Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Passos para ter SCM Própria.. alguém sabe ?

    Olá amigos..

    Em uma nova fase da empresa, onde conseguimos fechar com o maior prédio daqui para colocarmos outra BASE, e vamos ter capital para começar a tirar nossa tão sonhada SCM, gostaria de ajuda.

    Temos toda a papelada já.. formulários preenchidos engenheiro e os 9.000 para pagar o boleto. Minhas dúvidas:

    1-) No ato que fizer o pedido da ANATEL, eu pago os 9000 ?

    2-) Como fazer o pedido.. é aquele formulário que tem lá no site ?

    3-) Ele já me autorizam a funcionar, e depois de tudo vem a outorga ?

    4-) Quando que eu pago os 9.000, depois que publicar no Diário Oficial ?

    Me ajudem aí quem sabe, quero dar entrada em tudo que for necessário esta semana para parar de depender de outras empresas.

    Abraços

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Olá amigos..

    Em uma nova fase da empresa, onde conseguimos fechar com o maior prédio daqui para colocarmos outra BASE, e vamos ter capital para começar a tirar nossa tão sonhada SCM, gostaria de ajuda.

    Temos toda a papelada já.. formulários preenchidos engenheiro e os 9.000 para pagar o boleto. Minhas dúvidas:

    1-) No ato que fizer o pedido da ANATEL, eu pago os 9000 ?
    Não. Após a autorga e emissão do termo, pagará em 3 parcelas de 3k, semestralmente, ou seja, em 1 ano e meio.

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    2-) Como fazer o pedido.. é aquele formulário que tem lá no site ?
    Sim, deverá preenche-lo e enviar ao setor de protocolos da Anatel. Muita atenção, leia e releia as regras quantas vezes forem necessárias.

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    3-) Ele já me autorizam a funcionar, e depois de tudo vem a outorga ?
    Às vezes, a Anatel autoriza o funcionamento em caráter experimental, mas normalmente, para a operação somente depois do termo assinado, projeto elaborado e estações cadastradas.

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    4-) Quando que eu pago os 9.000, depois que publicar no Diário Oficial ?
    conforme acima.

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Me ajudem aí quem sabe, quero dar entrada em tudo que for necessário esta semana para parar de depender de outras empresas.

    Abraços
    Demora bastante, antes de 6 meses você não conseguirá.

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por karaketo Ver Post
    alamdias desejo-lhe sorte, pois obter tal licensa até parece algo impossivel, eu mesmo tambem estou sonhando em adquiri-la mas a unica ajuda que tive foi o link do site da anatel e alguns emails com proposta de acessoria, com certesa deve haver varios "companheiros" desse excelente forum que dispoe de experiencia, mas relutam em repassa-las...
    E vai continuar assim... o pessoal gasta uma grana, tempo; passa raiva até não ter mais jeito, e quando consegue; ou cobra por assessoria (nada contra) ou deixa os outros "se virarem"... essa é nossa "cultura" e não estou me excluindo dela.
    Última edição por sergio; 24-06-2007 às 13:07.

  4. #4

    Padrão

    Oi Alam! Fale com godoy @ cgconsultores.eng.br ele é o meu engenheiro e tem muita experiência de ANATEL e SCM ! Quem sabe ele pode te ajudar!

    Agora, na boa, pense bem se vale a pena ter sua própria SCM... Sao muitos gastos e muita espera e depois para manter sua SCM os custos são maiores do que numa parceria. Tem muita gente que acha que tirou a SCM e pronto, quando na verdade vai ter que pagar TFI e TFF, igual na parceria. Alem disso tem 0800, FUST, FISTEL, Engenheiro reponsável, CREA, ICMS (sim! porque provedor de internet SVA paga ISS mas SCM é empresa de TELECOMUNICACAO e tem que pagar ICMS também!). No caso de parceria quem mantém tudo isso é quem é detentor da SCM e não o parceiro!

    Aí você me pergunta: mas se é tão ruim assim porque você tem a sua SCM então? Te respondo: Em 2003 quando abri meu provedor o salário mínimo era R$240,00 e um contrato de parceria saía por R$700,00 para cada 50 ou 60 usuários (nao me lembro ao certo), além das taxas da ANATEL, ou seja, quase 3 salários mínimos para cada 50 usuários. Hoje fecho parcerias por um salário mínimo mensal para quantos usuários forem! Ou seja, a situação mudou muito de 2003 para cá. Se fosse assim na época não teria tirado a minha!

    Olha, somente estou te passando um panorama da situação atual! Se você se sente mais seguro tendo a sua própria SCM, por favor vá em frente!!! Vamos supor que um dia você queira vender seu provedor, a SCM própria é um valor que você poderá certamente colocar em cima!
    Abraço
    Fabricio

  5. #5

    Padrão

    Olá,

    Já tenho parceria a 200,00 reais, e nem adianta perguntar de quem é, pois ela nãio trabalha com isso.. abriu uma excessão pois somos amigos.

