Boas...

Tenho um trabalho de Redes de Computadores sobre Sendmail. No entanto estou com algumas dificuldades na sua concretização, muito também devido à falta de tempo e escassez de informação das aulas. O trabalho tem que ser entregue na próxima semana e precisava de ajuda!

Então, o trabalho pretendido, consite em INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SENDMAIL, pretendendo-se instalar e configurar um Servidor Linux como servidor de Correio Electrónico para um domínio (rede local). O servidor deverá ser configurado de acordo com os seguintes requisitos:

1. A máquina deverá receber mensagens destinadas a compXY.iscac.pt e também a inf_gestaoXY.iscac.pt.
a. Todas as mensagens com origem na máquina local deverão ter no endereço de origem o host alterado para inf_gestaoXY.iscac.pt. Se por exemplo o utilizador maria enviar uma mensagem do comp03.isca.pt para a máquina oskar.iscac.pt essa mensagem deverá chegar à máquina oskar com o endereço de origem maria@inf_gestao03.iscac.pt (em vez de [email protected]). As únicas excepções a esta regra deverão ser o administrador da máquina (root) e o utilizador zeluisadm, para os quais esta alteração de endereço não deverá ser efectuada.
b. O servidor deverá permitir relaying para todo o domínio iscac.pt.
c. Por razões de segurança, o servidor não deverá disponibilizar os comandos VRFY e EXPN.

d. Disponibilizar de forma permanente na máquina os serviços POP e IMAP. e. Disponibilizar de forma permanente na máquina o serviço SMTP, usando como MTA o sendmail.

2. Alterar a configuração do sendmail de modo a adicionar as seguintes funcionalidades:
a. O servidor deve rejeitar mensagens dirigidas aos utilizadores jmiguel e dsilva da máquina local.
b. O servidor deve rejeitar mensagens recebidas dos endereços [email protected] e [email protected].
c. O utilizador jrpedro é um antigo utilizador da máquina local, que entretanto deixou de ter conta neste servidor. Será, portanto necessário configurar o envio de uma mensagem de erro por cada mensagem recebida destinada a este utilizador. A mensagem de erro deverá indicar o novo endereço de correio electrónico do utilizador: [email protected].
d. O utilizador jmatias da máquina local deve poder receber mensagens de correio electrónico no endereço alternativo:
[email protected].
e. Criar uma mailing-list com o nome aulas_redesII para todos os utilizadores da máquina.



Se por acaso alguém me puder ajudar, agradecia mesmo!!!

Obrigado!