+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Estrutura Provedor....Custo x Beneficio ..Duvida....!

    Pessoal, to pesquisando qual melhor Solução, levando em conta o Custo x Beneficio, lembrando que Todo Material deve ser Homolgado (Routers, Antenas....)?.....Ajuda..??

  2. #2

    Padrão

    Cara...primeiramente vc tem q saber qtos clientes vc vai ter.... tipo se vc começar com 20 a 35 clientes simultaneos.. vc pode pegar um Senao 2611 da vida... agora se vc for utilizar para mais do que isso recomendo vc usar os radios LinkPower q são homologados tbm(Falar com o João LinkPower - Soluções em Tecnologia) em questão de radio são esses... agora antenas homologadas acaba saindo um pouco caro.. tem umas omni hypertec escutei q são boas mais naum usei ainda... eu uso hyperlink de 15 dbi são excelentes isso em antenas omni.. agora antenas setorial vc pode usar as hyperlink tbm q são excelente.... agora em questão do servidor vc pode está usando uma maquina boa com slackware e myauth (www.myauth.com.br) para vc naum ter dor de cabeça... preço no los hermanos (paraguay)
    senao 2611 -> 320,00
    Radio Link Power -> consultar preço com o joão
    hyperlink setorial 120° -> 525,00
    hyperlink omni 15 dbi -> 185,00
    hypertec omni 18,5 dbi -> 620,00 (pela Michigan)
    Licensa Myauth -> 600,00
    Micro servidor -> 1800,00 (PD 3.2, hd sata 160, 2 giga memoria, Pl. mãe Asus)

    bom é isso ai q vc vai gastar... agora fica ao seu critério escolher qual solução vai melhor te atender....

  3. #3

    Padrão Custo Beneficio

    Boa noite fera isso e uma pergunta um pouco dificil de responder, pois o equipamento depende de onde vai atuar, pra quem e qual area?
    tipo do local onde sera instalado ae sim poderiamos levantar algo mais concreto ok

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    Pessoal, GRATO pela ajuda, pretendo começar com 60 clientes...sendo que pretendo espandir para 100 ...150...200... quem sabe.

    Pretendo montar a seguinte extrutura;

    Internet > (Modem Router, Brasiltelecom) > Servidores. Linux > Backbone > Pop > clientes.

    Andei pesquisando aqui no forum e gostaria de saber a opinião de vcs:

    Pra montar o (backbone > pop) em 5.8 usando o ovislink wla5000.... distancia 400 mts, Pelo menos foi a relação Custo x Beneficio mas acessivel que achei!!!!!Será?

    O Pop gostaria de colocar 4 paineis setoriais Hyperlink e quatro radios desses Z Plus G120.... sei que não seria a melhor solução, pelo menos começo...pensei Mikrotik.... mas liguei pro pessoal da anatel e eles disseram que a bridge tem que ser homolagada tb.....??? e ai complica....então pensei pq não 4 wla5000 em 2,4.... mas achei pouca literatura ..... Pesquisei Link_Power e achei interessante.....so não levantei o custo...quais outros..???

    O grande problema e que quero fazer tudo legalizado.... pois temho certeza que os Fiscais vao bater....Denunucia.

  6. #6

    Padrão

    o backbone pode ser feita com wla5000 vai conseguir um trafego exlente nesses 400m, agora em relação ao radio era melhor ja iniciar com algo que não seria alterado logo, inicia com MK com placas 530 da Dlink ela é homologada e você fica dentro da lei como qualquer radio Certificado de Homologação - Requerimento nº 0270/05, e não vai precisa altera tão cedo.

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Pessoal, GRATO pela ajuda, pretendo começar com 60 clientes...sendo que pretendo espandir para 100 ...150...200... quem sabe.

    Pretendo montar a seguinte extrutura;

    Internet > (Modem Router, Brasiltelecom) > Servidores. Linux > Backbone > Pop > clientes.

