Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

mardukn
    Sim, concordo que realmente ficaria mais interessante. Seria somente questão de ajuste, eu não tenho nenhum balanceamento hoje, pois, a operadora me entrega em fibra..mas tenho amigos com algumas Adsl ( 10 ou mais ) e fazendo balanceamento dessa forma como eu disso ou ate mesmo por source-routing. E funciona sem problemas.. No seu caso vc consegue usar o mlppp pois a embratel trabalha com PPP ao inves de frame-relay..fica muito bom tambem..

Abraços!!

2. Citação Postado originalmente por mardukn Ver Post
    Bom dia, o que vc prescisa é de um Balanceamento de Carga com NTH, o mikrotik pode fazer isso facilmente. o detalhe é que vc vai fazer dinamicamente que as conexões dos mesmos usuarios saiam pelo mesmo link.. Vc faz isso usando Address List do Firewall..

Desse jeito fica bem interessante, mas existe ainda o problema de por exemplo um usuario em determinada conexão usar toda a banda desse link, e o sistema não vai muda-lo p/ o outro link. Ai se for pensar nisso, teria que ter o BGP rodando, anunciando seu proprio Bloco de IPS e ASN.

Qualquer dúvida estou a disposição,

Wagner
    Cisco Certified
    Ola,

Bom, não tem o problema de 1 usuario em determinada conexão usar toda a banda porque já tem controle de banda, cada usuario tem 100k... Existe a possibilidade de vários usuarios terem sido designados para aquele link e do nada varios usuarios começarem a usar muita banda...

Mas mesmo assim não tem problema, pq o link vai saturar, o sistema vai parar de jogar gente nele, os usuarios vão navegar um pouco lentos por algum tempo, mas em breve alguns vão desligando seus computadores e o link vai folgando, até chegar a um ponto que possa ser colocado mais usuarios...

Vc Poderia falar mais sobre esse balanceamento de carga com NTH?

Valew.

Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    do jeito q voce esta fazendo.. eh interessante...

o que "pega" eh o seguinte, conexoes ativas permanentes (downloads grandes, msn, vpn, etc etc).. se vc ta indo por um link.. e troca um usuario para outro link, essa conexao.. perde.. esse eh o grande "problema"

do jeito q voce fez ai.. da pra fazer um sistema ficar monitorando o uso de cada link e ir jogando os usuarios pra um link...

acho que se vc usar "round-robin" + "least-load" da pra melhorar o jeito ai....

o round robim mantei um balanceamento de usuarios em cada link (por QUANTIDADE ) e o least load.. verifica o link.. e sobrepoe o round-robin caso o link de destino esteja cheio...

eu uso aqui balanceamento mlppp no cisco.. soh que os links sao embratel... o balanceamento eh perfeito.. mas.. links da mesma operadora...
    Ola,

Cara, se o Round Robim manter o usuario sempre no mesmo link, e a sobreposição do least-Load só valer para o novos usuarios, vai ser exatamente oq eu preciso...

Vc poderia falar mais sobre isso? Ou quem sabe indicar alguns tutoriais?

Eu vi um software que usa essas funcões que vc falow, se chama ProxyFork, mas custa 699 Euros, dai não tem condições neh?

Alem disso, preciso disso tudo no linux, pois quem autentica e faz controle de banda na minha rede é o myauth...

Obrigado.

3. entao.. round-robin e least-load sao algoritimos de seleção/random...

o round-robin trabalha assim, supondo que voce tenha 10 links ... e 1000 usuarios... e que eles vao entrar online ao mesmo tempo.. entao o round-robin faz assim:

primeiro user.. link 1...
    segundo.. link 2..
    terceiro link 3..
    quarto link 4.
    ....
    decimo primeiro, link 1
    decimo segundo, link 2 ....

.. o least-load trabalha diferente, ele pega o link que tem menor volume em uso e joga o usuario pra la...

uso estes algoritimos em um balanceamento de arvore de diretorios do squid...

mas voce precisa fazer um programa, em C talvez... que faça essas verificações... voce precisa +- disso:

uma função que retorne o uso de cada link (em porcentagem)...
    Código :

if (link1.uso > link2.uso) { jump link2; }
    else { jump link1; }

isso vc precisa capturar o usuario QUANDO ele for logar e fazer com que sejama dicionadas regras de roteamento para este usuario (escolhendo qual link ele vai sair)...

4. Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    entao.. round-robin e least-load sao algoritimos de seleção/random...

o round-robin trabalha assim, supondo que voce tenha 10 links ... e 1000 usuarios... e que eles vao entrar online ao mesmo tempo.. entao o round-robin faz assim:

primeiro user.. link 1...
    segundo.. link 2..
    terceiro link 3..
    quarto link 4.
    ....
    decimo primeiro, link 1
    decimo segundo, link 2 ....

.. o least-load trabalha diferente, ele pega o link que tem menor volume em uso e joga o usuario pra la...

uso estes algoritimos em um balanceamento de arvore de diretorios do squid...

mas voce precisa fazer um programa, em C talvez... que faça essas verificações... voce precisa +- disso:

uma função que retorne o uso de cada link (em porcentagem)...
    Código :

if (link1.uso > link2.uso) { jump link2; }
    else { jump link1; }

isso vc precisa capturar o usuario QUANDO ele for logar e fazer com que sejama dicionadas regras de roteamento para este usuario (escolhendo qual link ele vai sair)...
    Ola,

É exatamente isso que gostaria que alguem me indicasse, um programa que fizesse esse trabalho e que pudesse ser acoplado ao squid e php...

Vc sabe de algum?

Valew...

5. nao conheço. mas pretendo fazer algo do tipo.. :P

Tópicos Similares

1. Respostas: 1
    Último Post: 08-02-2016, 06:57
  2. Alguém sabe link dedicado para Minas do leão RS?
    Por volnei lopes no fórum UnderLinux
    Respostas: 2
    Último Post: 31-05-2013, 16:42
  3. Respostas: 5
    Último Post: 31-08-2011, 09:10
  4. Respostas: 11
    Último Post: 25-01-2011, 07:51
  5. Alguém sabe???
    Por Futuremax no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 29-11-2002, 19:40

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L