+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão universal repeater, alguem usa?

    amigos, to com uma grande desvantagm aqui,
    meu concorrente ta usando este recurso existente no aprouter,

    tipo dai o caro alem de conectar na internet, ele pode usar seu notebook,

    mais alguem ja usa assim? tipo quais seriam os problemas possiveis,

    acredito que ele esteja usando isso, pois se fosse wds daria uma confusão enorme não é?, e ele tem mais de 20 clientes, acho que wds nao rolaria, mas este universal repeater talvez sim,

    o que acham disso?

    é viavel?

  2. #2

    Padrão

    seria uma OTIMA solucao!!
    vou testar aqui pra ver se funciona e posto os resultados.

  3. #3

    Padrão

    Bom Dia,

    Amigos, está é uma solução que uso constantemente em clientes meus, pois a cidade apresenta muitos desníveis, então em alguns clientes que usam radio eu coloco como repetidor universal e aproveito para ampliar o sinal, assim aproveito para atingir areas que minha torre principal não chegaria.

    Outro Fato interessante é que se o usuário quiser continuar a usar a placa, basta colocar uma antena interna na mesma que funciona perfeitamente, ele também pode usar o notebook dentro da casa que irá navegar blza, e isto ainda serve para dois vizinhos que querem dividir o equipamento, bastando apenas colocar uma placa e uma antena interna em cada casa.

    O mais engraçado que o melhor de todos os radios que já usei para esse tipo de trabalho, os que mais apresentam resultados são os edimax 7206APg, aquele pequenininho e de uma porta, usei ovislink com aprouter, não ficou tão bom, usei zinwell tb não, usei um rádio proprio da aprouter o wl254 e num rolou tanto não, com o passar dos dias ele começava a traar, agora tenho 8 ou 9 fuincionando como repetidor universal e todos estão 100%.

  4. #4

    Padrão repetidor universal

    pergunta de iniciante
    Como faço pra configurar esse AP como repetidor?????????
    um abraço

  5. #5

    Padrão

    muito interresante isso pessoal.

    ao amigo ukara, o que usas na torre? mikrotik? ap? que modelo

    e no cliente q usas este modo repetidor universal que antenas usas ? usas antenas de grade? elas iradiam um pouco o sinal, ou usas omni,

  6. #6

    Padrão

    Amigo jhonnyp,

    Eu tenho um server central que recebe sinal via satélite, via ruralweb para ser mais específico, rodando kubuntu e controlando velocidade via squid com acls... e na torre principal eu uso um radio de pequeno porte, visto que a cidade tem menos de 40km2, e meus clientes estão no máximo a 1,5km de distancia com visada direta, a e lembrando o radio principal é um radio que comprei da aprouter o wl254, muito bom por sinal, uso ele como AP 2.4 (B) somente pois o sinal fica consideravelmente mais estável, ligado em uma omni aquario de 15dbi, numa torre de 24mts.

    Em um ponto sem visada, mais alto quase 100mts que o server, tenho uma outra torre de 16mts com um edimax 7206apg funcionando como repetidor universal ligado a outra omni de 15dbi da aquario.
    Sinal deste fica em 59 a 60 no site survey --

    Em um 3º ponto distante 1,8Km da torre central eu tenho um outro edimax ligado a uma direcional de grade de 24dbi aquario, e neste esta conectado em media 12 clientes, a 3 meses em reclamação de nenhum, o unico problema que encontrei neste caso especifico, foi a cobertura que ficou limitada por usar uma direcional.
    O sinal deste fica cravado em 54 no site survey --

    Acho interessante alguns falarem mal desses radios, eu gosto muito como cliente e melhor ainda como repetidor universal, quem quiser e quiser vender me avise que compro de vocês ( claro por um bom preço).

    Outra coisa, usei como repetidores universal desses seguintes ap:
    Repetindo de:
    Edimax: 100%
    Zinwell: 100%
    Dlink: 100%
    Aprouter:100%
    Ovislink 5460 e 1120: 100%

    Para não parecer conversa de pescador eu irei postar fotos na segunda feira..

    PS: Alguem de vocês sabia que a água é isolante de sinais de radio??? eu descobri da pior forma possível, visto que a cidade que estou falando é pimenta/mg, que tem uma represa no meio da cidade, ela tem 123mts de largura, e só consegui fazer com que o sinal ultrapasse a represa e 25mts de altura, antes disso..; nada;;;

    Abraços...
    Última edição por ukara; 23-06-2007 às 15:29.

  7. #7

    Padrão

    amigo, obrigado pelos esclarecimentos,

    vou tentar testar aqui

  8. #8

    Padrão

    amigo posta depois o que achou desse recurso que a muito vem quebrando um galho pra mim..