    Andei pesquisando aqui no forum e gostaria de saber a opinião de vcs:

    Pra montar o (backbone > pop) em 5.8 usando o ovislink wla5000.... distancia 400 mts, Pelo menos foi a relação Custo x Beneficio mas acessivel que achei!!!!!Será?

    O Pop gostaria de colocar 4 paineis setoriais Hyperlink e quatro radios desses Z Plus G120.... sei que não seria a melhor solução, pelo menos começo...pensei Mikrotik.... mas liguei pro pessoal da anatel e eles disseram que a bridge tem que ser homolagada tb.....??? e ai complica....então pensei pq não 4 wla5000 em 2,4.... mas achei pouca literatura ..... Pesquisei Link_Power e achei interessante.....so não levantei o custo...quais outros..???

    O grande problema e que quero fazer tudo legalizado.... pois temho certeza que os Fiscais vao bater....Denunucia.
    Tem que ver bem isso daí, pq acho que o WLA5000 só é homologado pra uso com a antena original que vem com ele... Espero que eu esteja errado, mas procure se informar a respeito.

    Eu gastaria um pouco mais e usaria um par de airaya. É um rádio excelente, vc instala, alinha bem as antenas e esquece que eles estão lá.

    Outra coisa pra se informar é a respeito do uso do Mikrotik. Eu uso aqui e ainda não fui fiscalizado, mas logo serei, pq acabei de registrar minha base com minha scm própria.. então, em seguida devo estar recebendo a visitinha deles. Por via das dúvidas, estou com 2 ap2000 aqui guardados...

  8. #8

    Padrão

    Grato amigos, é sempre bom contar com a ajuda de vcs.... andei pesquisando e li que o que deve ser homologado é o rádio e se usado com antenas homologadas não tem problema....sera???? outra consultei meu parceiro de scm e ele me alertou que o ap2000 não é homologado e realmente procurei la na Anatel e não encontrei a homologação dele......apenas do ap4000 mas li muitos casos de decepção com esse equipamento, alem de ser caro...... Caro tuxbrasil sei das limitações desses Z Plus G120 ..no maximo 20 por painel..mesmo assim ja tenho condiçoes de atender 80 clientes iniciais.....nesse tempo a anatel me fiscaliza e depois então sim coloco um super ap com micro e mikrotik....Abraço a todos.

  9. #9

    Padrão

    jodrix,

    Certo, mais uma informação sobre o ap 2000 "O AP 2000 NÃO EMITE RF ELE NÃO POSSUI INTERFACE WIRELESS E SIM O CARTÃO QUE VOCÊ COLOCA NELE QUE DEVE SER HOMOLOGADO" pode usar ap2000 sem problemas.

  10. #10

    Padrão

    Nao pode esquecer que tem a licença SCM também no custo, principalmente se na sua cidade tem concorrente....
    procure no google "parceria SCM"

  11. #11
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Grato amigos, é sempre bom contar com a ajuda de vcs.... andei pesquisando e li que o que deve ser homologado é o rádio e se usado com antenas homologadas não tem problema....sera???? outra consultei meu parceiro de scm e ele me alertou que o ap2000 não é homologado e realmente procurei la na Anatel e não encontrei a homologação dele......apenas do ap4000 mas li muitos casos de decepção com esse equipamento, alem de ser caro...... Caro tuxbrasil sei das limitações desses Z Plus G120 ..no maximo 20 por painel..mesmo assim ja tenho condiçoes de atender 80 clientes iniciais.....nesse tempo a anatel me fiscaliza e depois então sim coloco um super ap com micro e mikrotik....Abraço a todos.
    O ap2000 realmente não é homologado, os cartões é que devem ser homologados. A informação que tenho é justamente esta q vc descreveu, ou seja, as placas que estão no Mikrotik é que devem ser homologadas... Inclusive já sei de casos de provedores q já foram fiscalizados com Mikrotik e não tiveram problemas.