Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Dúvidas: Provedor completo (sistema e softwares) Matik x Mikrotik

    Olá pessoal,

    primeiramente gostaria de agradecer a vocês que integram essa maravilhosa fonte de informação. Tenho acompanhado o fórum a alguns meses e aprendido bastante.

    Gostaria de tirar algumas dúvidas e agradeço a quem contribuir. Peço desculpas pelo tamanho do texto, mas queria deixar esclarecido os detalhes e também contribuir para quem tiver com dúvidas semelhantes encontrar aqui uma luz.

    OBS: As dúvidas principais estão em vermelho para facilitar a leitura

    Na minha cidade o acesso a internet é bastante precário (péssimo pra falar a verdade: velocidade de 20kbit/s na média) e também acessível a poucos, pois além de ser uma pequena cidade (15 mil habitantes) com uma renda per capita baixa, as pessoas que exploram esse ramo, atualmente praticam faixas de lucro percentuais absurdas, na lingua popular: explorando mesmo.

    Bom, sou formado em Administração e com um bom conhecimento em informática.

    Estou com até 60 mil reais (incluindo capital de giro, estoque de kit clientes, etc) para montar um provedor para atender toda a cidade (3,5 km de diâmetro na zona urbana e até 350 clientes em 2 anos), e desejo oferecer além de um serviço de qualidade, iniciar uma inclusão digital para as pessoas carentes, oferecendo planos especiais com velocidades um pouco reduzidas e com cobrança de uma mensalidade reduzida (coisa de 20 a 25 reais por mês para uma velocidade de 48kbit/s).

    LEMBRANDO QUE, NA MINHA REALIDADE, CADA CLIENTE VAI POSSUIR UMA ANTENA, POIS EM SUA QUASE TOTALIDADE SÃO RESIDÊNCIAS.

    Estou com dúvidas de quais equipamentos e softwares utilizar, recebi propostas da MATIK e o sistema deles (pra quem não conhece: WIP Server Matik )

    Com servidores potentes, incluindo PC-Access Point, promete resolver todos os meus problemas, mas pede valores altos tanto em soluções de hardware próprias e softwares. ex:

    Valores do sistema, Sistema operacional e WIP:

    WIP-Central - R$1.490,00
    WIP-Control - R$3.490,00


    E servidores para poder atender uma carteira de até 200-250 usuários com até 300kbit/s de banda cada um:

    Servidor Optagon X2 - Básico Wip-Control
    [ Servidores Matik - Optagon X2 ]
    AMD64 X2 4200, Soq.AM2, Placa Mãe WS EPOX , 3 Interfaces de Rede, HD SATA2 160GB, 2GB RAM DDR2, AGP, Gabinete Backplane industrial com Ventilação extra e filtro de poeira, Fonte Servidor, FreeBSD AMD64 instalado
    R$4750,00


    Servidor Optagon AP - Wip-Central
    [ Servidores Matik - AP Server ]
    AMD64 3000, Soq. AM2, 256MB RAM DDR2, HD 40GB Sata-II, Gabinete Especial com ventilação extra, FreeBSD AMD64 instalado
    R$1700,00

    Kit Transmissão Omni(360 graus) ou Setorial (90 graus) (penso em 2 setoriais = 2x esse valor)
    [ Servidores Matik - Transmissão ]
    Antena profissional Omnidirecinal Pluton, 18dBi, Cabo Coaxial, Rádio Atheros, Pigtail (conjunto alcança de até 20km em 360 graus com o Wip-Central), homologado pela Anatel
    R$1.890,00

    Esses 2 rádios vão aguentar 300 clientes pendurados a velocidades de 64,128 e 256 kbit/s?

    Ainda penso em colocar no WIP-CONTROL um HD SAS, para melhorar a perfomace em cache, aumentando mais R$ 1000,00 em média.

