Página 6 de 7 PrimeiroPrimeiro ... 234567 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #101

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    AlamDias não entendo, vc usa 900 e repetidora em 2.4?
    trafega ai 13 km com 3.5 megas?
    aki optei por colocar 3 repetidoras, em 5.8 com antenas grade, sao caras no total sao 6 antenas , mas isso se tem qualidade incrivel, pois estamos passando 30 megas, hoje ja penso em nstreme, preciso de muita banda pois estamos ligando uma cidade a outra,
    Quando me refiro 2.4, é pq o mikrotik nao entende corretamente o uso dos cartões 900Mhz.. então, se eu falo para eles usar 2.4Ghz-B, ele muda para 11mb, entende.. mais estável..


    Mas sempre usando 900mhz

    Abraços

  2. #102

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Quando me refiro 2.4, é pq o mikrotik nao entende corretamente o uso dos cartões 900Mhz.. então, se eu falo para eles usar 2.4Ghz-B, ele muda para 11mb, entende.. mais estável..


    Mas sempre usando 900mhz

    Abraços
    Me enrolei agora Alam. Você quer dizer que configura como se fosse 2.4 modo B e usa cartão 900?

  3. #103

    Padrão Quanto a Anatel? Esta dando problemas?

    Ola amigos,

    Me desculpem mudar um pouquinho apenas o foco, entretanto, como esta a anatel em relação a utilização desses links em 900mhz. Gostaria de montar um link de 4km dentro da cidade e ja tenho todo o equipamento, entretanto estou meio receioso. Existe alguem que esta com um link dentro da cidade sem problemas? Estou optando por 900 pelo fato de nao ter visada alguma, existe alguma configuração que possa ser feita que a Anatel não ligará de forma alguma? Obrigado

    Meus cartoes sao os SR9.

  4. #104

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Me enrolei agora Alam. Você quer dizer que configura como se fosse 2.4 modo B e usa cartão 900?
    Isso porque o MK nao manipula 900mhz... entao 2.4 modo b. ele entende 11mbps no 900mhz... mais estável entendeu.. ele na tem lá na lista de modo 900b, 900g etc... ok ?

    Citação Postado originalmente por jvictorfc Ver Post
    Ola amigos,

    Me desculpem mudar um pouquinho apenas o foco, entretanto, como esta a anatel em relação a utilização desses links em 900mhz. Gostaria de montar um link de 4km dentro da cidade e ja tenho todo o equipamento, entretanto estou meio receioso. Existe alguem que esta com um link dentro da cidade sem problemas? Estou optando por 900 pelo fato de nao ter visada alguma, existe alguma configuração que possa ser feita que a Anatel não ligará de forma alguma? Obrigado

    Meus cartoes sao os SR9.
    Quem tem kit 900mhz homologado, é a WDC networks... em relação á poder utilizar.. tem 3 frequencias que pode utilizar em ISM, SCM, nao lembro, mas tenho anotado.. nao pode entrar nas faixas da telecoms, mas tem que ser homologado.. nao existe cartão homologado ainda, mas a WDC homologou o conjunto inteiro. routerboard+cartão+fonte+caixa.. custa quase 2.000 cada lado.

    Mas o cartão é o mesmo.

    Eu uso... se der problemas, justifica, recorre sei lá.. até hoje 15hrs.. era minha unica saída, já pintou visada limpa para meus canopy 5.4ghz

    Abraços

  5. #105

    Padrão

    Ola Alam,

    Teria como, por gentileza, vc checar essas frequencias para mim? Tenho realmente interesse em saber, quando se usa essas frequencias elas nao interferem de forma alguma nas teles? Pq creio que a anatel so iria encher a sacola se de qualquer forma esses equipamentos interferissem no funcionamento das grandes, e se tem kit da WDC homologado, pelo que entendi com esses cartoes SR9 e XR9, é pq são equipamentos confiaveis. Obrigado ai!!

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Isso porque o MK nao manipula 900mhz... entao 2.4 modo b. ele entende 11mbps no 900mhz... mais estável entendeu.. ele na tem lá na lista de modo 900b, 900g etc... ok ?


    Alam
    Quem tem kit 900mhz homologado, é a WDC networks... em relação á poder utilizar.. tem 3 frequencias que pode utilizar em ISM, SCM, nao lembro, mas tenho anotado.. nao pode entrar nas faixas da telecoms, mas tem que ser homologado.. nao existe cartão homologado ainda, mas a WDC homologou o conjunto inteiro. routerboard+cartão+fonte+caixa.. custa quase 2.000 cada lado.