    Qq coisa tamos as ordens

  9. #9

    Padrão

    Eu já testei aqui e funciona blza com zinwell. Outros ainda não testei.

    Inconvenientes:
    Aumenta o processamento do rádio e torna ele instável com menos clientes do que em modo AP;
    Casas onde pega o sinal da torre e do repetidor podem ter dificuldade para conectar (dois sinais no mesmo canal com mesmo SSID)

    Fora isso, funciona maravilha. Interessante lembrar, que quando desliga o POP principal, o sinal dele desaparece junto,

  10. #10

    Padrão

    sobre isso de sinal, tenho uma duvida, é que to sem radio aqui pra testar

    se vamos fazer um scan com o netstumbler, o resultado e o ssid com o mac do ap central? ou o ssid com o mac do ap que ta em modo repetidor.

  11. #11

    Padrão

    O ssid vem com o mac do repetidor. Locais onde pegarem os dois sinais (o principal e o ssid do repetidor terão dificuldades em conectar.
    Outro problema: para funcionar como repetidor, o rádio deve estar em modo cliente. Em modo cliente ele não irá repassar o mac do cliente até o servidor.

  12. #12

    Padrão

    Deve ficar uma zona de interferência sinistra.

    Não tenho coragem de poluir o local onde está minha base.
    Imagina a bagunça.. mesmo SSID....

    Qual o motivo ?

    Sendo um WDS, ele é um AP, logo vc tem que controlar os mac´s, senão qualquer um conecta..

    É muito complicado e não sei se compensa.

    Abraços

  13. #13

    Padrão

    Boa a noite a todos,

    Sou novo aqui no forum e tenho uma dúvida, quem puder ajudar agradeço.

    Já fiz muitos repetidores usamdo o modo repetidor em APs, porem hoje aqui na base possuo uma estação MK, e mesmo usando MK em modo Bridge, AP Brodge, Station WDS ou WDS Slave, não consigo conectar os clientes a partir da repetidora, vou detalhar o que fiz.

    A estação base possui 2 ether e 2 wlan, uma funciona perfeitamente em modo AP/Bridge, atendendo clientes diversos, a segunda esta configurada como AP/Bridge e na pestana WDS ativei WDS mode dynamic e selecionei Ignore SSID,.

    Para teste montei uma maquina com uma ether e uma wlan e estou tentando conectar como repetidor, porem não consigo, crei wds colocando o mac da base, no log recebo a mensagem de conexão ok, mas não navega, nem consigo pingar no ip da estação base.

    Agradeço a ajuda

    Mario Nunes

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ukara Ver Post
    Amigo jhonnyp,

    Eu tenho um server central que recebe sinal via satélite, via ruralweb para ser mais específico, rodando kubuntu e controlando velocidade via squid com acls... e na torre principal eu uso um radio de pequeno porte, visto que a cidade tem menos de 40km2, e meus clientes estão no máximo a 1,5km de distancia com visada direta, a e lembrando o radio principal é um radio que comprei da aprouter o wl254, muito bom por sinal, uso ele como AP 2.4 (B) somente pois o sinal fica consideravelmente mais estável, ligado em uma omni aquario de 15dbi, numa torre de 24mts.

    Em um ponto sem visada, mais alto quase 100mts que o server, tenho uma outra torre de 16mts com um edimax 7206apg funcionando como repetidor universal ligado a outra omni de 15dbi da aquario.
    Sinal deste fica em 59 a 60 no site survey --

    Em um 3º ponto distante 1,8Km da torre central eu tenho um outro edimax ligado a uma direcional de grade de 24dbi aquario, e neste esta conectado em media 12 clientes, a 3 meses em reclamação de nenhum, o unico problema que encontrei neste caso especifico, foi a cobertura que ficou limitada por usar uma direcional.
    O sinal deste fica cravado em 54 no site survey --

    Acho interessante alguns falarem mal desses radios, eu gosto muito como cliente e melhor ainda como repetidor universal, quem quiser e quiser vender me avise que compro de vocês ( claro por um bom preço).

    Outra coisa, usei como repetidores universal desses seguintes ap:
    Repetindo de:
    Edimax: 100%
    Zinwell: 100%
    Dlink: 100%
    Aprouter:100%
    Ovislink 5460 e 1120: 100%

    Para não parecer conversa de pescador eu irei postar fotos na segunda feira..