    Irei investir também em:

    + No-break senoidal com autonomia para todo o sistema (estou perdido nessa parte, aceito sugestões)
    + sistema de refrigeração (será que vou ter que comprar um ar condicionado que consome 500 a 700w para somente uma sala com o servidor principal? Aceito sugestões)
    + torre estaiada de 42 metros (+ou- 7.300,00 com frete, penso também em construir tudo junto com um serralheiro, aceito sugestões)
    + reforma do prédio (3.000,00)
    + comprar 40 kit clientes para atender a demanda inicial (qual melhor kit cliente para a minha realidade?)
    + notebook
    + taxas de TFI + ART (SCM em parceria, priorizo começar legalizado, ando estudando a proposta da LOCALNET, alguem recomenda?)
    + switch (qual comprar para minha necessidade?)
    + router (predento chegar a um link de 2mb full duplex em 1 ano e meio, qual comprar)

    Quando atingir a maturidade na cidade inicial, irei expandir para 4 cidades vizinhas e atender mais 200 clientes, espero que antes de 3 anos esteja tudo pronto. Por tanto, um sistema com upgrade fácil é importante.

    E a pergunta principal é: Será que compensa esse sistema? Vejo propostas de MIKROTIK muito mais em conta. Aceito toda e qualquer sugestão e empresas que tiverem propostas comerciais postem aqui detalhadas, quem sabe não ajuda muita gente e me conquista?

    Qualquer coisa que não fui claro, informar.
    Abraços!

  2. #2

    Padrão

    Vamos la.

    Ja ouvir falar desse sistema, é algo proprietario, e vai prender você ao suporte deles, a melhor opção que você tem é a seguinte.

    Coloca 2 radios com 2 interfaces wireless cada, (kodama 2000) roda MIKROTIK, e 4 antenas setoriais hyperlink, assim você vai conseguir atender muito bem esses seus 350 clientes que pretende em 2 anos, esses radios acho muito complicado suportar essa quantidade todo de clientes com 1 ou com 2 interfaces, mais com 4 vai bem.

    Servidor pode comprar uma maquina boa, preparada para o tranco pode ser uma dessas que você colocou MD64 X2 4200, Soq.AM2, Placa Mãe WS EPOX , 3 Interfaces de Rede, HD SATA2 160GB, 2GB RAM DDR2, AGP, Gabinete Backplane industrial com Ventilação extra e filtro de poeira, Fonte Servidor, FreeBSD AMD64 instalado ou da altura dela...
    No-Breack - ou compra um grandinho de uns 3kva ou alguns de 1200 e faça um divisão na quantidade de equipamento que cada um vai ficar, compre se possivel senoidal.
    Ar - pode comprar um Eletrolux Maximus 7500 que ele ligado 24h 30 dias não chega a R$100 mês.
    Torre com preço bom, tem que ver se o material é todo de primeira.
    40 kits compre da seguinte forma, antena de grade zirok, cabo rgc213, 2 conectores N femea, Pigtail, placa com chipset 2561.
    Switch - 3com
    Cisco 1721 ta de bom tamanho para o serviço

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Bom saber que tem gente querendo iniciar provedor, e do jeito profissional como nosso ramo requer.

    Vamos lá! Como o tux citou, um roteador Cisco 1721 está de bom tamanho, vc conseguirá até 6 ou 8 mega de link full com ele. Aqui tenho 4 mb sem problemas com um router destes.

    Servidor compre um bom, tipo IBM. Recomendo usar como sistema de controle www.myauth.com.br, a licença não é tão cara e já te traz o cadastro de clientes, controle de banda, autenticação, amarra ip x mac x usuário e senha, tem servidor proxy, etc... Falta só o controle financeiro, que está para sair na versão 3.0, mas está demorando...

    E para AP, se com apenas uma central em sua cidade vc consegue cobertura total, use Mikrotik com 4 setoriais de 90°, atende tranquilo seu 300~400 clientes. Pode usar antenas Hyperlink ou TSM, são homologadas e de excelente qualidade.

