+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão reposição estações de trabalho

    Viva!

    Estou a usar um servidor Suse 10.2 com samba + LDAP e não faço a mínima ideia de como poderia criar um sistema de reposição das estações de trabalho existentes na rede.
    Em principio o 1º passo seria o de criar as imagens dos discos. Facilita se as máquinas forem iguais já que nos dá menos imagens a criar. Mas e depois...?:

  2. #2

    Padrão

    Cara, já ouvi falar que tem como vc dar boot via rede com o kernel de outra máquina (servidor) e até usar o SO do servidor com interface gráfica e tudo mais... Isso seria muito bom pra vc, visto que assim que a máquina entrar na rede ela recebe tudo do servidor.

    Mas, creio que este não seja o caso. Acho que a melhor forma de reestruturar um cliente em minutos é mesmo criando as imagens do HD e deixando no servidor. Para isso use o G4U.
    Ou, se quiser ser mais rápido ainda, vc pode clonar uma máquina com o UDPCAST. Esse ai precisa de pelo menos um cliente vivo para servir, mas em meia hora vc está com 20 máquinas clonadas e prontas para uso.

  3. #3

    Padrão

    O amigo Samuel deu uma grande saída pra você. Entretanto, o primeiro parágrafo dele diz respeito à tecnologias utilizando terminais (LTSP), o quê não é muito recomendado no seu caso.

    O G4U (Ghost For Unix) é um sistema que puxa imagens de um servidor FTP e consegue reproduzir uma máquina em aproximadamente 30, 40 minutos, dependendo do tamanho do HD. Uma outra solução, um pouco mais chatinha de implementar, mas que eu prefiro, é utilizar o DD e o netcat para reprodução das máquinas. Enfim... existem vários sistemas que fazem isso. O UDFCast é uma boa solução que requer uma máquina que irá fornecer a imagem, mas leve em consideração que se você possui 50 máquinas, o processo cresce exponencialmente, a partir do momento que as máquinas que já foram feitas podem servir de outros servidores de imagem.


    Abraços!

  4. #4

    Padrão

    Viva!

    Obrigada pelas dicas!
    Foram os dois de uma grande ajuda!