+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Problemas de Configuração

    Pessoal,

    Instalei o Ubuntu e os passos foram os seguintes

    1 criei partição e instalei o Windows
    2 instalei o Linux e criei 3 partições : "/", "swap", "/windows"

    a /windows está como FAT32

    qnd entro no Windows eu consiguo acessar e salvar e no Linux também ...

    porém quando eu estou no Linux no desktop aparece apenas 1 icone um tal de "hda1"

    mais esse hd é o windowsXP e quando clico nele abre um tipo de Windows Explorer...


    e nesse tal de Windows Explorer do Linux aparecem 2 hds

    esse hda1, e um Sistema de Arquivos ...

    o Sistema de Arquivos é a partição "/" e dentro dele tem a Partição "/windows"


    isso me estranha pois são coisas separadas então deviam ter 3 hdszinhus e não apenas dois como aparecem(fica confuso ver as propriedades da partição "/" que tem 12gb e dentro dela tem uma pasta windows que tem 30gb)


    gostaria de saber se é assim mesmo(pois no windows aparece a partição normalmente).




    e outra coisa ... gostaria se ao invés de no desktop aparecer o hda1(que é do windowsXP e não tem nd a ve ele aparecer ali) eu fazer um icone pro sistema de arquivos "/" e um pro /windows ...




    alguém entendeu alguma coisa?



    outra coisa é sobre as permissões eu não consiguo mudar o rótulo do Sistema de Arquivos



    se não entenderam algo eu explico novamente ...



    obrigado

  2. #2

    Padrão

    Primeiramente parabéns pela iniciativa no Linux. Garanto que a partir de agora, seus conhecimentos relacionados a qualquer Sistema Operacional vão crescer exponencialmente.

    Muito bem, voce particionou o seu HD em 3 partições.
    / --> Partição raiz do sistema.. onde vem os programas, arquivos de configurações etc...
    swap --> Área de troca, que serve como uma extensão da memória RAM... os arquivos que estão parados na RAM são mandados para a swap para liberar espaço.
    /windows --> Sua partição windows. Inclui o sistema e arquivos em geral.

    Voce está espantado com o fato de sua particao windows parecer estar dentro da /. Isso eh normal e esperado.

    O que acontece é que no Linux todas as outras particoes podem ser "montadas" dentro da particao "/". com exceção da swap que nao aparecerá.

    Por exemplo:
    Geralmente, alem da particao pro / e a de swap, nós criamos a de arquivos de usuário "/home" separada também. Isso por dois motivos principais. primeiro para uma questao de... organicidade e backup.. pense, seus arquivos pessoais como musicas, fotos ficarão sepados do sistema e se vc quiser mudar de distribuicao vc nao precisa formatar o /home. E segundo por uma questao de seguranca para o SO. Se vc for enchendo a sua pasta home e nao sobrar espaço no hd, o sistema nao vai inicializar.

    Como voce pode nottar, ai na sua instalaçao, o /home está dentro do /. E sempre vai ser assim mesmo se vc colocar o /home em particao separada.
    O mesmo vc pode fazer com o /boot, /etc, /usr... cada uma pode ficar em uma particao separada, mas isso eh exageiro.

    Resumindo, a sua particao windows nao está dentro do /, e sim está montada em uma pasta chamada windows que está no /. Isso é juntamente para organizar e facilitar o acesso.

    Para voce que está inicializando eu recomendo fortemente que siga ou se possível LEIA TODO o guia FOCA LINUX.

    Segue o link:

    Google --> Foca Linux

    Veja que te passei a minha busca no google justamente para que vc se acostume a pesquisar.

    Grande abraço e seja bem vindo.
    Qualquer coisa... estamos a disposição.

    PS: As explicações feitas foram bem básicas e os termos usados foram empregados para facilitar a compreenção.

  3. #3

    Padrão

    Voce pode renomear o hda1 do seu desktop para windows.. eu acho.

    E o link pro / vc nao precisa criar até porque nao tem nada seu lá heuheuhe, desculpa a resposta, mas eh de brincadeira.

    Os arquivos que são seus estão dentro do /home/seunome e este link já existe com o icone de uma casinha.

    Pelo que me parece vc está usando o Ubuntu, correto?

    A respeito do atalho ai vc pode arrastar pra area de trabalho.

    Aguardo resposta.

  4. #4

    Question

    muito obrigado consegui entender e tudo mais ...

    Sim to usando ubuntu, mas não criei uma partição /Home

    será q fiz cagada ?

    a primeira partição é onde está instalando o WindowsXP(hda1 que aparece no desktop) e os arquivos do Sistema ...

    a /windows (que vc disse ser a /home) é onde estou guardando os arquivos, fotos, mp3 e tudo mais (eu criei /windows pq gostei mais desse nome ..rs fiz merda então?) ...

    preciso mudar a /windows para /home ? dá pra mudar? ou posso deixar /windows que é indiferente?

  5. #5

    Padrão

    Vc não fez merda não.

    Não tá errado.. seus arquivos estão no /home normalmente e o linux nao coloca nada no /windows a nao ser que vc mande.