    A empresa está crescendo muito.. graças a Deus.. tenho medo de virar refém deles com o tempo...

    Hoje pago 200 por mes + 2,00 por cliente.. isso representa em torno de 500,00.

    Um custo baixo.. isso pq as bases não foram registradas, se forem, o custo mensal fica assim:

    Registro 1.360,00 /12 = 113,00 mensal
    Fiscalização 680,00/12=56,66
    Total mensal R$ 169,66

    Mais os custos da SCM R$ 169,66 + 500,00 = 569,66

    Se formos analizar que, segurança não tem preço e os benefícios do SCM, como desconto no 0800, desconto em links, amplitude dos serviços prestados... não é tão caro.. e tem mais uma coisa... botar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo sabendo que minha empresa aparece no site da anatel e minha base está registrada e sou EU que cuido disso, não tem preço.

    Infelizmente, os impostos sufocam a empresa. Acompanhem abaixo o que seria de mim, se pagasse cada centavo, emitindo nota fiscal para cada cliente. Vamos fazer de conta que são 100 clientes á 55,00 por mes

    Total mes R$ 5.500,00 (100 x 55,00)
    25% ICMS R$ 1,375,00
    ------------------------
    Base de calculo 4.125,00 ( o FUNTTEL e FUST é recolhido sobre o valor retirando o ICMS)
    0,5% FUNTTEL R$ 20,00
    1% FUST R$ 41,25
    5,5% ISS R$ 226,00
    3,8 Outros R$ 156,00
    TOTAL R$ 1818,25
    % 33,05687 % vai pro bolso do Governo


    TOTAL POSITIVO R$ 3.681,00
    Desse restinho, tenho que tirar o link, custo com funcionários, minha gelada, meu carro etc... etc.. etc.. alguém mais quer abrir provedor ??

    Mas uma coisa eu sei... não tem preço estar legalizado.. e isso eu quero.

    Abraços e lá vou eu !!!!

  6. #6

    Padrão

    100% contigo! Isso é fogo mesmo! Sufocam a gente mais que tudo nesse país, sejam com taxas, licenças, impostos etc...

    Só um esclarecimento sobre suas contas:
    no primeiro ano: 1.360,00 /12 = 113,00 mensal
    depois: Fiscalização 680,00/12=56,66
    Isso não se soma ok? Pode ser até que tenha um proporcional mas se vc cadastra a base em janeiro vai pagar 680 somente em dezembro.. Depois disso somente em cada dezembro... (ou sendo mais exato 1o de janeiro).

    Outra coisa que não entendi, a pessoa te cobra 200+2 por usuário e voce nao tem base cadastrada na ANATEL? Pelo que ela está cobrando então? Pelo contrato de parceria somente?

  7. #7

    Padrão

    Tambem estou nessa de trocar a parceria por scm propria, se alguem tiver como passar um valor de gasto mensal ou anual exemplo para 3 bases? os custos de implantação já tenho e fica em torno de 20mil.

  8. #8

    Padrão

    Não está registrada pq eu nao quis ainda

    Ele cobra esses 2,00 por cliente por causa da anatel... impostos... se a torre está no nome dele.. logo ele tem que pagar os impostos de cada cliente..

    é um valor figurativo.. mas pesa.

    Abraços

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    Tambem estou nessa de trocar a parceria por scm propria, se alguem tiver como passar um valor de gasto mensal ou anual exemplo para 3 bases? os custos de implantação já tenho e fica em torno de 20mil.
    Valmir, vamos lá:

    1)0800 - +- R$50,00 (isso se você não divulgar para seus usuários, senao pode por uns 300,00)
    2)FUST FISTEL - +- 3% do faturamento bruto
    3)ICMS - Veja o seu estado
    4)CREA
    5)Engenheiro - Vai depender, mas os mais baratos cobram um salário mínimo por base.
    6)TFI de cada base (uma vez)
    7)TFF de cada base (uma vez por ano)

    Os itens 1 a 5 se você fizer uma parceria substituirá pelo valor mensal da parceria. Os itens 6 e 7 vc gastará de qq forma, com parceria ou com scm própria.

    Espero ter ajudado
    Fabricio Viana
    Última edição por FabricioViana; 10-07-2007 às 11:57.

  10. #10

    Padrão

    o q vcs falam d base???

    falei com uma rapaz q tem SCM, e ele falou q tenho q pagar somento onde esta o roteador, e nao onde estao as antenas..??

  11. #11

    Padrão

    exatamente: base é o local onde se encontra a sua conexão com a Internet.

