+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    MAX,

1) Do hub vc vai puxanda cabo até a casa do cliente, normalmente vc chega junto com o telefone?

2) Nestes 7km, quantos clientes vc já tem rodando e quantos prevê?

3) O pessoal da cia de energia simplesmente falou que não sabia nada do aluguel e podia colocar???? não tem nenhuma autorização por escrito??

4) Mande o mais breve possível as fotos, para a gente ver como você fez a infra.

Quero estudar essa solução, dependendo da viabilidade pretendo cabear 2 avenidas de comércio aqui na minha cidade.

1) como assim chega junto com o telefone?
    2) tenho pelo menos 1 a cada 10 metros
    3) me jogaram para varios setores e ninguem sabe nada sobre aluguel e teve ate um alto funcionario q me disse q a light nao cobra nada apenas nao pode danificar o poste nem causar danos a rede eletrica.
    4) to mandando as fotos de um amigo q esta fazendo a mesma experiencia e ja ta funfando a quase 2 anos, sinal q funciona.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	121
Tamanho: 	164,9 KB
ID:      	888   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.jpg
Visualizações:	123
Tamanho: 	122,6 KB
ID:      	889  

2. Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Como vc fez o isolamento entre os clientes para eles não se enxergarem?

Tu já imaginou um usuário acessando a máquina do outro? Pode ser um problema muito sério para você!
    Desabilitei compartilhamento de pastas ee arquivos e tb rede microsoft, fui tb no mikrotik botei a opcao para os clientes nao se enxergarem.

3. Citação Postado originalmente por maxmelo Ver Post
    Desabilitei compartilhamento de pastas ee arquivos e tb rede microsoft, fui tb no mikrotik botei a opcao para os clientes nao se enxergarem.
    Desabilitar no mikrotik não irá funcionar, pois a comunicação ocorrerá no swith e não através do mk. Na verdade, vc isola o cliente se ele quiser... qualquer alteração volta tudo ao normal. Acho isso perigoso para o provedor. Tem até um post excelente dos últimos dias sobre isso, como isolar os clientes em redes ethernet.

4. pois e , como ta tudo via cabo, melhor usar pppoe, eu no eu caso usaria ...

5. Vou dar algumas informações que acho uteis para o post:

Tenho experiência tanto com provedores wireless como com provedores via cabo e mistos, então vamos lá:

Sobre os postes: São cobrado SIM. Custam em média 7 reais (RJ) cada um por mês e você paga para passar os cabos e paga separado pela energia de cada HUB instalado. Atendo um pessoal de SAQUAREMA - RJ, que são atendidos pela empresa de energia AMPLA, a qual cobra sim... Normalmente é feito um contrato, no qual você paga por uma quantidade específica de postes e também pode ser negociado tudo junto, inclusive a energia elétrica... A LIGHT - RJ só negocia com quem tem licença da ANATEL, pois inclusive há legislação específica para compartilhamento de infro-estrutura existente, ou seja, teoricamente as empresas de energia elétrica só podem negociar o uso dos postes para empresas com SCM (ponto).

Tudo bem, e qual seria o risco de usar os postes sem comunicar a empresa de energia?
    1ª - A própria empresa pode ir lá e simplesmente cortar e arrancar seu cabeamento. Estive pessoalmente, com um diretor da AMPLA em Niterói - RJ e o mesmo me disse que esta e a política da AMPLA. Não sei como seriam nas outras, mas normalmente dizem que fazem, mas acaba que fazem na verdade vista grossa.

2ª - Pior de todas. Usar energia elétrica sem medidor ou autorização é crime (ponto). Você pode ter problemas com a polícia, na qual alegarão que você está furtando energia.

Acho que quanto a postes, seriam estes dois incovenientes... Vamos proceguir,,,

Rede cabeada. Já soube de redes com mais de 20km. Para funcionar "bem", deve-se colocar 1 HUB a cada 100Mts... A desvantagem é com certeza os raios, pois está tudo interligado, e caso venha sofrer alguma descarga elétrica, a reação é em cadeia, queimando tudo que tiver ligado... É um risco, mas muitos correm mesmo assim... Outra desvantagem são HUBs que travam do nada, paralizando toda a rede ao longo... Dependendo do HUB utilizado, fica uma bosta...

Por experiência, em SAQUAREMA - RJ, vejo direto o sofrimento das operadoras de lá que preferem trabalhar assim, vira e volta as equipes de manutenção estão altas horas da madruga pinduradas em postes tentando identificar equipamentos travados...

Certamente a maior vantagem seria 0 de interferência... Mas o ideal é pesar na balança... Acho que o ideal seria trabalhar colocando torres de ponto em ponto e passando o cabeamento em volta... Lembre-se, uma rede muito longa (acima de 1KM), possui uma série de cuidados a serem tomados para operar perfeitamente pelo máximo de tempo possível...

Tópicos Similares

1. Só Feras! Novo Projeto!
    Por JLucas no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 21-01-2003, 12:24
  2. Projeto Intranet
    Por AndrewAmorimdaSilva no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 27-12-2002, 10:41
  3. Respostas: 5
    Último Post: 17-12-2002, 12:55
  4. Projeto de Rede. Por favor Ajudem