+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão provedor 5,8 vale a pena? e anatel?

    galera, tava vendo aki e no paraguai antenas e placas dlink 530, daria para mintar um provedor 5,8 ghz sem problemas,? qual seria a vantagem? e a desvantagem? ainda teria que ter 100% visao?


    essa duvida é boa!

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por diox Ver Post
    galera, tava vendo aki e no paraguai antenas e placas dlink 530, daria para mintar um provedor 5,8 ghz sem problemas,? qual seria a vantagem? e a desvantagem? ainda teria que ter 100% visao?


    essa duvida é boa!
    A vantagem é que, enquanto não surgir interferência nesta freqüência terá um ótimo serviço com um throughput enorme.

    As desvantagens são: interferência em 5.8 GHZ é bem mais difícil resolver que em 2.4 GHz, a instalação (equipamentos e montagem) tem que beirar a perfeição, as antenas são mais caras, as placas encontradas no PY não tem o selo da Anatel (isto é exigência).

    Precisa de visada tal qual em 2.4 GHz.

  3. #3

    Padrão

    monta os backbone em 5.8, e os clientes em 2.4, q e bem melhor

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    As desvantagens são: interferência em 5.8 GHZ é bem mais difícil resolver que em 2.4 GHz...
    Porque é mais difícil resolver? Até então achava que era mais facil conviverem mais canais em uma mesma frequencia na faixa de 5.8 ghz que 2,4 Ghz..

    vlw

  5. #5

    Padrão

    o alinhamento e mais complicado, a zona fresnel e bem mais fina, do q em 2.4, 2.4 espalha mais, 5.8, tem q ter visada perfeita pra funcionar bem.. essas coisas

  6. #6

    Padrão

    Tenho um provedor 100 % 5.8 servindo serviço de Voip. Não tenho nenhum problema com interferencias e roda numa velocidade 3 a 4 vezes mais rápido que 2.4. Os equipamentos são bem mais caros e dificeis de achar e a instalação realmente é mais minuciosa, mas vale a pena, pelo menos no serviço de Voip onde o cliente paga pelo uso (minutos usados nas chamadas) que as vezes chega a atingir 2 ou 3 mil reais mensais, daí o custo dos equipamentos é rápido pra retornar o investimento. Já num provedor de internet, não sei se compensa.

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AriDiretoTelecom Ver Post
    Tenho um provedor 100 % 5.8 servindo serviço de Voip. Não tenho nenhum problema com interferencias e roda numa velocidade 3 a 4 vezes mais rápido que 2.4. Os equipamentos são bem mais caros e dificeis de achar e a instalação realmente é mais minuciosa, mas vale a pena, pelo menos no serviço de Voip onde o cliente paga pelo uso (minutos usados nas chamadas) que as vezes chega a atingir 2 ou 3 mil reais mensais, daí o custo dos equipamentos é rápido pra retornar o investimento. Já num provedor de internet, não sei se compensa.
    Sim, e você está certissimo, pois VoIP e circuito amador não combinam. Agora uma coisa, você não montou com plaquinhas PCI e PC essa rede não né?

    Aqui tenho uma rede assim, mas são com rádios Motorola Canopy.

  8. #8

    Padrão

    Montei com RouterBoard WRAP Mikrotik com cartão CM9, cabos LMR600 e antenas omni e direcional da Pluton. Não sei se é o melhor, mas consigo sinal de -60 dB com distância de 5 Km da minha omni. Detalhes: tudo feito de acordo com normas e calculos, inclusive o tamanho do cabo para evitar ROE.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AriDiretoTelecom Ver Post
    Montei com RouterBoard WRAP Mikrotik com cartão CM9, cabos LMR600 e antenas omni e direcional da Pluton. Não sei se é o melhor, mas consigo sinal de -60 dB com distância de 5 Km da minha omni. Detalhes: tudo feito de acordo com normas e calculos, inclusive o tamanho do cabo para evitar ROE.
    essa omni que vc usa é homologada?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por raa_ Ver Post
    essa omni que vc usa é homologada?
    Não, a Pluton não tem omni homologada, só setorial e direcional.
    Mas é o único item que eu ainda não tenho dentro das normas, do mais tudo tá conforme a lei manda, inclusive meu SCM. Vou esperar mais um pouco pra ver se eles ( Pluton ) conseguem homologar essa omni, pq a qualidade é boa.

  11. #11

    Padrão

    mais tem uma setoriais que custa perto de 1000 que são homologadas, caso tenho uma rede em 5,8 de meus link com um back bone central todo em 5,8 tem um espinha de 92km foi algo muito bem montado em termos de radios, alimentação, cabos, tudo bem vedado e muito bem alinhados, demoramos cerca de 120 dias montando essa etrutura em 5,8 que é composta por 22 radios em 5,8 todos em modo ponto-a-ponto nenhum em multiponto mais sendo a estrutura assim e como tem um centrar é meio que um multiponto, vale a pena montar, caso tivesse em uma cidade grande eu montaria com radios como canopy como o sergio falou.