+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Setoriais x Omni

    Pessoal to com uma duvida cruel e nao sei se vai fazer alguma diferenca a mudanca e gostaria de saber a opniao de vcs pra ver se vale a pena a troca, eu tenho um PCAP-Mk com uma antena omni de 12 dbi aquarios q coloquei so pra quebrar o galho enquanto to duro mas eu tenho um divisor da hyperlink que comprei essa semana e 3 antenas setoriais de 30º 12 dbi da aquario e minha duvida era a seguinte se valeria a pena eu trocar a omni pelas 3 setoriais ou se eu deveria usar o divisor e colocar as setoriais e a omni juntas, ou se nao devo mexer pois nao vale a pena e ainda vai me trazer problemas.

  2. #2

    Padrão

    Sera q eu nao soube me expressar direito ou ninguem sabe mesmo me responder!!!!!

  3. #3

    Padrão

    eu entendi o que vc quer saber. só não sei lhe dar uma resposta. creio que só vai poder te responder quem souber direitinho o alcance tanto da omni quanto das setoriais, pra te dizer as vantagens. e a propósito, eu acho que a única vantagem que vc vai ter é essa, pois como todas vão estar conectadas na mesma placa/cartão, o número máximo de clientes simultâneos e transferencia máxima de dados não vão mudar. Acho que só vai depender da qualidade da omni e das setoriais. se a omni for porca, põe as setoriais, e vicecersa. mas seria tanto trabalho pra tão pouco resultado... acho que é melhor vc colocar sim outra placa, e usar a omni e as setoriais ao mesmo tempo, como vc mesmo sugeriu.

  4. #4

    Padrão opa

    a omni cobre tudo neh,,,
    as setoriais nao,, 90º,,

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxmelo Ver Post
    Pessoal to com uma duvida cruel e nao sei se vai fazer alguma diferenca a mudanca e gostaria de saber a opniao de vcs pra ver se vale a pena a troca, eu tenho um PCAP-Mk com uma antena omni de 12 dbi aquarios q coloquei so pra quebrar o galho enquanto to duro mas eu tenho um divisor da hyperlink que comprei essa semana e 3 antenas setoriais de 30º 12 dbi da aquario e minha duvida era a seguinte se valeria a pena eu trocar a omni pelas 3 setoriais ou se eu deveria usar o divisor e colocar as setoriais e a omni juntas, ou se nao devo mexer pois nao vale a pena e ainda vai me trazer problemas.
    O interesante da setorial é q elas são menos sensiveis a interferência q a OMNI, levaria tb vantagem se ligada um AP, ou um cartão para cada setorial em vez de usar um divisor, e se vc citou correto, 3 antenas de 30° vc vai cobrir 90° de 360°, é pouco, só trocaria por setorial Hyperlink e de preferência 3 de 120° ou 4 de 90°, é claro q vc sair de uma OMNI pra setorial seria vantagem mesmo sendo aquário, usar a OMNI e as setoriais juntos ñ seria uma boa, vai espalhar e esperdiçar seu sinal, resumindo, na minha opinião ñ acho q valeria a pena a ñ ser da forma q citei, espero ter ajudado, abraços!

  6. #6

    Padrão omni x setorial

    Ola colega !

    Em time que esta ganhando, não se meche, portanto se com esta omni de 12 dbi tu não esta tendo problemas, continua com ela.
    Agora, se tu não precisa cobrir 360 graus, e sim um determinado setor, ai é vantagem a setorial, e tem que levar em conta que o divisor de potencia, como o nome diz, dividirá a potencia pelo numero de antenas, portanto é bom calcular quanto de potencia efetiva tu precisas para alcançar teus objetivos.
    Quanto a antena setorial ser menos sensível a interferências, o colega acima tem razão, principalmente interferências vindo por trás da antena, alem de concentrar o ganho da mesma(dbi)em um determinado setor.
    Compara a irradiação de uma antena com a irradiação da luz(ambas são ondas eletromagnéticas) ex: uma lâmpada de 100w iluminando para todos os lados vai dar um determinado índice de luminosidade em certa distancia, agora esta mesma lâmpada com um refletor dirigindo a luz para um determinado setor, (90 graus), vai atingir uma distancia maior com mais intensidade de luz, e se concentrarmos a luz desta mesma lâmpada com um refletor para um determinado ponto(5 graus), a luminosidade será muito mais intensa e atingira uma distancia bem maior que a lâmpada com refletor de 90 graus.