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    como o pessoal ai falou cisco ta com wsitch é bom 3com sistema de gerenciamento tem o myath e tem tb mytools www.foxbyte.com.br/mytools user demo senha demo
    muito completo com financeiro controle de p2p conexoes simultaneas conteudo e load balance
    como servidor vc pode comprar um ibm que esta sempre em promoção

  5. #5

    Smile Respondendo...

    Bom, retornando...

    Tuxbrasil:

    Obrigado pela sua explicação sobre o MATIK, no caso você sugeriu 2x kodama 2000 com 2 rádios em cada, correto?

    Gostei da sugestão, mas eu estava pensando em colocar a torre em uma das extremidades da cidade, onde já possuo um outro empreendimento e também um prédio em desuso que iria reformar e instalar o provedor por lá.
    Por isso bastavam 2 paineis de 90º dando com sobra cobertura a toda a cidade. Ouvi falar que é melhor colocar 14Dbi, devido a distância máxima para os clientes ser de apenas 2,5 km. Procede?

    Ai eu te pergunto, somente um kodama 2000, com esses 2 paineis, aguentam 100 clientes simultaneos a 128 kbit/s? (depois iria colocando mais rádios) Quanto fica cada kodama 2000? Você sabe uma faixa de preço e onde vende?

    Seria uma boa opção usar um linux-ap? ouvi falar bem deles, mas também, que as vezes ocorrem travamentos.

    Em relação ao no-break, vcs utilizam com baterias extras? Qual a autonomia ideal?

    Ar - Gostei da sugestão, eu quero colocar o servidor num quarto reduzido refrigerado, com isso, evito gastos de energia com refrigeração em locais não-necessários.

    os kits clientes, devido a proximidade da torre, compro com que ganho 24Dbi mesmo??

    -----

    Xandemartini:

    Sempre digo que no ramo onde há profissionalismo, há perpetuidade.

    Em relação aos servidores, eu andei olhando uns da DELL, gostei do preço. Vou verificar da IBM, obrigado.

    O myauth, você pode me explicar melhor como funciona? O mikrotik (na torre) fica como bridge e a estação apenas com o myauth?


    -----


    Bennatto:

    É, vou procurar orçar preços do switch 3com, já com o roteador é sem dúvida o cisco 1721 mesmo.

    ------


    Obrigado pela ajuda de todos

    Estou aberto a mais sugestões.

  6. #6

    Padrão

    Amigo antes de começar a investir, tente ver se a sua cidade tem LINK disponivel e não caia na lorota da TELEMAR de que vai ter viabilidade pq eu cai e me ferrei montei um investimento de 120mil e to com ele parado até hoje por falta de link mais de 200 clinetes me cobrando a tal internet que nunca chega, aqui a solução q eu consegui foi fazer um enlace gigante com mais de 4 torres para trazer o link de outra cidade ou seja mais 20MIl de gastos. Se vc fechar com a TELEMÁ ou EMBRATEL tire copia de tudo que vc tiver que assinar pq aqui a telemar fez assim trouxe o contrato assinei e eles levaram para assinar eu inocente fiquei esperando e espero até hoje e nada estou entrando com um perdas e danos contra eles mas sei q isso vai demorar. Bom fica a minha dica. Boa sorte.

  7. #7

    Padrão

    Bender,

    Muita sacanagem por parte das telecom...

    aqui na minha cidade já existem 2 provedores com link da telemar. Não é possivel que eu fique sem internet.

    Mas obrigado pela dica, vou me resguardar ao máximo sim... Pelo telefone, quando estava orçando os preços dos links, me deram o prazo máximo de 30 dias para instalação quando eu assinar o contrato.

