+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Soma de 2 Links de forma transparente

    Ola,

    Tenho um servidor de Internet com iptables/squid e 2 placas de rede (LAN e NET), no esquema tradicional, com um link de 1.5 Mbps da Brasil Telecom. Agora, teremos um 2o. link de backup de Radio de 512 Kbps.

    Entao, um colega me disse que no Linux tem um esquema para:
    1) colocar uma 3a. placa de rede, e permitir que o sistema funcione como se fosse um link de 2 Mbps, ou seja, a soma das bandas;
    2) se cair um dos links, o outro link assume automaticamente, e a NET nao para.

    Como nunca vi este esquema, gostaria de saber se alguem ja fez e se sabe qual o esquema para fazer isso...

    Agradeco desde ja...

  2. #2

    Padrão

    Tem como fazer isso com Mikrotik, que é uma mini-distro, mas muito poderosa... Dá uma pesquisada no fórum a ele correspondente aqui na Under para tirar suas dúvidas...

  3. #3

    Padrão

    somar o link de operadoras diferentes.. nao tem como nao.. !!

    tem como vc diferenciar trafego e redirecionar para determinada conexao...

  4. #4

    Padrão

    É que tem um cara (nao conheco ele) que falou que instala Linux com links somados e tambem com auto-deteccao de queda de link, assumindo o 2o. automaticamente.

    E tambem outro cara ficou "tirando uma onda" pois disse que ele faz isso facilmente em servidores Windows 2003...

  5. #5

    Padrão

    Caro Edilmar,

    Realmente, somar os 2 links não é possível, isso só pode ser feito com a Concessionária que está fornecendo os links para você...

    O que você deve estar procurando é o balanceamento de 2 links com fail-safe, de antemão lhe informo que o failsafe não funciona 100% pois o linux/kernel demora um tempo até verificar que determinado link esta respondendo ou não, mas, utilizo bastante esse sistema, com até 4 Links simultâneos e dificilmente tenho problemas.

    De uma pesquisada nesse assunto: "balanceamento de links", utilizando iproute2, você vai achar bastante informações...

    Espero ter ajudado...