+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Internet Lenta

    Amigos do Under,boa noite.
    É meu primeiro post, portanto pesso desculpas se cometer algun dslise
    Vamos ao problema: Tenho um Link de 2M (garantido 50%) da Btr, p/95 clientes, 98% desses liberado 128kb/s, servidor Pentium 4 2.8Ghz; mem 2Gb; HD 80 Gb c/ 4partições; SO Linux Mandriva release 2007; modem/roteador Powerlink 510; 4 pontos de acesso c/ rádios Linksys 54G ver. 5 e 54GS ver.6(linux) com antenas OMINI de 15dbi, todos interlgados em WDS. No servidor utilizo tabém o mesmo rádio c/antena de grade de 24dbi até uma omini.
    Acontece que em muita vezes a internet fica tão lenta, pior que na discada, embora no MRTG aparece apenas 500bps em média. Também a partir da segunda omoni, os pings são instáveis ou seja há pings altos com outros baixos Ex: 5 pings c/ 2,45ms , 1 ping c/180ms.
    O que posso fazer p/ solucionar esse problema? onde estou errando?
    Se puderem , toda ajuda será bem vinda. Obrigado a todos.
    laurocamargo

  2. #2

    Padrão boa noite

    amigo, na maioria das vezes que enfrentei ping alto ou era hardware fraco (radio), ou era problema da antena para baixo tipo antena, cabo ou conector...

  3. #3

    Padrão

    antes de trocar algum hardware, tente fixar o txrate do seus aps em 11mbit fixo... !! deve resolver

  4. #4

    Padrão

    Vc liga um ponto ao outro com antena de grade e omini ???


    Eu vou dizer uma coisa que pode parecer estranho a alguns usuarios, mas serve pra refletir um pouco, por que sera que a pouco tempo atras conseguiamos montar gateways com iptables e squid em maquinas k6 com 16 ou 32 mb de ram ???, acredito que investir em maquinas de alta performance não seja a melhor solucão, acredito que ao inves do linux subir ele acaba encontrando problemas por não estar 100% adaptado a um hardware tão robusto(Pensem Nisso).

    Abracão

  5. #5

    Padrão

    linux nao estar adaptado para hardware robusto ? vc eh louco ? rssrsssssssssss

    32mb de ram para squid.. o negocio vai ficar feio... vai consumir SWAP e o squid perde performance..

    squid consome 10mb a 15mb de ram para cada 1gb do cache_dir utilizado... fora o sistema (kernel, tabelas conntrack, etc etc)..

    essas lentidoes momentaneas ai.. quase certeza que é o tx rate ficando em 1mb por causa de algum (ou alguns) clientes com sinal mais fraco..

    um cliente com 1mb fixo.. atrapalha o restante dos clientes...

  6. #6

    Padrão

    Então um servidor de email completo tem que ter quanto de memoria???

    https://under-linux.org/6210-linux-u...are-velho.html
    Última edição por gatoseco; 18-06-2007 às 13:42.

  7. #7

    Padrão depende!

    Oi, depende de quantos clientes vc vai ter, se tiver uns 10 qq maquininha aguenta tranquilo, agora se você tiver +1000 ... a coisa é diferente.

    Tem que sempre lembrar o tamanho da rede, quanto mais tráfego mais memória e HD mais rápido tu prescisa.

  8. #8

    Padrão Sobre o wireless

    Sobre o wireless, eu não usaria WDS entre os APS da tua rede, de preferência trocaria as antenas omini por setoriais ( divisor de potência + 4 antenas ), acho que vai melhorar a qualidade do sinal principalmente em clientes que ficam perto da torre e as antenas cabam ficando em ângulos onde o sinal do omni é fraco.

  9. #9

    Padrão

    a questao da memoria no servidor tenho a seguinte esperiencia: tenho 512 de ram no servidor que tem 200 clientes cadastrados e fica em media 80 clientes online e o consumo da memoria fica em media 80%, e relação ao ping alto o ideal e dividir os radios pois creio que sejam eles que nao estejam aguentando. O bom mesmo e ter radios em wds para ptp e radios para aps. O ideal seria para ptp radios 5.8, poderia ser o wla 5000ap que esta com um preço acessivel e para ap vc pode continuar com o linksys, lembrando de conferir se seus cabos estao em perfeita montagem

  10. #10

    Padrão

    o ERRO está na estrutura de sua rede wireless pelo visto os radios que você usa suporta o https://under-linux.org/forums/dd-wrt/ então pode atualizar o firmware deles para o dd-wrt, faça o bloqueio do trafego entre clientes em sua rede, faça o enlace de onde você manda o link para sua omni com 2 radios cara um com uma direcional em modo wds, cheango o sinal no radio passa ele via cabo pro outro radio que está ligado na omni, sempre o trafego de um local para o outro deve passar por um enlace para o radio não sobrecarregar e perde performace no serviço que está fazendo.

    essa foi minha ajuda
    boa sorte

  11. #11

    Exclamation internet lenta

    Agradeço a todos pelas dicas, vou por a mão na massa, depois posto os resultados para que possa ajudar outras pessoas.
    A todos mais uma vez OBRIGADO

    laurocamargo

  12. #12
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por laurocamargo Ver Post
    Agradeço a todos pelas dicas, vou por a mão na massa, depois posto os resultados para que possa ajudar outras pessoas.
    A todos mais uma vez OBRIGADO

    laurocamargo
    Olá Lauro.. conheço sua estrutura aí hehehe...

    Bom, HOJE, eu faria da seguinte forma: tudo com mikrotik, e os enlaces entre o provedor e as bases em 5.8 Ghz.

    Vc precisaria de 4 conjuntos de placa mãe, processador, memória RAM e memória Flash. Um no provedor, e cada um dos outros 3 em suas bases, da seguinte forma:

    1 - Provedor com 1 placa wireless Dlink AG530 em 5.8 Ghz mais uma antena direcional 5.8 Ghz, levando até o prédio das professoras...

    2 - Prédio das professoras, com 1 placa AG530 recebendo do provedor, outra AG530 mandando para o Garaffa e 1 placa G510 atendendo os clientes com a omni.

    3 - Prédio do Garaffa, da mesma forma que o anterior.

    4 - Prédio do Julico, com uma placa AG530 recebendo do Garaffa, e uma G510 ligada na omni.

    Vc irá gastar um pouco, mas ficará com uma estrutura para atender a mais de 70 clientes em cada uma dessas bases. E poderá também utilizar equipamentos 100% homologados pela anatel, sem contrar que poderá fazer o controle de banda, filtro de vírus, etc. diretamente nas bases, sem sobrecarregar desnecessariamente a rede.

    Caso precise de alguma dica, estou a sua disposição.