    Portanto, quanto mais concentrado for o lóbulo de irradiação de uma antena,maior será a intensidade do sinal irradiado e maior será a distancia atingida pelo mesmo, independente do ganho da antena.

    Podemos comparar a lâmpada livre com a amni, a lâmpada com refletor até 120 graus com a setorial e a lâmpada com refletor concentrado com a antena direcional(parabólica, yagi,etc..)

    Abraços,

    castilhos

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por castilhos Ver Post
    Ola colega !

    Em time que esta ganhando, não se meche, portanto se com esta omni de 12 dbi tu não esta tendo problemas, continua com ela.
    Agora, se tu não precisa cobrir 360 graus, e sim um determinado setor, ai é vantagem a setorial, e tem que levar em conta que o divisor de potencia, como o nome diz, dividirá a potencia pelo numero de antenas, portanto é bom calcular quanto de potencia efetiva tu precisas para alcançar teus objetivos.
    Quanto a antena setorial ser menos sensível a interferências, o colega acima tem razão, principalmente interferências vindo por trás da antena, alem de concentrar o ganho da mesma(dbi)em um determinado setor.
    Compara a irradiação de uma antena com a irradiação da luz(ambas são ondas eletromagnéticas) ex: uma lâmpada de 100w iluminando para todos os lados vai dar um determinado índice de luminosidade em certa distancia, agora esta mesma lâmpada com um refletor dirigindo a luz para um determinado setor, (90 graus), vai atingir uma distancia maior com mais intensidade de luz, e se concentrarmos a luz desta mesma lâmpada com um refletor para um determinado ponto(5 graus), a luminosidade será muito mais intensa e atingira uma distancia bem maior que a lâmpada com refletor de 90 graus.

    Portanto, quanto mais concentrado for o lóbulo de irradiação de uma antena,maior será a intensidade do sinal irradiado e maior será a distancia atingida pelo mesmo, independente do ganho da antena.

    Podemos comparar a lâmpada livre com a amni, a lâmpada com refletor até 120 graus com a setorial e a lâmpada com refletor concentrado com a antena direcional(parabólica, yagi,etc..)

    Abraços,

    castilhos
    Queria falar da minha satisfação ao ver que o Sr. está agora participando do fórum no Underlinux... Sua matéria publicada no site da Tecnociência me deu uma luz aqui pra resolver os problemas do meu provedor, ao qual sou muito grato ao Sr.

    Também sou do RS!

  8. #8

    Padrão

    Bom, visando prover um serviço de melhor qualidade ( cobertura, sinal e abertura ) troquei minha Omini por dois paineis setoriais de 120º, a antena omni quando tem poucos clientes tem uma boa performace ( 25 clientes +/- ), troquei por setoriais e não me arrependo, pois o ping estava altissimo, e além disso a Omni gera muito ruido, e a abertura da setorial é bem melhor. Sem contar que com divisor de frequencia, tudo que vc trafegar em uma antena, todo o trafego a outra antena tb estará espalhando, pois elas estão no mesmo cabo. É bem mais fácil vc colocar um rádio em cada uma e uma interface para cada rádio, isso com certeza aumentará a qualidade do seu serviço e vc poderá pendurar mais gente.

  9. #9

    Padrão

    Muito obrigado a todas pela colaboracao, topico respondido e fechado.