    Mas o cartão é o mesmo.

    Eu uso... se der problemas, justifica, recorre sei lá.. até hoje 15hrs.. era minha unica saída, já pintou visada limpa para meus canopy 5.4ghz

    Abraços

  6. #106

    Padrão Aonde

    Aonde vcs comprao equimentos da canopy ponto a ponto tento achar um vendedor e nao consigo ;\

  7. #107

    Padrão Enlaces obtidos e velocidades

    Olá.

    Vou entrar na conversa sobre banda em 900mhz só pra relatar meus links atualmente..
    - 65km com visada passando 3.5 (mas não é 3.5 de ida e 3.5 de volta, só 3.5)
    - 55km com visada passando a mesma coisa (o que pra mim já é bastante pois as cidades antedidas são bem pequenas ainda)
    - 74km SEM VISADA! Pra falar a verdade é isto mesmo, não tem como ter visada alguma. Fiz teste de espelho, usei binóculos potentes, visitei o local à noite e não dá pra se ter idéia nenhuma do outro ponto, só apontei com o GPS, coloquei uma torre de 50m numa ponta e outra de 15 na outra e tá beleza, fixei bem a yagi e não oscila, ficando o sinal em -79 o tempo inteiro (com raras oscilações).

    Aproveitando, alguém aí tem um SR9 pra me vender? Ontem um que eu usava acabou queimando e estou precisando, quem tiver me dá um toque (sei que deve haver área certa no forum pra isto, mas como o assunto é sobre estes cartões, não vão me repreender por isto!)

    Abraços.

  8. #108
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leomanpotencial Ver Post
    Olá.

    Vou entrar na conversa sobre banda em 900mhz só pra relatar meus links atualmente..
    - 65km com visada passando 3.5 (mas não é 3.5 de ida e 3.5 de volta, só 3.5)
    - 55km com visada passando a mesma coisa (o que pra mim já é bastante pois as cidades antedidas são bem pequenas ainda)
    - 74km SEM VISADA! Pra falar a verdade é isto mesmo, não tem como ter visada alguma. Fiz teste de espelho, usei binóculos potentes, visitei o local à noite e não dá pra se ter idéia nenhuma do outro ponto, só apontei com o GPS, coloquei uma torre de 50m numa ponta e outra de 15 na outra e tá beleza, fixei bem a yagi e não oscila, ficando o sinal em -79 o tempo inteiro (com raras oscilações).

    Aproveitando, alguém aí tem um SR9 pra me vender? Ontem um que eu usava acabou queimando e estou precisando, quem tiver me dá um toque (sei que deve haver área certa no forum pra isto, mas como o assunto é sobre estes cartões, não vão me repreender por isto!)

    Abraços.
    tem muitos morros no caminho nesse link de 74km?
    eu tenho uma SR9 aqui sobrando

  9. #109

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leomanpotencial Ver Post
    Olá.

    Vou entrar na conversa sobre banda em 900mhz só pra relatar meus links atualmente..
    - 65km com visada passando 3.5 (mas não é 3.5 de ida e 3.5 de volta, só 3.5)
    - 55km com visada passando a mesma coisa (o que pra mim já é bastante pois as cidades antedidas são bem pequenas ainda)
    - 74km SEM VISADA! Pra falar a verdade é isto mesmo, não tem como ter visada alguma. Fiz teste de espelho, usei binóculos potentes, visitei o local à noite e não dá pra se ter idéia nenhuma do outro ponto, só apontei com o GPS, coloquei uma torre de 50m numa ponta e outra de 15 na outra e tá beleza, fixei bem a yagi e não oscila, ficando o sinal em -79 o tempo inteiro (com raras oscilações).

    Aproveitando, alguém aí tem um SR9 pra me vender? Ontem um que eu usava acabou queimando e estou precisando, quem tiver me dá um toque (sei que deve haver área certa no forum pra isto, mas como o assunto é sobre estes cartões, não vão me repreender por isto!)

    Abraços.
    Ola!!

    Pelo rádio mobile esse link de 74km fecha?? Nesse link vc usa SR9 ou XR9? Qual a banda que está passando?


    Tenho um SR9 para vender. manda uma MP.

    Abraço!

  10. #110

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evil_inside Ver Post
    tem muitos morros no caminho nesse link de 74km?
    eu tenho uma SR9 aqui sobrando
    Olá.

