+ Responder ao Tópico



  1. #1
    teteco
    Visitante

    Question Montando um provedor pequeno(AP)

    olá pessoal!estou com um projeto de montar um pequeno provedor de internet no meu bairro mas estou tendo dificuldades e estou com varias duvidas espero q voçes me ajudem.O sinal vai ser enviado(Wi-fi) de outro bairro q tem internet ADSL,então esse sinal vai ser enviado desse bairro pra minha torre e awe distribuir.Mas o esquema é meio complicado principlamente quando se trata de q ap usar e qual fica melhor ,configuração.Me disseram naum sei se é verdade q o certo é usar 3 aps mas q se pode usar só dois?num sei se é verdade.Valeu
    OBS: a conexão a cabo q vai ser enviada para a torre já wi-fi é de 1MB.
    Última edição por teteco; 23-06-2007 às 22:23.

  2. #2

    Padrão

    pode ser so dois sim, e so colocar eles em modo ap+wds , se eu falar bobagem me corrijao por favor, nunca usei, mas achoq ue teoricamente sim daria.
    lembrando que exijira mas dos radios, e vc tem qu ver quantos clientes pretende pendurar ai neses radios ok...

  3. #3

    Padrão

    Pode fazer com apenas dois APs, mas a coisa não é tão simples como parece. O ideal, seria verificar a distancia, interferencia, existencia de outras redes, quantos clientes pretende atender, que velocidade máxima p/ cada um e etc, para montar um projeto básico da infra-estrutura. Reduz gastos desnecessários e evita muita dor de cabeça.

  4. #4

    Padrão

    Cuidado com a Lei.. o bixo anda pegando em algumas cidades.

    Não quero te desanimar.. mas tem sempre um que denuncia.

    No mais.. sucesso.

    Abraços.

  5. #5

    Padrão

    Nao se esqueca de colocar sempre produtos homologados em sua base e sem amplificador!
    Depois que tudo isso estiver decidido, sugiro que você procure legalizar sua base junto à ANATEL. Se você precisar posso fazer isso para você. Acesse o link ai em baixo.
    Seja através de uma parceria com quem tem SCM ou tirando a SCM própria você precisa legalizar a sua torre ok?

  6. #6

    Padrão

    Caro teteco
    depende a distancia que pretende alcançar
    podera colocar 1 Edimax e 1 Omni ambos Homologados
    podera colocar no maximo 25 clientes com alcançe de 8 KM
    tera um gasto mais ou menos de 800,00R$
    ja da para iniciar o provedor tranquilo

  7. #7

    Padrão

    Pessoal,

    Aproveitando o comentário de Clayton, com uma torre de 25 metros de altura em um bairro plano(mas com muitas arvores), para atingir clientes com até 5km de distância máxima, qual o ganho ideal da antena omni?? 12 ou 15 db??

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Emanuel Ver Post
    Pessoal,

    Aproveitando o comentário de Clayton, com uma torre de 25 metros de altura em um bairro plano(mas com muitas arvores), para atingir clientes com até 5km de distância máxima, qual o ganho ideal da antena omni?? 12 ou 15 db??
    Boa Noite Manuel
    sobre a Torre de 25 metros esta bom
    sobre as arvores vc nao poderá cortar , tera que testar nos clientes
    sobre a antenas seria legal colocar uma Omni de 16 Homologada
    ou setoriais , mais ficaria mais caro

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Clayton.Foga Ver Post
    Boa Noite Manuel
    sobre a Torre de 25 metros esta bom
    sobre as arvores vc nao poderá cortar , tera que testar nos clientes
    sobre a antenas seria legal colocar uma Omni de 16 Homologada
    ou setoriais , mais ficaria mais caro
    Clayton, as arvores mais altas ficam na faixa dos 15 metros de altura. Eu estava pensando em colocar uma omni da hypertec de 12db + o radio g120 plus da zinwell com o firmware da wappro(e por em funcionamento com cerca de 100 - 150mW no max) para nao gerar interferencia. Será que esses equipamentos não atenderiam a minha necessidade?? Será que a antena de 15db não com um ganho muito maior e consequentemente os clientes proximos a torre ficarem com sinais mais fracos??

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Emanuel Ver Post
    Clayton, as arvores mais altas ficam na faixa dos 15 metros de altura. Eu estava pensando em colocar uma omni da hypertec de 12db + o radio g120 plus da zinwell com o firmware da wappro(e por em funcionamento com cerca de 100 - 150mW no max) para nao gerar interferencia. Será que esses equipamentos não atenderiam a minha necessidade?? Será que a antena de 15db não com um ganho muito maior e consequentemente os clientes proximos a torre ficarem com sinais mais fracos??
    Caro Emanuel
    as arvores sao altas mesmo hehe
    tem como vc ver outro ponto para colocar a basa ?
    podera sim colocar radinho da Zinwell , nunca trabalhei com ele nao sei como ele é exatamente sobre a Omni de Hypertec nunca trabalhei tambem com ela , mais ja ouvi falar bem dela aki no forum , ela é homologada ?
    fico no aguardo da resposta Emanuel

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Clayton.Foga Ver Post
    Caro Emanuel
    as arvores sao altas mesmo hehe
    tem como vc ver outro ponto para colocar a basa ?
    podera sim colocar radinho da Zinwell , nunca trabalhei com ele nao sei como ele é exatamente sobre a Omni de Hypertec nunca trabalhei tambem com ela , mais ja ouvi falar bem dela aki no forum , ela é homologada ?
    fico no aguardo da resposta Emanuel
    Sim, as Hypertec são homologadas

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Emanuel Ver Post
    Sim, as Hypertec são homologadas
    entao faz um teste , mais funfa sim
    qualquer coisa vc me avisa

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Emanuel Ver Post
    Sim, as Hypertec são homologadas


    Para 5 km com arvores e complicadisssimo ... Indicaria vc colocar a Antena Hyperlink 15 dbi e um radio mais compacto . Para poder passar o sinal .

  14. #14
    LeonardoWireless
    Visitante

    Post

    Bom dia Teteco!
    Olha árvores vão te atrapalhar, as veses não adianta a potencia no rádio ou na antena.
    Outra coisa uma antena omni de um grande ganho, voce não vai conseguir atender seus clientes mais próximos.

    Existe um detalhe também que é preciso te alertar, veja certo o equipamento que voce vai fazer o enlace do link até sua base, pois é ali que vai passar seus clientes, dependendo da quantidade de cliente esses apzonhos não vão aguentar.

    As veses uma economia nos equipamentos, futuramente voce acaba percebendo que era melhor começar com equipamentos mais profissionais.

    Ainda mais para voce que esta começando, vai precisar de qualidade no sinal para seus clientes.


    Qualquer coisa posta ai!

    Abraços.