Pessoal,

Estou com um problemão nas mãos...

Tenho 2 servidores (o 1º com servidor web apache, servidor email courier mail system, dns primário e servidor de banco de dados mysql; o 2º com servidor web apache, dns secundário e servidor de banco de dados mysql)... esses servidores estão em um link xdsl da Telemar de 512 k...

Temos um velox de 1 mb que serve para acesso à internet de nossa rede interna...

A estrutura fica da seguinte maneira:

Código HTML:
[pre]
                  velox
                   |
xDSL ----------- switch --- servidores
                   |
                firewall/roteador  --- rede interna 192.168.254.0/24
                   |
                rede interna 192.168.2.0/24
  [/pre]
Sei que o firewall não está no lugar CERTO, que seria entre a internet e a rede (c/ servidores), pelo menos assim penso eu!!! Pois bem... comecei nesse emprego faz 2 meses e a estrutura da rede sempre esteve desse jeito... só que de 2 semanas pra cá os usuários não conseguem acessar os 2 servidores de fora (externamente, através do xdsl) devido à enorme lentidão, sendo que o acesso interno continua muito bom.

A primeira coisa que fiz foi verificar processos (ps, top), uso de memória (free), espaço em disco nos servidores (df), load average (w)... tudo ok do meu ponto de vista.

Pois bem... como somente o acesso externo que ficou lento de repente... pensamos em ser problema no link xDSL da Telemar. Vieram os técnico aqui e trocaram o modem que estava apresentando problemas e de nada adiantou... a lentidão ainda persiste. Requisitamos a Telemar um gráfico pra ver se o link está saturado ou não. Não nos foi repassado tal gráfico ainda. E os técnicos também fizeram vários testes no link e não encontraram nada.

Alguém já passou por algo parecido? Pode ser algum problema nos servidores? Quais outros testes eu poderia está realizando pra ver se encontro o problema?

Obrigado a todos desde já... qualquer ajuda será muito bem-vinda... estou sem saber o que fazer...