    Cara, apenas um. No Radio Mobile (já respondedo a questão abaixo - do forum- a visada fica totalmente comprometida, eu fiz mesmo arriscando. Comprei de início 2 XR9 pra testar a maior potencia, pois já usava SR9 nos outros enlaces.

    Mas quebrei a cara, usando a instrução do fabricante - vem um adesivo no cartão recomendando usar certos canais - que eu acho que era o 3,4,5 ou 6. Não dava bom sinal, ficava em torno de -85 e só mostrava quando SCANEAVA, não registrava, não conectava. Pensei em desistir pela disTancia e pelo morro. Mas aí troquei o cartão e peguei um par de SR9 meu. Coloquei os cartões nos canais de costume 2417 ou 2424 e ficou excelente. Passa,como disse antes, 3.5mb. Depois coloquei estes XR9 em outro enlace usando o canal 1 e aí sim funcionou. Não sigam à risca as intruções dos fabricantes.

  11. #111

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lgiudice Ver Post
    Ola!!

    Pelo rádio mobile esse link de 74km fecha?? Nesse link vc usa SR9 ou XR9? Qual a banda que está passando?


    Tenho um SR9 para vender. manda uma MP.

    Abraço!
    Tanto tempo fora do forum, como mando mesmo uma MP? Rsss. Me add no msn. basta por o @hotmail.com. valeu.

  12. #112

    Padrão pq eu nao consigooo :(

    Citação Postado originalmente por leomanpotencial Ver Post
    Olá.

    Vou entrar na conversa sobre banda em 900mhz só pra relatar meus links atualmente..
    - 65km com visada passando 3.5 (mas não é 3.5 de ida e 3.5 de volta, só 3.5)
    - 55km com visada passando a mesma coisa (o que pra mim já é bastante pois as cidades antedidas são bem pequenas ainda)
    - 74km SEM VISADA! Pra falar a verdade é isto mesmo, não tem como ter visada alguma. Fiz teste de espelho, usei binóculos potentes, visitei o local à noite e não dá pra se ter idéia nenhuma do outro ponto, só apontei com o GPS, coloquei uma torre de 50m numa ponta e outra de 15 na outra e tá beleza, fixei bem a yagi e não oscila, ficando o sinal em -79 o tempo inteiro (com raras oscilações).

    Aproveitando, alguém aí tem um SR9 pra me vender? Ontem um que eu usava acabou queimando e estou precisando, quem tiver me dá um toque (sei que deve haver área certa no forum pra isto, mas como o assunto é sobre estes cartões, não vão me repreender por isto!)

    Abraços.

    poxa vida ein..
    eu me matei pra fechar um link de 30Km com 2 torres de 50Mtrs cada uma..
    caraca ficava ocilando e o sinal da -84 -83 -85 q merda
    e tu fecho com -79 75Km ...
    voce é o cara q equipamento tu ta usando?

  13. #113

    Padrão tem que ver com calma

    Citação Postado originalmente por tarcisomarchetto Ver Post
    poxa vida ein..
    eu me matei pra fechar um link de 30Km com 2 torres de 50Mtrs cada uma..
    caraca ficava ocilando e o sinal da -84 -83 -85 q merda
    e tu fecho com -79 75Km ...
    voce é o cara q equipamento tu ta usando?

    Uso o mais básico. RBs 133C, cartões SR9 e XR9, antenas yag (pra celular) da aquarius de 20dbi, o cabo (pigtail) do conector da caixa até a antena tem no máximo 1m, etc. Agora, o lance é o apontamento mesmo... Usar um gps é essencial. Se tiver visada, o truque é usar um espelho (em dia sol) e mandar o reflexo de uma ponta a outra (vai variar de acordo com a altura do sol). Este truque quem me ensinou foi um cara da Telemar, é muito útil mesmo. Pode ser com 60km, 80km, não importa, quanto maior o espelho melhor, quanto melhor a visibilidade (sem nuvens) melhor.

    Agora, -84 dá bom também. Uma vez uma antena destas caiu (ficou com o bico encostando na laje da casa onde tem uma torre), e acabou ficando em operação durante uma semana com -84 de sinal. Sò caiu a velocidade, que antes passava 3.5mb e tava passando 1.2. Nem foi sentido, pois o link só sera de 512 (pra uma cidade pequena). O pessoal aí que tem o SR9 me add no msn [email protected] e vamos negociar!

    Valeu.

  14. #114

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evil_inside Ver Post
    tem muitos morros no caminho nesse link de 74km?
    eu tenho uma SR9 aqui sobrando
    Me passa seu MSN pra falarmos sobre o SR9.