    Geralmente RECOMENDA-SE criar uma particao separada pro /home. Vc nao fez isso mas nao tem problema. O problema vai ser que quando vc for reinstalar o seu Linux.. (quando sair versao nova por exemplo) vc vai ter que formatar o / e o /home está dentro do /...

    Dai vc vai perder tudo do /home. =[

    Pra isso não acontecer, eu recomendaria que vc reinstalasse formatando de outro modo.

    Criando uma particao de aproximadamente 7 G pro /, uma para a swap (o tamanho depende da sua máquina), a do windows já está criada e ainda criar outra particao pro /home.

    windows --> fat32 xx Gb
    / --> reiserfs 7 Gb
    swap --> swap (+ou-) 512Mb (depende da sua RAM)
    /home --> reiserfs Resto do HD

    Feito isso, está garantido que vc nao perderá seus arquivos pois nao precisará formatar o /home.

    Recomendo que vc fique como está mais uns dias.. aprenda muito, faça besteira, instale coisas, teste tudo e eproveite pra errar. Depois reisntale novamente particionando como eu te ensinei.

    É muito importante que vc leia o foca linux intermediario.

  6. #6

    Padrão

    mais por exemplo pelo q entendi ...

    a partição WindowsXP e a /Windows

    são partições diferentes auqi no meu pc ...

    tenho 4 part

    WindowsXP <- sistema windows
    SWAP
    /
    /Windows < - onde to guardando os arquivos e tal (seria o bkp q vc flo do /home)


    anyways .. dai eu formato tudo de nv e crio do modo que vc flou então ...


    entendeu as partições?

    valew anyways .. vo almoçar .. dakia poco eu volto xD

  7. #7

    Padrão

    Ahhhh sim... entao eu entendi agora...

    Vc tem ainda a particao do windows separada.. e uma fat32 só pra aquivos.

    Certo. Vc pode fazer da sua fat32 o seu /home e pra isso vc vai ter que modificar um arquivo, o /etc/fstab ou entao reisntalar tudo e chamar a particao fat32 de /home.

    Vai dar um pouco de trabalho pra mudar isso agora e eu teria q te ajudar via msn ou skype. Se vc reisntalar eh mais facil.

    Agora... só pra vc ter uma idéia..
    Não gosto do sistema de arquivos fat32. É lento, inseguro e eh criado pela microsoft heuhheuehue

    Nos meus pcs eu sempre crio uma particao gigante para arquivos (com sistema de arquivos ext3), que no linux eu chamo de /home e no windows eu uso um driver pra mapear ela como H: ou outra coisa.

    O ext3 suporta mais arquivos que o fat32, nao fragmenta, e vc nao vai correr o risco de seus arquivos mudarem de lugar ou sumirem sem vc querer. (como já aconteceu cmg).

    Tenho no meu notebook uma particao pro windows XP, outra pro Linux, outra pra swap e uma com o que sobrou (uns 80 Gb) pra arquivos ext3.

    Formato meu notebook assim como eu mudo de roupa pois fico sempre testando distribuicoes linux. E meus arquivos estao sempre ali...

    t+

  8. #8

    Smile

    Entendi , então vou formatar tudo de novo memso e criar de nv ... menos a partição que tem o windows instalado ...

    a do windows eu vou deixar keta lá só vou criar mais 3 ... "/", "swap", "/home" pode ser?



    você flou sobre o formato da partição .. o problema é que eu não sou o unico a usar a máquina e os outros usuários utilizam windows, então precisaria que ambos os S.O acessam gravassem e excluissem dessa partição .. dai por isso eu utilizei FAT32


    a partição "/" eu formatei como reiserfs (alguma coisa assim não lembro, flaram q seria um poco melhor que ext3)


    agora a dúvida eu posso acessar, gravar, excluir, alterar arquivos da partição "/home"(que seria em ext3) do windows ?


    preciso de uma partição que guarde os arquivos e seja acessada de ambos os S.O (acho q já flei neh).




    bom obrigado por ajudar

  9. #9

    Padrão

    Isso mesmo.

    Agora, crie a particao do / como reisefs que eh melhor mesmo, mas crie a particao do /home como ext3 pois o melhor drive que eu conheco, pra windows escreve só em ext3 e nao em reiserfs.

    entao, a unica q deve ser ext3 eh a /home.

    o link para o driver eh este. nao repare o nome do driver que eh ext2ifs...
    e o sistema será ext3 mesmo. Feito isso vc poderá ler/escrever/fazer tudo no /home atraves do windows..


    http://www.fs-driver.org/download/Ext2IFS_1_10c.exe

  10. #10

    Padrão

    Muito Obrigado Samuel, chegando em casa já irei aplicar isso =]

    existe alguma coisa que eu devo configurar ou tal para eu pesquisar também?

    estou lendo o Guia do Foca, muito legal =]



    mias uma vez obrigado

  11. #11

    Padrão

    Assim que chegar em casa vc me add no msn. Mas nao repara pq sou meio ocupado e as vezes demoro pra responder.

    Dai eu te ajudo no resto. Chega lá e instala normalmente como eu te falei.

    Ab