mesma situação. Durante o final de semana farei alguns testes com o Mikrotik 3.0 rc1 e um Ovislink com APRouter v6.1, dentro do laboratório, para tentar identificar o que estou fazendo de errado.

  8. #8

    Padrão

    Ae, alguem pode dar uma ajudada? Por favor!

    Ninguem aqui no forum utiliza o MK em WDS com algum AP?

    Obrigado!

  9. #9

    Padrão

    Eu uso. E funciona muito bem. O tutorial explica direitinho como fazer!

    Uso wds entre um mikrotik e um Zinwell G220.

    PS: o tutorial está no wiki.
    Última edição por antoni; 03-08-2007 às 11:09. Razão: complementar post

  10. #10

    Padrão

    ae, segui esse tutorial mas nao pingou os lados...

    tenho as seguintes perguntas:

    é obrigatorio TODAS as interfaces estarem na mesma bridge?
    Pois eu fiz uma bridge somente com a interface que está fazendo WDS com o AP, e mando tudo por NAT para outro MK, atraves de outra bridge, que esta a referida interface.
    Nas estatisticas de WDS do AP aparece normal, como se estivesse funcionando, sem nenhum Tx Error.

    Coloquei um endereço IP para a bridge e utilizei a mesma faixa no AP.

    O que estou fazendo de errado?

  11. #11

    Padrão

    Bom uso wds aqui e normal... a única coisa a ser observada é que tem que colocar o aprouter em wds + ap pois só wds não funciona.

  12. #12

    Padrão

    Oyama,

    Agora sim uma dica útil... "WDS + AP pois só em WDS não funciona". Sinceramente não imaginei isso pois os APRouter em WDS com AP2000/AP600 Proxim funcionam perfeitamente em modo WDS.

    Vou testar essa sua solução!

  13. #13

    Padrão

    Pessoal ...
    Vcs tiveram sucesso na configuração ? Estou tentando sem sucesso configurar uma conexao WDS entre um MK e um zinwell g120 .. Realmente nao sei o que estou fazendo de errado ... Se puderem me dar uma luz ... Agradeço ...

    Topologia:

    MK ---
    wlan1 - Clientes (Onde vou ativei o WDS)
    wlan2 - PtP com a minha base

    Ativei o WDS estático na wlan1 (ap-bridge)
    Criei uma interface WDS com a master-interface wlan1 e o wds-address com o MAC do zinwell
    Criei uma bridge, adicionei uma classe de IP a bridge
    Adicionei a wds1 e wlan2 na bridge (Aqui foi minha dúvida ... agora está assim, mas já deixei na bridge wlan1 - wds1 e também todas as três)

    No zinwell, o configurei como Bridge+AP+WDS. Coloquei a mesma frequência, SSID da torre e cadastrei o MAC da wlan1 do MK na parte de config do WDS ....

    Mas isso não funciona nem por decreto ...
    Não sei realmente o que está errado ...

    Se puderem me ajudar ... Agradeço ...

    Abraços,

    Marcelo

  14. #14
    fabiano2006
    Visitante

    Padrão

    olá pessoal desculpe , pode ter ajudado , vcs ando trabalhando muito , ai quando chego em casa nem consigov ver o forum , entrem em contato comigo que estarei , passando todas as configuraçoes para fazer wds de mk para esses aps ok

  15. #15
    fabiano2006
    Visitante

    Padrão

    opá cara o wds , funciona muito bem , com os aps zinwell edimax , e entre outros , faço wds entre os mk tb , mas uma eu notei que o meu sinal da minha placa atheros , diminui um pouco apos fazer wds , rsrsrs no caso ela funciona , como ap bridge , e wds , e graças a Deus tá funcionado a 3 semanas . vamos ver se eu nao vou ter problemas.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fabiano2006 Ver Post
    opá cara o wds , funciona muito bem , com os aps zinwell edimax , e entre outros , faço wds entre os mk tb , mas uma eu notei que o meu sinal da minha placa atheros , diminui um pouco apos fazer wds , rsrsrs no caso ela funciona , como ap bridge , e wds , e graças a Deus tá funcionado a 3 semanas . vamos ver se eu nao vou ter problemas.
    Rapaz ... é mesmo ? A minha topologia seria a mesma ... Quer dizer que notou uma enfraquecida no sinal ? E vc acha que foi muito ? Me deixe saber .... Acabou que meus zinwells nao chegaram ainda ... entao nao tive como fazer os testes ainda ... Espero que continue funcionando pra voce e funcione pra mim tb .. rs
    Me deixe saber ....
    Abracos

  17. #17
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Meu sistema está assim:

    MK---AP-) ) ) ) ) AP(Cliente)----AP+WDS-) ) ) ) ) AP(Clientes)

    Obs.: todos os AP estão em modo bridge.

    Legenda:

    --- -> RJ45
    -) ) ) ) ) -> Sinal Wireless

    O que está acontecendo na rede aqui e o seguinde, o cliente faz o login e quando vai abrir uma outra pagina ele tem que fazer o login denovo, eu olhei no HotSpot na aba HOST, Mostra o MAC do AP(Cliente) E ficar variando o IP que no caso são dos clientes, e com isso faz logoff dos clientes.

    Como resolvo isso???