    Abraço e boa sorte

  8. #8

    Padrão

    anarchist,

    Pode usar então um radio desse só com os 2 cartões e as duas setoriais de 14dbi que vai atender essa quantidade de cliente sua ai com tranquilidade, o preço desse radio está R$1720 na amerian explorer 08007077577 fala com o maycon la, ap linux bem montado não trava mito mais acho que pela quantidade de hardware destindo está mais sujeito a falhas mais muita gente tem rodando a anos sem problemas.
    Só uso um com bateria externa, mais ai vai da região que você ta...aqui não costuma falta muito energia no maximo 30min ou 1h

    Caso queira use setorial de 12dbi da aquario, cobo rgc58 pronto 10m da aquario e placa 2561 nos clientes até 1km arriscando até 1,5km, sai um kit mais em conta e funciona.

    em relação ao link posso te afirmar uma coisa, tanto embratel quanto telemar na nordeste são MUUUUUUUITO enrroladas a embratel é um pouco melhor mais tive problemas com eles da mesma forma quase que a telemar, a telemar foram 6 meses para instalar o link e a embratel 5, então pode montar suas estrutura com calma que o link demora.

  9. #9
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    -----

    Xandemartini:

    Sempre digo que no ramo onde há profissionalismo, há perpetuidade.

    Em relação aos servidores, eu andei olhando uns da DELL, gostei do preço. Vou verificar da IBM, obrigado.

    O myauth, você pode me explicar melhor como funciona? O mikrotik (na torre) fica como bridge e a estação apenas com o myauth?
    Aqui no meu provedor eu uso exatamente desta maneira. O myauth entre o link e os Mikrotik, e os Mikrotik como ap-bridge transparente. Quem faz nat, controle de banda, autenticação, proxy, etc... é tudo o my auth. Faço adicionalmente um controle de banda também nos MK, com uma velocidade um pouco superior ao plano do cliente, "só pra garantir". A licença do myauth está custando 600,00 independente de número de usuários e não tem mensalidade. Com apenas o myauth vc já dá conta do provedor, somente precisará de mais servidor adicinal caso queira implantar servidor de emails, ftp, http e outros serviços para seus clientes, pois no servidor que roda myauth somente ele pode ser usado. Até dá pra colocar mais serviços, mas não sei como fica a questão da "garantia" de funcionamento.

  10. #10

    Wink retornando...

    tuxbrasil:

    Aqui na minha cidade não costuma faltar energia, mas por via das dúvidas, gostaria de uma autonomia de 6 horas, será que sai muito caro?

    Não sabia desses problemas com as telecom... mas era de se esperar, onde não há concorrência, pintam e bordam...

    -----

    xandemartini:

    Gostei dessa alternativa, mas o controle que você faz no mikrotik é a parte não é? ou seja, vc faz a configuração 2x (no mikrotik e no myauth)?

    ouvi falar também do vigo, alguem conhece?

    Para esse servidor de http, email e ftp, qualquer computadorzin com unix resolve correto?

  11. #11

    Padrão

    Para 6h tem que ser algo bem feito, com banco de baterias ligadas a um nobreak muito bom, com carregador, ai só fazendo um orçamento com uma empresa especializada nisso ai, fiz uns calculos aqui pra colocar um gerador e fazer um esquema e ficaria em torno de 5mil.

    Aqui até que tem a concorrencia da embratel e da telemar mais as 2 não estão nem ai uma pra outra.

  12. #12
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    tuxbrasil:

    Aqui na minha cidade não costuma faltar energia, mas por via das dúvidas, gostaria de uma autonomia de 6 horas, será que sai muito caro?

    Não sabia desses problemas com as telecom... mas era de se esperar, onde não há concorrência, pintam e bordam...

    -----

    xandemartini:

    Gostei dessa alternativa, mas o controle que você faz no mikrotik é a parte não é? ou seja, vc faz a configuração 2x (no mikrotik e no myauth)?

    ouvi falar também do vigo, alguem conhece?

    Para esse servidor de http, email e ftp, qualquer computadorzin com unix resolve correto?
    Correto, faço 2 vezes. A razão para isso, é por exemplo, se 2 clientes meus tiverem VNC e transferirem aquivos entre si, caso não tenha controle de banda no AP, irão passar pelo mikrotik com toda a banda disponível. Fiz um teste assim ontem à noite, mesmo estando todos os controles para clientes não se enxerguem na rede, com VNC consegue-se uma banda "alta" na transferência de arquivos, pois eles não passam pelo myauth, apenas pelo Mikrotik.

