+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Acessando o Debian Etch com o putty - Parte II

    Por que quando acesso o meu Debian Etch com o putty, as caixas (molduras) dos programas ficam cheias de caracteres malucos (ascii)? Estou achando que o problema é com o SSHD, pois se eu utilizar o SSH de uma estação LINUX o problema ocorre do mesmo jeito. Como resolvo isso?

    Obrigado e aguardo qualquer ajudar.

  2. #2

    Padrão

    Saudações amigo,

    Isso é uma questão de configuração de locale. o windows usa iso-8859-1 e o debian configura por padrão o UTF-8.
    Para mudar a configuração vc vai ter que fazer o seguinte, edite o arquivo /etc/locale.gen.

    en_US.UTF-8 UTF-8
    en_US ISO-8859-1
    pt_BR ISO-8859-1
    pt_BR.UTF-8 UTF-8

    Você pode não precisar das entradas de utf-8, eu preciso para desenvolver em java, mas se vc usa suas máquinas debian para servidores, não vai precisar delas, apenas deixe as entradas de iso-8859-1.
    Eu prefiro usar o sistema em inglês, mensagens de erro e tudo mais, se vc gostar de tudo em português deixe apenas o pt_BR.

    Depois de editar o arquivo ao seu gosto, execute um comando chamado
    Código :
    locale-gen
    A saída do comando deve ser parecida com esta:
    Código :
    Generating locales (this might take a while)...
      en_US.UTF-8... done
      en_US.ISO-8859-1... done
      pt_BR.ISO-8859-1... done
      pt_BR.UTF-8... done
    Generation complete.
    Depois de gerar os locales vc deve alterar o arquivo que irá definir o padrão para o sistema /etc/default/locale onde está LANG coloque en_US ou pt_BR, atualmente deve estar o valor en_US.UTF-8.
    Para atualizar a configuração, rode o comando
    Código :
    update-locale
    ou reinicie a máquina. =) !!!!!

    Voce pode definir o valor das variáveis do locale independente uma das outras, no arquivo /etc/default/locale ou no arquivo /etc/environment.
    Código :
    $ cat /etc/environment
    PATH="/usr/local/java/bin:/usr/local/java/jre/bin:/usr/local/bin:/usr/bin:/bin:/usr/bin/X11:/usr/games:/usr/local/sbin:/usr/sbin:/sbin"
    JAVA_HOME="/usr/local/java"
    LANG="en_US"
    LANGUAGE="en_BR:en_US:en_GB:en"
    LC_CTYPE="en_US"
    LC_NUMERIC="pt_BR"
    LC_TIME="pt_BR"
    LC_COLLATE="en_US"
    LC_MONETARY="pt_BR"
    LC_MESSAGES="en_US"
    LC_PAPER="en_US"
    LC_NAME="en_US"
    LC_ADDRESS="en_US"
    LC_TELEPHONE="en_US"
    LC_MEASUREMENT="en_US"
    LC_IDENTIFICATION="en_US"

    espero que te ajude,
    abraço

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por joseguilherme Ver Post
    Saudações amigo,

    Isso é uma questão de configuração de locale. o windows usa iso-8859-1 e o debian configura por padrão o UTF-8.
    Para mudar a configuração vc vai ter que fazer o seguinte, edite o arquivo /etc/locale.gen.

    en_US.UTF-8 UTF-8
    en_US ISO-8859-1
    pt_BR ISO-8859-1
    pt_BR.UTF-8 UTF-8

    Você pode não precisar das entradas de utf-8, eu preciso para desenvolver em java, mas se vc usa suas máquinas debian para servidores, não vai precisar delas, apenas deixe as entradas de iso-8859-1.
    Eu prefiro usar o sistema em inglês, mensagens de erro e tudo mais, se vc gostar de tudo em português deixe apenas o pt_BR.

    Depois de editar o arquivo ao seu gosto, execute um comando chamado
    Código :
    locale-gen
    A saída do comando deve ser parecida com esta:
    Código :
    Generating locales (this might take a while)...
      en_US.UTF-8... done
      en_US.ISO-8859-1... done
      pt_BR.ISO-8859-1... done
      pt_BR.UTF-8... done
    Generation complete.
    Depois de gerar os locales vc deve alterar o arquivo que irá definir o padrão para o sistema /etc/default/locale onde está LANG coloque en_US ou pt_BR, atualmente deve estar o valor en_US.UTF-8.
    Para atualizar a configuração, rode o comando
    Código :
    update-locale
    ou reinicie a máquina. =) !!!!!

    Voce pode definir o valor das variáveis do locale independente uma das outras, no arquivo /etc/default/locale ou no arquivo /etc/environment.
    Código :
    $ cat /etc/environment
    PATH="/usr/local/java/bin:/usr/local/java/jre/bin:/usr/local/bin:/usr/bin:/bin:/usr/bin/X11:/usr/games:/usr/local/sbin:/usr/sbin:/sbin"
    JAVA_HOME="/usr/local/java"
    LANG="en_US"
    LANGUAGE="en_BR:en_US:en_GB:en"
    LC_CTYPE="en_US"
    LC_NUMERIC="pt_BR"
    LC_TIME="pt_BR"
    LC_COLLATE="en_US"
    LC_MONETARY="pt_BR"
    LC_MESSAGES="en_US"
    LC_PAPER="en_US"
    LC_NAME="en_US"
    LC_ADDRESS="en_US"
    LC_TELEPHONE="en_US"
    LC_MEASUREMENT="en_US"
    LC_IDENTIFICATION="en_US"

    espero que te ajude,
    abraço
    Olá joseguilherme,

    Todos esses procedimentos eu já tinha feito. OK? Mas segui o seu passo-passo para não restar mais dúvidas sobre como deveria ficar as minhas configurações. O mais interessante é que de LINUX para LINUX via SSH fica tudo certinho, mas quando utilizo o PUTTY (WINDOWS) para o LINUX aí o problema aparece. O que será que está errado, hein?

    Muitissimo obrigado pela sua atenção e se você tiver algo a acrescentar fico agredecido.

  4. #4

    Padrão

    Eu tenho mais um palpite, na configuração do putty, em Window, Translation, você configura o locale, veja se está UTF ou ISO.
    Só lembrando que toda vez que você faz o load de uma configuração ele pode alterar esse parâmetro.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por joseguilherme Ver Post
    Eu tenho mais um palpite, na configuração do putty, em Window, Translation, você configura o locale, veja se está UTF ou ISO.
    Só lembrando que toda vez que você faz o load de uma configuração ele pode alterar esse parâmetro.
    Beleza... Já tinha verificado isso também!

    Tô maluco com isso!

    Obrigado mais um vez pela sua atenção e um forte abraço.