+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão autorização do CREA? será?

    amgos, montei um instalação para um cliente aqui, em uma torre, esta torre é de uma radio FM, tem 117 mts de altura, ja ta la faz uns 20 anos.

    ate ai td blz. só que me procuraram e pediram o projeto da minha instalação. sendo é claro, que eu nao fiz projeto nenhum, simplesmete instalei os 2 aps e as 2 antenas e pronto, tudo em 2,4 ghz.

    Tenho que ter projeto para isso? achei ridiculo isto, pois nao estou comercializando nem nada., é so uma rede para tranmistir imagens de 2 cameras ip.

    amigos se tenho que ter projeto mesmo, poderiam me orientar?

    ou o cara tá por fora?

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Normalmente tem que ter projeto sim, pois qualquer torre, ainda mais uma com essa altura, possui autorização da prefeitura e mais algumas, e para tais autorizações só com projeto de eng°. Mas quem pediu? O CREA ou o dono da torre?

  3. #3

    Padrão

    obrigado sergio.

    o CREA pediu. nao entendi por que, os donos da torre são os donos da radio é claro. e eles falaram que tem todo o projeto da "torre",

    Como seria esse projeto entao que eu tenho que fazer? alguem ja fez? pq da torre eu até concordava em ter que ter projeto da torre, agora de minhas instalaçoezinhas. ai ai ai. acho que me ferrei..

    alguem ai poderia me ajudar

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Converse com o pessoal da rádio (engenheiro de preferencia) e verifique a situação.

  5. #5

    Padrão

    Opa é isso mesmo, na verdade quando se fala na SCM realmente tem até isso você precisa pargar o art por cada antena instalada uma quantia de R$28 se não me engano, cada vez que é feito uma nova instalação de antenas em uma torre precisa sim do projeto do eng. para o CREA esse projeto os eng. estão acostumado a fazer para as TVs e custa em torno de R$300. É assim mesmo vai ter que pagar pra ter o projeto caso contrario tem problemas com o "Homi".

    abraço

  6. #6

    Padrão

    valeu tux, mas nao to tirando scm, pois na verdade nao sera cobrado nada. foi assim, um cliente pediu para eu fazer tudo legalizadinho pra ele uma central onde ele enviaria o sinal de suas cameras ip, para ele mesmo acessar. só isso, sem internet sem outras coisas, sem venda de nada

    sera que mesmo assim preciso desse tal projeto para o crea?

  7. #7

    Padrão

    Eu so falei que na SCM tem que ter isso, precisa sim é como se fosse o eng. assinando um projeto no qual o funcionamento está para tal função amitindo sinal com tal potência em tal polarização é mais um projeto de instalação de antenas.

    precisa sim

  8. #8

    Padrão

    Ridiculo essa exigência... Quero que alguem aqui fale quantas antenas wireless instaladas no Brasil tem ART ou projeto no CREA. Existem milhares, eu disse milhares de antenas instaladas em todo o território nacional, principalmente de empresas particulares fazendo PTP e acredito que nenhuma tem projeto com essa legalização. Os rádios que utilizamos para redes 2.4 e 5.8 não são licenciados, a frequencia é livre, e os fabricantes de rádios e antenas tem que seguir as normas da ANATEL e respeitar os limites de potência de irradiação. Quanto a torre, essa sim tem que ter projeto e tudo mais, mas isso pq é um projeto que envolve engenharia civil na construção. Talvez vc tá incomodando "alguem" ( concorrente...rsrsrs ) com esse projeto e ele tá querendo arrumar pelo em ovo pra dificultar esse serviço.

  9. #9

    Padrão

    Também acho que você não precisa, não está vendendo sinal, quem levantou a torre deve fornecer o projeto. Você só está fazendo uso de uma estrutura que já existe e ja deveria ter o projeto.

  10. #10

    Padrão

    Passei aqui o que eu sei e o que o CREA pediu para o meu provedor ficar totalmente regular, em relação as torres precisa do ART e até das antenas instaladas em clientes pois quando você é ilegal niguem faz essas fiscalaização mais que precisa pra quem tem SCM porpria...acho um absurdo mais é a lei, recomendo que entre em contato com algum eng. telecon que ele vai te passar as cordenadas, o meu eng. é eng. da telefonica e manja bem e disse que precisa.

  11. #11

    Padrão

    eu tbem acho que é dor de cotovelo de concorrente. pois meu concorrente tem uma torre a 100 mts da onde estou.

    mas vou averiguar melhor isto e posto aqui pra todos.

  12. #12

    Padrão

    Daqui a pouco vai precisar de ART e projeto até pra se instalar uma antena de TV em casa.

  13. #13

    Padrão

    Fale com godoy @ cgconsultores.eng.br ele é engenheiro telecom!