    Quanto ao Vigo, eu uso ele aqui pra controle financeiro. É ótimo também, inclusive se vc usar Mikrotik mesmo, ele faz a parte de controle de banda e etc também, inclusive autenticação. Eu nunca mudei apenas para o vigo, pq daria muito trabalho migrar, e está funcionando a contento com o myauth.

    Pra servidor de email, http, etc. uso IBM Pentium 4, com 1 gb de ram e HD SCSI de 36 Gb. No myauth, tenho outro IBM de mesma configuração, porém com HD SATA de 80 gb. E tenho um terceiro servidor, com outra licença de myauth, atendendo uma rede menor de clientes. Com estes 3 servidores, mais um router Cisco 1721 e 4 Mb de link full, tenho 450 clientes, distribuídos em 7 cidades... Mas o link durante horários de pico, está com consumo total, já solicitei um link adicional.
    Última edição por xandemartini; 27-06-2007 às 08:53.

  13. #13

    Wink retornando...

    tuxbrasil:

    Então, andei procurando nas empresas especializadas e recebi propostas de alguns no-breaks com baterias, mas estava com dúvida da potência que necessitaria para esse sistema que estamos discutindo, será que 1500va aguenta? ou é melhor 3kva mesmo?

    -----

    xandemartini:

    Não tinha conhecimento que por VNC dava para os clientes se verem...

    Eu perguntei do vigo, porque tenho um amigo que trabalha com ele e mikrotik aqui no estado e me ofereceu ajuda na montagem do provedor aqui. Facilitaria bastante as coisas por ele. Esse controle financeiro que você fala, inclui emissão e controle de boletos?

    Para o servidor http, email, ftp você usa scsi e para o myauth não? eu pensava que a demanda funcionava o inverso. O myauth com scsi ou sas e o outro servidor mais simples...

    Até porque não tenho grande interesse em hospedar páginas, nem oferecer e-mails, apenas o essencial.

  14. #14

    Padrão produtos

    vendo produtos wireless com otimos preços kits clientes e dou suporte a [email protected]


    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    Bom, retornando...

    Tuxbrasil:

    Obrigado pela sua explicação sobre o MATIK, no caso você sugeriu 2x kodama 2000 com 2 rádios em cada, correto?

    Gostei da sugestão, mas eu estava pensando em colocar a torre em uma das extremidades da cidade, onde já possuo um outro empreendimento e também um prédio em desuso que iria reformar e instalar o provedor por lá.
    Por isso bastavam 2 paineis de 90º dando com sobra cobertura a toda a cidade. Ouvi falar que é melhor colocar 14Dbi, devido a distância máxima para os clientes ser de apenas 2,5 km. Procede?

    Ai eu te pergunto, somente um kodama 2000, com esses 2 paineis, aguentam 100 clientes simultaneos a 128 kbit/s? (depois iria colocando mais rádios) Quanto fica cada kodama 2000? Você sabe uma faixa de preço e onde vende?

    Seria uma boa opção usar um linux-ap? ouvi falar bem deles, mas também, que as vezes ocorrem travamentos.

    Em relação ao no-break, vcs utilizam com baterias extras? Qual a autonomia ideal?

    Ar - Gostei da sugestão, eu quero colocar o servidor num quarto reduzido refrigerado, com isso, evito gastos de energia com refrigeração em locais não-necessários.

    os kits clientes, devido a proximidade da torre, compro com que ganho 24Dbi mesmo??

    -----

    Xandemartini:

    Sempre digo que no ramo onde há profissionalismo, há perpetuidade.

    Em relação aos servidores, eu andei olhando uns da DELL, gostei do preço. Vou verificar da IBM, obrigado.

    O myauth, você pode me explicar melhor como funciona? O mikrotik (na torre) fica como bridge e a estação apenas com o myauth?


    -----


    Bennatto:

    É, vou procurar orçar preços do switch 3com, já com o roteador é sem dúvida o cisco 1721 mesmo.