  15. #115
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leomanpotencial Ver Post
    Me passa seu MSN pra falarmos sobre o SR9.
    o leandro q te add no msn eh meu sócio, eh a mesma SR9 ehheehheeh
    nos enganamos e os 2 postaram q tinham pra vender

  16. #116

    Padrão

    Opa!
    Eu tenho 2 XR9 com pig, to afim de vender pois meu projeto de apenas 5 km sem visada não deu certo, acho que foi por causa das antenas eu usei YAGI aquario e tenho 4 antenas aki, 2 de 14 e 2 de 17/20.

    Citação Postado originalmente por leomanpotencial Ver Post
    Olá.

    Aproveitando, alguém aí tem um SR9 pra me vender? Ontem um que eu usava acabou queimando e estou precisando, quem tiver me dá um toque (sei que deve haver área certa no forum pra isto, mas como o assunto é sobre estes cartões, não vão me repreender por isto!)

    Abraços.

  17. #117

    Padrão

    Citação Postado originalmente por BY_LINUX Ver Post
    Rapaz.. nunca vi tanta gente falar coisas totalmente fora do padrão..

    primeiramente gostaria de lembra a todos que postaram mensagens anteriormente que devemos nos lembra de como funciona radio-frequencia e suas particularidades...
    => frequencias mais baixas nunca é boa opção para enlances de longas distancia, frequencia de 900 mhz é a pior coisa que se pode usar em um enlance de 21 km.

    vamos aos números.

    como eu imagino que aqui ninguém deva saber o que é raio de fresnel (na minha época era Zona de Fresnel) e nem incurvatura (seria CURVATURA??!??!) da terra vou dar uma breve explicaçãozinha.

    raio de fresnel => é o raio que a frequencia forma de uma ponta a outra das antenas, esse raio tem forma de uma bola de futebol americano.

    envergadura da terra => como o próprio nome já diz é o morro que terra forma conforme vamos distanciando os pontos.

    explicado o que significa cada termo vamos aos numeros.

    o raio de fresnel em cada frequencia.

    900 mhz para 21 km=> 41 metros
    2,4 ghz para 21 km => 26 metros
    5,8 ghz para 21 km => 16 metros

    encurvatura da terra para 21 km => 6,5 metros

    então como podemos ver pelos números que vc fazer um enlance de 21 km com 900 mhz vc vai precisar de uma torre de 48 metros pelo menos pra ter uma visada perfeita e para funcionar sem problemas, mas isso deve se considerar também que naum pode haver nenhum morro pela frente, ou seja, visada perfeita impossível em 900 mhz, se vc for trabalhar com 5,8 ghz esse valor cai pela metade.

    então cara.. pensa o seguinte.. primeiro vc tem que ter dados, números comprovando essa visada, eu tenho curso de montagem de rede por sinal de rádio e vejo muito dessas situações acontecer, a galera fica sabendo que um produto é muit bom por um vendedor filho da p.... que promete mungos e fungos pra te vender equipamento que quando na verdade o que tem que ser levado em conta são as coisas mais básicas de comunicação via rádio... eu trabalho com comunicação via rádio a 5 anos... e te garanto que o que estou te falando é verdade... tanto é verdade que vc nunca vai ouvir falar que embratel, brasil telecom, telefonica vão entrar em briga por licenças de frequencias baixas.. os caras trabalham com frenquencia acima de 34 ghz, rádios que a embratel usa para cliente é de 34 ghz cara.. e naum é atoa naum.. vc vê várias operadoras transportando portas E1 de 2 megas por frequencias altíssimas... e isso naum atoa naum cara..

    então toma cuidado pra naum cair na conversa de uma galera que naum entende quase nada ou nada de transmissão de dados via rádio..

    qualquer coisa tamu aí mano pra ajudar...

    um abraço!!!!
    Amigo... já chegou cheio de graça né.. 7 posts.. e cheio de conversinha fiada.

    1-) Se tem alguém que nao entende nada aqui de RF é você, quando você fizer uns 30 enlaces de 300mb full, vc volta aqui cheio de marra e ofende os queridos amigos do Under.

    2-) Na sua terra do nunca.. Curvatura da Terra é o MORRO que SURGE, do nada ? Legal, erupção terrestre.
    Para você aprender: Curvatura da Terra raio é o arco de circunferência entre antenas onde:

    r = (d1.d2)/6 d1= distancia do primeiro ponto até o meio do enlace e d2 segundo ponto

    Na sua terra, a "encurvatura" (acho que você quis dizer curvatura) 21 km dá 6 metros, é bem oval seu planeta. O correto seria em torno de 16,99 metros.

