+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Metragem idela do cabo RGC 213 em 5.8 e 2.4 Ghz

    Bom tarde amigos,

    Depois de várias pesquisas sobre metragem ideal do cabo RGC 213 e frequencia da onda em 2.4 e 5.8, deduzi que para a frequencia de 5.8 Ghz deve ser multiplos de 60 cm enquato que para 2.4 Ghz deve ser multiplos de 1,5 m. Gostaria de saber a opinião de vcs sobre o tamanho ideal do cabo?

    obrigado pela atenção.

  2. #2

    Padrão

    Caro Fabio
    tem muitos provedores usando cabo RGC 58 , ele é quase igual ao pigtail
    estao usando 10 a 20 metros
    tem perca o cabo logico quando maior for o cabo maior a perda , mais faça um teste com esse cabo RGC 58

    atenciosamente

  3. #3

    Padrão

    Temos usado o RGC 58 em mais de 90% das intalações, somente em casos mais criticos usamos rgc213 ou quando o comprimento ultrapassa 12m, acima disso o rgc58 não funciona direito. A vantagem é que o rgc 58 é muito mais facil de trabalhar, não precisa pigtal e é 4x mais barato. RG58 usado em pigtail nao serve, tem que ser RGC.

  4. #4

    Padrão

    no que se refere as medidas, para qualquer linha de transmicao aonde nao se queira alterar a impedancia, e so utilizar comprimentos multiplos pares de 1/2 onda da frequencia que se esta usando, ou seja para 2,4ghz ,multiplos de 6,25cm., poderiam ser de 1.5mts ja que da 24 meias ondas, assim como poderia ser multiplos pares de 1,25 mts (20 1/2 onda), ect ect..., agora comprimento ideal nao tem, como os amigos acima falaram, vai depender da distancia que se encontra a sua antena da sua base, se o sinal e bom, pode ser usado o RGC58 , eu particularmente nao recomendo o rgc 58, mas... Eu dou mais importancia a antena e o cabo que ao propio radio.

    duarbilidade de um cabo RGC58 na intemperie de 4 anos aprox, RGC 213 em torno de 10 anos aprox.

  5. #5

    Padrão comprimento dos cabos em 2.4 e 5.8 Ghz

    Ola Colegas,

    Quanto menor o comprimento do cabo melhor, verifique tabela de perdas dos cabos e considere que a cada 3db de perda, estamos perdendo praticamente metade da potencia, pois db é medida em logaritmo. O ideal seria o rádio mais próximo possível da antena.
    Em certas condições, é preferível instalar o rádio próximo da antena e entre o rádio e o pc, usar cabo de rede (protegido).
    Quanto ao comprimento do cabo em relação as ondas refletidas(estacionária), para estas frequencias altas como 2.4 e 5.8 Ghz, as alterações não são significativas, devemos sim nos preocupar mais com as perdas do cabo, com as conecções e com a qualidade da antena.

    Abraços,

    castilhos
    Última edição por castilhos; 25-06-2007 às 09:15.

  6. #6
    LeonardoWireless
    Visitante

    Padrão

    Bom dia!
    Olha amigo para cabo RGC 58 eu nãoindico mais de 8M, pois se nãoperde muito sinal.


    Abraços.

  7. #7

    Padrão

    ...ainda tem o detalhe da marca do cabo e % de malha, temos usado somente da marca RFS-KMP 96% cobre estanhado, o preço é 135,00 o rolo de 100m, quase o dobro de marca mais comuns, mas é de ótima qualidade. Quanto a durabilidade, acredito que passa longe de 4anos, pois são cabos para uso externo mesmo. Mas com certeza cada caso é um caso, como o Castilhos mencionou, as vezes temos que instalar o rádio junto da antena. Tem o detalhe da qualidade dos radios tbm, não é a potencia que determina a qualidade do enlace, aqui temos usado somente radios ovislink 5460v2 com firmware original em 63mW(17db), estou quase convencido que trocar o firmware original, nao resolve quase nada.

  8. #8
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    ...ainda tem o detalhe da marca do cabo e % de malha, temos usado somente da marca RFS-KMP 96% cobre estanhado, o preço é 135,00 o rolo de 100m, quase o dobro de marca mais comuns, mas é de ótima qualidade. Quanto a durabilidade, acredito que passa longe de 4anos, pois são cabos para uso externo mesmo. Mas com certeza cada caso é um caso, como o Castilhos mencionou, as vezes temos que instalar o rádio junto da antena. Tem o detalhe da qualidade dos radios tbm, não é a potencia que determina a qualidade do enlace, aqui temos usado somente radios ovislink 5460v2 com firmware original em 63mW(17db), estou quase convencido que trocar o firmware original, nao resolve quase nada.
    Bom dia colega, vc poderia passar o fornecedor de seu cabo rgc 58 com 90% de malha?

  9. #9

  10. #10

    Padrão

    tenho uma base com um ovislink com firmware. Tive a necessidade de instalar um cliente há 12km!!! Pra ele tinha vendido um kit com o RGC58 de fabricação da Antenas Aquarios, com 10m. Com o firmware de fábrica nem deu sinal, quando coloquei o firmware novo e aumentei a potencial do rádio para 250mw... aí sim pegou legal. Logo o tamanho do cabo não é mais importante como disseram alguns amigos acima, mas a localização da base, a visada, a potencia do rádio também influencia. No centro da cidade tenho um AP SAnsung SWL3300 e clientes há até 3km com até 35m de cabo RGC213, com conectores soldados (os pinos) e isolados contra a humidade.

  11. #11

    Padrão

    Caro Leo eu aqui na minha estrutura só trabalho com os cabos RGC213 gostaria de saber mais sobre os cabos RGC58 o sinal não fica ruim? Aqui um rolo de 100Mts de RGC213 não me sai por menos de R$180,00.
    Abraços.
    Última edição por Bender; 26-06-2007 às 14:59. Razão: Corrigindo preço, confundi com o LMR400

  12. #12

    Padrão

    minha dica

    Rgc 58 com boa malha 8m (caso seja cliente de setorial hyperlink) até 1,5km
    Rgc 213 uso em média 10m mais tem como usar até uns 12m sem muitos problemas
    Passar disso? use um radio no cliente

    em PTP para ligar radios, 2,4 rgc 213 até 1,5m e 5,8 LMR 400 ou LMR 600.

    Bender,
    100m de RGC213 R$180????? barato ai hein se possivel passe o contato

  13. #13

    Padrão

    Cada cabo eh desenvolvido para uma determinada faixa de frequencia. Para frequencia de 5.8 eu uso o LMR600 que tem a menor perda por metro mas o preco eh meio salgado. Fica show de bola.