    ------


    Obrigado pela ajuda de todos

    Estou aberto a mais sugestões.

  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    tuxbrasil:

    Então, andei procurando nas empresas especializadas e recebi propostas de alguns no-breaks com baterias, mas estava com dúvida da potência que necessitaria para esse sistema que estamos discutindo, será que 1500va aguenta? ou é melhor 3kva mesmo?

    -----

    xandemartini:

    Não tinha conhecimento que por VNC dava para os clientes se verem...

    Eu perguntei do vigo, porque tenho um amigo que trabalha com ele e mikrotik aqui no estado e me ofereceu ajuda na montagem do provedor aqui. Facilitaria bastante as coisas por ele. Esse controle financeiro que você fala, inclui emissão e controle de boletos?

    Para o servidor http, email, ftp você usa scsi e para o myauth não? eu pensava que a demanda funcionava o inverso. O myauth com scsi ou sas e o outro servidor mais simples...

    Até porque não tenho grande interesse em hospedar páginas, nem oferecer e-mails, apenas o essencial.
    Eu uso desta maneira, SCSI no serv de emails, dns etc e SATA no myauth, em virtude de antes de implantar myauth eu tinha somente o primeiro servidor e fazia tudo nele. Mas não noto nada de problema em razão de ser desta forma.

    Quanto ao Vigo, se vc tiver essa possibilidade de contar com a ajuda de um amigo, e como está começando do zero, seria interessante usar eles (seu amigo e o Vigo) heheheh. O Vigo faz o controle financeiro, emissão e controle de boletos e também interage com o mikrotik, vc cadastrando os usuários ele exporta o controle de banda, bloqueia usuários inadimplentes, etc. tudo direto no Mikrotik.

  16. #16

    Wink a todos...

    É, realmente estou convencido que minha melhor oportunidade é a de utilizar o vigo com mikrotik, vou procurar meu amigo lá, ele me deve uns favores, hehehehehe...

    Irei utilizar o kodama 2000 em modo bridge com 2 setoriais hyperlink 14Dbi(a licença 4 do mikrotik que vem com ele é suficiente?), na base um servidor com xeon c/ 2 gb, hd sas e placa de rede decente, rodando vigo (qual o preço dele? alguem sabe?).

    Nos clientes, tava pensando em utilizar todos com antenas 24Dbi, será que devido a proximidade pode ocorrer algum problema?

    E em relação a licença SCM? Como irei iniciar agora, não há possibilidade de tirar uma logo, então pedi propostas de parceria e a que mais me interessou foi a da LOCALNET, alguem já trabalhou com eles? recomendam outros?

    O switch que vocês falam, seria esse: MercadoLivre: SWITCH GIGABIT 3Com 10/100/1000 8 ports R$ 349,99 2 anos Gar - R$ 349.99

    Áh, e me tirem uma dúvida, eu comprando o roteador cisco 1721, quando vierem instalar o link, eles configuram ele para mim ou terei que configurar sozinho? é complicado?
    Última edição por anarchist; 27-06-2007 às 10:23. Razão: acrescentando informações

  17. #17

    Padrão Cisco

    Tenho Roteador Cisco Pra Vender Sa Serie 1700 Por 1250,00 Completo Na Caixa Zerado...

  18. #18

    Padrão

    rapaz 1,5kva para 6h não da não, em relacão ao router vc tem que configurar, Switch posso ver pra vc com preço bom me manda um mp.

  19. #19

    Padrão roteador

    tenho o roteador novo e mando passo a passo as confighurações hoje o melhor é usar ele pois os outroa que as operadoras usam sao uma bosta como parks e digitel...

  20. #20

    Smile

    tuxbrasil:

    como te disse estou estudando propostas, mas assim que começar a comprar equipamentos, te procuro sim de certeza!

    Uma mão lava a outra não é isso? hehehehe

    você está me dando conselhos de graça aqui, nada mais justo que eu compre com você.