    3-) Zona de Fresnel OCUPA uma área de forma de uma elipsóide concêntrica de máximo R0 em torno da linha de visada, e varia de frequência para frequência. Obstrução de no máximo 35% não afetam muito até 8Ghz.

    4-) Ao contrário do que o senhor imagina, o bendito 900mhz, quanto mais "reflexão" pra ele, melhor.. qualquer enlace em 900 acima de -70 (não se esqueça, numero negativo, ACIMA quer dizer -60 -50 .... até 0) dá zebra. Trabalhamos com 900 para várias coisas aqui, e tenho um enlace aqui á mais de um ano, passando 3/3 mb... o interessante, é que quando desalinhamos as antenas parou de cair, que coisa legal né ?? será porque o lóbulo de irradiação dele é beeeeem largo, folgado ? será ?

    5-) Mais uma coisa que o senhor deve ter esquecido, muito importante em enlaces de longa, já que com nossa, 5 anos de experiência, era pra saber ainda mais com curso de montagem de rede por sinal de rádio , é o fator Radiohorizonte, que é : a linha de de VISIBILIDADE entre duas antenas, considerando-se a CURVATURA terreste e difração** atmosférica.

    ** Difração = DESVIO da onda ao REDOR do obstáculo, esse é o segredo do 900MHZ, sacou bonitão.

    A embratel e outras poderia usar sim muito bem 5.8, elas não usam pq:
    a-)Compram na anatel 3 canais ou 4 para cada enlace, em microondas, e têm certeza que ninguém vai atrapalhar.

    b-) Não é qualquer zé ruela, que tem 100.000 para comprar um par de rádios SAF ou GIGACOM 18Ghz 300mbps full para brincar de enlace.

    c-) Qualidade infinita


    Finalizando:

    então toma cuidado pra naum cair na conversa de uma galera que naum entende quase nada ou nada de transmissão de dados via rádio..

    Acho que você á deveria ter deletado seu login, visto que a galera aqui não entende nada.
    Tem muita gente sim que não entende nada, o forum serve pra isso, se só tivesse bonzão aqui, não era fórum, era CENTRAL DE NEGÓCIOS. Tem muita gente aqui que tem 3 faculdades, uma dúzia de certificações e está no ramo a mais de 15 anos.

    Respeito é bom, evita implantes dentários
    Humildade é ótimo, evita vergonha.

    Desculpe os moderadores, mas tem cada uma que é tenso.

    Abraços
    Última edição por alamdias; 17-04-2009 às 01:46.

  18. #118

    Padrão

    Como fica o uso de 900 MHz com as celulares ocupando parte da faixa ?
    SR9 e XR9 não são homologadas, né ?

  19. #119

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leomanpotencial Ver Post
    Uso o mais básico. RBs 133C, cartões SR9 e XR9, antenas yag (pra celular) da aquarius de 20dbi, o cabo (pigtail) do conector da caixa até a antena tem no máximo 1m, etc. Agora, o lance é o apontamento mesmo... Usar um gps é essencial. Se tiver visada, o truque é usar um espelho (em dia sol) e mandar o reflexo de uma ponta a outra (vai variar de acordo com a altura do sol). Este truque quem me ensinou foi um cara da Telemar, é muito útil mesmo. Pode ser com 60km, 80km, não importa, quanto maior o espelho melhor, quanto melhor a visibilidade (sem nuvens) melhor.

    Agora, -84 dá bom também. Uma vez uma antena destas caiu (ficou com o bico encostando na laje da casa onde tem uma torre), e acabou ficando em operação durante uma semana com -84 de sinal. Sò caiu a velocidade, que antes passava 3.5mb e tava passando 1.2. Nem foi sentido, pois o link só sera de 512 (pra uma cidade pequena). O pessoal aí que tem o SR9 me add no msn [email protected] e vamos negociar!

    Valeu.
    Só lembrando que SR9 e XR9 não se falam se não me engano, posso estar errado.

    Citação Postado originalmente por leomanpotencial Ver Post
    Me passa seu MSN pra falarmos sobre o SR9.
    Vou desabilitar meu par de XR9, ultimo modelo.. usei 1 ano, com protetor de surto, filé.. paguei 1.000 no par, vendo por 600 os dois.

    Abraços

  20. #120
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    me fale para enlace de 20 km vc me recomendaria seu kit Alam?
    abraços