    Portanto repetidora não é base!

    Tanto que o que vc cadastra na ANATEL é uma "estação sem uso de RF".

    Isso as vezes dá um certo nó na cabeça, pois o que se pensa é que registra por causa do rádio, quando na verdade se registra por causa da exploração da internet comercialmente, ou seja, prestação de serviço de telecomunicações (o que exige SCM, seja sua seja de uma parceria).

    Assim, seja explorando via rádio, cabo, sinal de fumaça, etc, tem que se cadastrar a estação "sem uso de RF", também chamada de "base".

    Espero ter ajudado!
    Abraço!
    Fabricio Viana

  12. #12

    Padrão

    como funciona a parceria, e legal perante a anatal, pois somos um provedor novo e pequeno, e nossa cidade e pequena, cerca d 35.000 habitantes so...

    por sua experiencia, acho q a parceria seria mais vantagoso nao?

    vc pode me passar um mail [email protected], pra me passar comos eria isso

  13. #13

    Padrão

    Acima de 4 bases ja vale a pena tirar SCM, e não ficar na mão de empresas que sabe la quais destinos estão tomando, é um gasto um pouco alto para a realiade de todos os provedores mais como a Alamdias fez alguns calculos e mostrou que esse esquema de parceria so da para quem tem uma base.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Valmir, vamos lá:

    1)0800 - +- R$50,00 (isso se você não divulgar para seus usuários, senao pode por uns 300,00)
    2)FUST FISTEL - +- 3% do faturamento bruto
    3)ICMS - Veja o seu estado
    4)CREA - Um salário mínimo mensal
    5)Engenheiro - Vai depender, mas os mais baratos cobram um salário mínimo por base.
    6)TFI de cada base (uma vez)
    7)TFF de cada base (uma vez por ano)

    Os itens 1 a 5 se você fizer uma parceria substituirá pelo valor mensal da parceria. Os itens 6 e 7 vc gastará de qq forma, com parceria ou com scm própria.

    Espero ter ajudado
    Fabricio Viana
    olá Fabricio,

    Era isso mesmo que eu queria saber, eu só nao tinha ideia de preço do crea/engenheiro, pois quero acertar isso nos proximos dias.

    Agora ficou uma duvida quanto ao registro de base/estação? Por exemplo, eu tenho uma torre principal onde o sinal é distribuido para as demas torres(+6), eu registro somente a principal ou todas?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    olá Fabricio,

    Era isso mesmo que eu queria saber, eu só nao tinha ideia de preço do crea/engenheiro, pois quero acertar isso nos proximos dias.

    Agora ficou uma duvida quanto ao registro de base/estação? Por exemplo, eu tenho uma torre principal onde o sinal é distribuido para as demas torres(+6), eu registro somente a principal ou todas?
    Boa pergunta !! tenho 3 repetidoras aqui !! será que o registro é só da base ?

    Abraços

  16. #16

    Padrão

    ...me informei sobre o crea, aqui no RS sai uns 140,00 o registro mais anuidade de 270,00 mais ou menos. Achei bem em conta, melhor do que um salario minimo por mes!

  17. #17

    Padrão

    Esse custo é beleza. Mas vc tem que ter um engenheiro responsável pela sua empresa para abrir crea. E um engenheiro cobra mensalmente para ser responsavel por uma empresa.... Uma coisa é vc fazer um projeto que tem crea, vc contrata o engenheiro e ele te cobra e acabou. Outra coisa eh vc ter um engenheiro responsavel pela sua empresa. Ele é como se fosse um empregado seu... E para ter SCM vc precisa de um engenheiro responsável pela empresa.

    Abraco
    Fabricio

  18. #18

    Padrão

    alamdias,

    Se for bridge ou seja "uma ponte" não precisa, caso tenha cliente conectado precisa sim pois não é uma bridge apenas e sim um pop, essa bridge é denominada para anatel como "ponto de interconexão" e não como ponto de acesso que ai pracisa ter tudo

  19. #19

    Padrão

    o engenheiro é da família.. menos mau..

    Então tem que registrar os pop tudo né ... eita lele.. toma dinheiro.. ehhehe

    Blz.. estamos arrumando os papéis e vamo que vamo.. seja o que Deus quiser..e a Anatel.. tbm.

    Vlw

  20. #20

    Padrão

    Nao entendi, falei com um fiscal direto da Anatel, e ele falou que a gente registra somente a Base. Isso quer dizer, somente onde voce recebi o Link.

    Portanto, Repetidoras nao sao Bases, entao nao precisa registro. Como o amigo ali acima falou, que tem 06 repetidoras, mais vai registrar somente a base, que e onde fica o link. so isso.

    Estou errado??