    PS: Alguem de vocês sabia que a água é isolante de sinais de radio??? eu descobri da pior forma possível, visto que a cidade que estou falando é pimenta/mg, que tem uma represa no meio da cidade, ela tem 123mts de largura, e só consegui fazer com que o sinal ultrapasse a represa e 25mts de altura, antes disso..; nada;;;

    Abraços...
    para não ser off-topic vou postar minha experiencia uma vez que minha intenção neste topico é outra pergunta, uso aqui um radio Super Access Point da GTS TELECOM - http://www.gtstelecom.com.br - não sei se vcs conhecem é muito bom o radio tenho ele em uma das minhas torres pendurado 30 clientes nunca vi ele travar, funciona muito bem como repetidor universal, tenho cerca de 15 clientes usando e modo repetidor universal pois a maioria tem notebook...
    e ja aproveitando a oportunidade amigo ukara qual sua experiencia com a rural web? pois tenho aqui um link deles e tem me dado alguns poblemas com o sinal principalmente porque precisa do RPA ( acelerador de pagina) senão o sinal fica ruim, com vc conseguiu resolver esse poblema no servidor, vc conseguiu colocar o RPA pra trabalhar junto com o squid?
    Última edição por jrmiranda; 12-07-2007 às 17:08.

  15. #15

    Padrão

    Amigos

    Amigo jmiranda, não sei ao certo se ficou 100%, pq o sinal deles como vc mesmo disse é uma m****, mais no meu caso não consigo nada na cidade onde atuo... então escolhi mesmo usar satélite, até pq eu trabalhei no projeto do governo que instalava antenas de satélite nas escolas, usando o famigerado modem 360e da gilat.. eu na verdade o RPA é um tunelador de dados, ele serve para diminuir a latencia do sinal assim agilizando a resposta PC---MODEM---SATELITE--MODEM--PC, eu usei meu squid direcionando todo o trafego para porta 9877 que é padrão do rpa.. assim a conexão fica até rapida.

    Se for util, veja o meu squid completo em

    Ernestino Barcelos ..: Tampouco Criativo™

    To terminando e implementar o htb ou cbq ( ainda não decidi) para melhorar o controle de banda... agora depois me add no msn para trocarmos informações, pois tem um pessoal me fazendo uma proposta de um novo sistema de satélite banda C, os caras são ex-funcionarios da rural e vão montar um concorrencia.. assim me add que explico melhor..

    Abraços..

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ukara Ver Post
    Amigos

    Amigo jmiranda, não sei ao certo se ficou 100%, pq o sinal deles como vc mesmo disse é uma m****, mais no meu caso não consigo nada na cidade onde atuo... então escolhi mesmo usar satélite, até pq eu trabalhei no projeto do governo que instalava antenas de satélite nas escolas, usando o famigerado modem 360e da gilat.. eu na verdade o RPA é um tunelador de dados, ele serve para diminuir a latencia do sinal assim agilizando a resposta PC---MODEM---SATELITE--MODEM--PC, eu usei meu squid direcionando todo o trafego para porta 9877 que é padrão do rpa.. assim a conexão fica até rapida.

    Se for util, veja o meu squid completo em

    Ernestino Barcelos ..: Tampouco Criativo™

    To terminando e implementar o htb ou cbq ( ainda não decidi) para melhorar o controle de banda... agora depois me add no msn para trocarmos informações, pois tem um pessoal me fazendo uma proposta de um novo sistema de satélite banda C, os caras são ex-funcionarios da rural e vão montar um concorrencia.. assim me add que explico melhor..

    Abraços..
    Realmente sem o RPA a conexão fica muito lenta, mesmo com um proxy cache tubinado, sem ele o tempo de resposta é muito alto... vou testar essas configurações hj mesmo tentei fazer diferente direcionar todo o trafego da porta 8080 do meu squid para a 9877 do rpa mas nao funcionou, neste caso o rpa ficava em execução no servidor, nao sei se vc faz o mesmo... aqui vivo o mesmo dilema tenho que optar pela conexão via satelite, o que mata da rural web tabem é o limete mensal de download, nao conseguir achar seu msn mas mandei uma mensagem privada pra vc e com ela meu msn add ai pra trocarmos umas ideias essa semana conheci um cara que me ofereceu tabem uma conexão via satelite com link dedicado 100%, inclusive ele esta instalando em uma cidade aqui proximo.

  17. #17

    Padrão

    é o negocio, funcionar funciona mais na pratica não é nada confiavel muito menos logica...mais como foi falado quebra um galho.

  18. #18

    Padrão

    e até tenho algumas duvidas sobre repetidor universal, uma vez que minha experiencia com wirelees é mais na pratica mesmo ( não muito tecnica), mas como nosso amigo la encima falou acho que polui a propia rede, mesmo porque o ssid e o mesmo e fica sempre no mesmo canal, mas nunca tive problema com isso e sempre acontece e que, se tem um vizinho do lado com um ap com repetidor universal ele fica sempre querendo conectar no ap do vizinho não na torre central...
    espero alguem que tenha mas explicações técnicas pra nos dá.