+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de mais de 70KM com 4 radios

    Amigos tenho um enorme desafio pela frente depois de penar com a telemar esperndo meu link os canalhas nao entregaram bom ai fui atras de soluções e consegui um link em uma cidade proxima mas pra conseguir ele preciso de um enlace monstro!!!! Segue a situação Do ponto A preciso jogar pro ponto B do ponto B pro ponto C e do ponto C para o ponto D.

    Segue as distancia. A---15KM--->B---44KM-->C---23KM--->D

    Ja comprei os radios KODAMA com MIKROTIKS com cartões SENAO de 400MW e antenas Hyperlink de 29DB de 5.8GHZ. Minha duvida é será q vou conseguir, vai ser muito dificil fazer isso?

    Total 4 Radios com 2 cartões 5.8 e 6 Antenas 5.8 Hyperlink 29DBi, Cabos LMR400.

    Estou com uma torre de 74mts no ponto C e uma outra de 40Mts no Ponto B.

    Alguem ja fez algo assim?

    Sabe como devo configurar os rádios? To com a ideia de usar AP Bridge --> WDS--->ApBridge---->WDS estou certo?

    Obrigado a todos.

    Tentei ser claro na minha situação que sei que não é fácil.

    Vou fazer isso este fim de semana.

  2. #2

    Padrão

    com o equipamento que você tem ai da para fazer isso ai com certa tranquilidade, só esse enace de 44km que pode pegar um pouco mais se a visada for boa não deve ter muitos problemas, deixe tudo muito bem isolado, alinhado, com pouco cabo que passa um bom link ai eu vi um vendedor falando nesses radios passar 8mb passando no seu enlace certa de 6 já ta de bom tamanho e um ping cerca de 3 a 4ms, usa em WDS.

  3. #3

    Thumbs up

    mais uma coisa, fixe bem as antenas, pois dia de vento e nesa altura na torre, o bicho pega mesmo e podera vir a ter problemas de sinal caso as antenas se movao...

  4. #4

    Padrão

    Isso mesmo TUX quero um link de 6MB pois vou começar com 2M mas futuramente posso vir a ter 4Mb de link.
    Abraços.

  5. #5

    Padrão

    na questão das antenas faça suportes como são usados nas antenas das operadoras não sei se você ja viu mais fica muito bom, quanto ao projeto acho que em termos de equipamentos está tudo ok, em reação ao vento pode ter alguma dificuldade mais se a torre for boa e não ter muito balanço não tera problema pois a antena não é das maiores uso de 75cm e não tenho problema.

  6. #6

    Padrão

    Olá amigos, agradaço a todos que me ajudaram e eu vim contar o que aconteceu com meu enlace de mais de 70KM, eu resolvi contratar uma mão de obra especializada me cobraram R$ 5.000,00 para colocar os rádios e ainda mmontar mais 3 estações em 3 torres que eu tenho. Os caras são bem experientes e são muito bons de lidar. O que vocês acharam?

    Ou seja eles vão subir todos os equipamentos que eu tenho e alinhar todos os enlaces pra mim e ainda vou ter uma garantia.

    Acho que resolvi o meu problema.

    Eles vão me entregar os serviço em 1 semana.

    Pretendo documentar tudo em video e postar pros amigos no youtube. Assim teremos uma ideia do que é fazer um enlace de longa distancia. Acho que vai ficar muito legal e pode ajudar muitos outros colegas do forum.

    O que vocês acham?

    Obrigado a todos.

  7. #7

    Padrão

    por 5k eu também faria....
    Acho bom o negócio, a vantagem de você mesmo fazer, é que você aprende, e se precisar refazer alguma coisa, é bem mais fácil depois.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    por 5k eu também faria....
    Acho bom o negócio, a vantagem de você mesmo fazer, é que você aprende, e se precisar refazer alguma coisa, é bem mais fácil depois.
    concordo com antoni tem que dar manutençao constate ... e se vc nao participar de todo o processo fica perdido na manuteçao as vezes ate um cabo de rede dar pau e vc meche em tudo ate descubrir que era um cabo de rede... acho que vc deveria participar de tudo...

  9. #9

    Padrão

    Com ctz se tiver contratando pessoal capacitado na área o preço está muito bom até, pois se fosse em tentativas de leigos os problemas que poderia gerar, ai somar um gasto mais que esse que você vai ter, mais é bom acompanhar tudo mesmo...boa sorte

  10. #10
    LeonardoWireless
    Visitante

    Padrão

    Bom dia amigo!

    Olha da próxima vez para voce saber existem uns rádios da Orbitel, que são muito bom, ja com antenas integradas, da próxima ves isso pode ser a sua solução também!!!!

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LeonardoWireless Ver Post
    Bom dia amigo!

    Olha da próxima vez para voce saber existem uns rádios da Orbitel, que são muito bom, ja com antenas integradas, da próxima ves isso pode ser a sua solução também!!!!
    Verdade mesmo uso aqui estes radios da orbitel e tenho um com antena integrada de 19 bdi a 15 km da minha torre e consigo 2 mega tranquilo com ele e na torre tenho outro com antena externa com um painel de 17 dbi hiperlink e a instalação rapida muito praticos os radios e so param se faltar energia mesmo. Como na minha torre principal tenho nobreak e gerador ....

    abraço
    Última edição por Eglicerio; 14-07-2007 às 22:03. Razão: erro portugues

  12. #12

    Arrow

    Voltei amigos.

    Tava viajando mas to de volta.
    Bom meu enlace ficou uma beleza, fechei os primeiros 44KM com um mikrotik Routerboard com 2 cartoes senao de 400mw e antena hyperlink de 29dbi 5.8 ficou com 8mb e o segundo com 23KM fechei moleza com 16mb com mesmo setup do enlace de 44km. Esses router board são muito bons. nem acreditei quando vi o link funcionando. Valeu cada centavo.

    No inicio eu ia usar o terabean mas resolvi arriscar com os Mikrotiks e funcionou. Pois a grana tava curta.

    E outro detalhe, usei só cabo LMR 600 para não ter perdas entre o rádio e a antena. Ficou excelente!!!

    Os caras que montaram pra mim são muito bons e super profissionais.
    Valeu cada centavo.

    Abraços.

  13. #13

    Padrão

    parabéns!!!!

    você fez correto, contratou gente que sabe realmente fazer, 44km 8mb ficou show

    abraço